Tipos de Serra – Como Escolher o Modelo Ideal?

Tipos de Serra – Como Escolher o Modelo Ideal?

Faça você mesmo
Compartilhar

Para realizar um bom serviço de corte de madeiras, metais, pedras, plásticos ou outros objetos, é indispensável conhecer os diferentes tipos de serra disponíveis no mercado atualmente.

Comuns para quem realiza trabalhos profissionais, ou para ter em casa para serviços ocasionais, há opções tanto de serras manuais como serras elétricas. Mesmo assim, há diferentes modelos para usos distintos.

Por exemplo, a serra mármore é ideal para cortar pedras e mármores, enquanto a serra circular é mais indicada para madeiras e metais. Já as opções de serras manuais podem ser usadas para cortar materiais menos resistentes, pois trabalham somente com a força do trabalhador, sem motor.

Neste artigo, vamos explicar a diferença dos tipos de serra, como escolher e qual o modelo ideal para a sua necessidade. Confira também qual a diferença entre martelete rompedor e parafusador.

O que é uma serra?

o que é serra e para que serve
A WAP conta com diversos tipos de serra, como a serra circular WAP ESC1500.

Antes de conhecer os diferentes tipos, você sabe o que é e para que serve uma serra?

Certamente, você já viu ou trabalhou com alguma ferramenta deste tipo. Elas são indicadas para cortar madeiras, plásticos, metais ou outros tipos de materiais resistentes.

Isso porque esse tipo de ferramenta conta com uma serra que, ao receber movimento contínuo ou alternado sobre a superfície do material, provoca uma fricção que resulta no seu corte.

Por isso, é indispensável observar o tipo de serra antes de comprar uma. Isso porque, dependendo de suas características, principalmente da lâmina, há diferentes indicações de uso da ferramenta.

Além disso, o material e a forma do corte a ser executado é determinado pela inclinação dos dentes da lâmina da serra. Isso porque é essa característica que provoca a separação ou o desgaste das fibras da superfície que está recebendo a serra.

Dessa forma, as serras circulares elétricas exercem uma função de corte mais eficaz. Isso porque elas trabalham a partir de motor movido por energia. Já as manuais, conforme o nome já indica, tem seu corte movido pela força humana.

O modelo de serra circular WAP ESC1500, por exemplo, conta com um motor elétrico com potência de 1500 W e rotação da serra de 5700 min-1 (na versão 220 V).

Confira a seguir a diferença entre os tipos de serra mais comuns do mercado e no que elas se diferenciam.

Quais os tipos de serra mais comuns do mercado?

Seja uma serra manual, serra circular, serra mármore ou serra tico-tico, todos esses modelos de ferramentas se destacam pela sua eficiência em cortar superfícies sólidas como madeira, pedras e metais.

Entretanto, vale destacar que, para cada tipo de serviço e material a ser cortado, há um modelo indicado de serra para ser usado. Confira a seguir os principais tipos de serra e suas indicações de uso.

Serra elétrica

Os modelos de serra circular elétrica se destacam pela eficiência e versatilidade na hora de serrar diferentes materiais, principalmente em trabalhos com madeira, chapas de MDF, metal acrílico, pedras, mármores, dentre outros.

Mesmo assim, há diferentes tipos de serras elétricas, com a serra circular sendo a mais comum, presente tanto em oficinas profissionais, quanto em casas para serviços domésticos.

Versátil e com boa mobilidade, são ideais para serrar madeiras, metais e plásticos. Ou seja, perfeitas para materiais que oferecem menos resistência.

Além disso, o corte é feito a partir de um motor elétrico e um disco, que pode ter diferentes diâmetros e características.

Outro tipo de serra elétrica é a serra mármore, que são indicadas para cortar pedras, mármores e materiais que oferecem maior resistência. Elas também fazem o corte através de um disco acionado por motor elétrico.

Entretanto, sua lâmina de corte possui menor diâmetro, mas com uma rotação por minuto maior se comparado às serras circulares para cortar madeira.

Outro modelo de serra elétrica são as serras tico-tico, que também é uma ferramenta ideal para realizar cortes em madeiras, metal, plástico, dentre outros materiais, têm características visuais diferentes. Esse modelo não trabalha com uma serra circular, mas sim, com uma serra vertical.

Por ter um motor com menor potência e menor rotação se comparado às serras circulares, é uma ferramenta com foco nos detalhes e acabamentos, pois possui mais mobilidade para variar o movimento do corte.

Serra manual

Com o propósito de ser usada para serviços menores, vale destacar que há diferentes tipos de serra manual no mercado. A principal diferença em comparação às serras elétricas é justamente o que move a ferramenta para realizar o corte.

Enquanto as serras elétricas contam com motor, as serras manuais são movidas apenas através da força do trabalhador que está manuseando a ferramenta. Além disso, a maioria dos modelos conta com uma lâmina de corte, e não um disco.

Serrotes, serrote de costa, serra de caixilhos, serra de painéis e serra de corte transversal são os tipos de serra manual mais comuns no mercado.

Os melhores modelos de serra para cada tipo de uso

Como você pôde notar, há diferentes tipos de serra no mercado brasileiro. Entretanto, quando falamos em eficiência e agilidade, o melhor tipo são as serras elétricas. A WAP conta com uma linha profissional dos modelos circular, mármore e tico-tico.

Os modelos se destacam pela potência, versatilidade e excelente custo-benefício, tanto para uso profissional quanto para uso ocasional. Confira a seguir as características destes produtos.

ESC1500 WAP – Serra Cicular

o melhor modelo de serra mármore
O modelo WAP ESC1500 é ideal para serrar madeiras.

A serra circular WAP ESC1500 possui motor elétrico de 1500 W nas versões 127V e 220V, e conta com rotação de 5400 min-1 e 5700min-1, respectivamente, conforme a voltagem.

Seu disco conta com diâmetro de 185mm e regulagem do ângulo de corte que vai de 0° a 45°, além de possuir regulagem de altura para alterar a profundidade do corte. Também possui bocal de saída de resíduos para conexão com aspirador de pó.

O Safe System da WAP ESC1500 protege o disco e garante mais segurança para o usuário. Também possui botão de segurança que evita o acionamento involuntário da serra circular.

Além disso, conta com guia a laser para garantir máxima precisão na hora do corte, bem como guia paralela. Conta com peso de 4,5kg, dimensões de 34,5cm (C) x 22,5cm (L) x 24 cm (A) e cabo elétrico de 2 metros de comprimento.

WAP ESM1300 – Serra Mármore

o melhor tipo de serra para comprar
O modelo WAP ESM1300 conta com motor de 1300W e é ideal para cortar pedras de diversos tipos.

O modelo de serra mármore WAP ESM1300 possui motor de 1300 W disponível nas versões 127V e 220V. Conta com rotação máxima de 12.000 min-1 e torque de 1,6 Nm.

Seu disco de corte de 110 mm de diâmetro consegue uma profundidade máxima de corte de 34 mm. Acompanha também sistema de regulagem de altura para ajustar a profundidade do corte e botão trava, para que o motor fique acionado o tempo todo.

Além disso, possui base de apoio em metal e interruptor isolado, protegido do pó. Isso aumenta a proteção do equipamento e garante maior segurança do operador. Possui peso de 2,9 kg e dimensões de 22 cm (C) x 21,5 cm (L) x 17,5 cm (A).

ESTT600 WAP – Serra Tico-Tico

serra elétrica tico-tico
A serra tico-tico WAP ESTT600 consegue fazer cortes de 0° a 45°.

O modelo de serra elétrica tico-tico WAP ESTT600 possui motor de 600W e golpes de 0 a 3.000 por minuto. Com controlador de velocidade de até cinco níveis diferentes, tem capacidade de corte de 6 mm (aço), 10 mm (alumínio) e 65 mm (madeira).

Sua base regulável permite realização de cortes de 0° a 45°. Também conta com botão de trava para trabalhos contínuos e empunhadura de borracha, para facilitar o serviço do operador da serra. Tem peso de 2,1 kg e dimensões de 24 cm (C) x 7 cm (L) x 30 cm (A).

Onde comprar os melhores tipos de serra?

A WAP possui o melhor tipo de serra para o seu trabalho disponível a venda na loja online, com entrega em todo o Brasil.

Além disso, a empresa conta com uma extensa linha de ferramentas nas categorias Pintar e Soprar, Furar e Parafusar e Kits de Ferramentas.

Na loja online também estão disponíveis lavadoras de alta pressão, aspiradores de pó, extratoras de sujeira, soluções e produtos de limpeza, ventiladores, vaporizadores, umidificador de ar e a linha de ferramentas para jardim.

❤️ Acompanhe a WAP nas redes sociais: InstagramFacebookTwitter e TikTok

💡 Fique por dentro de todas as novidades e dicas para sua casa

🛒 Acesse nossa loja online e confira a linha completa de soluções para limpeza e bem-estar

Dúvidas frequentes sobre tipos de serra

Quais os tipos de serra para madeira?

A serra circular, como o modelo WAP ESC1500, é o melhor modelo para fazer cortes em madeira. Confira estes e outros modelos de serra para madeira no nosso post.

Quais são os tipos de serras manuais?

Ferramentas como serrotes, serrote de costa, serra de caixilhos, serra de painéis e serra de corte transversal são os tipos de serra manual mais comuns no mercado brasileiro. Confira todos os tipos de serra no nosso post.

Para que serve uma serra circular?

Essa ferramenta é ideal para fazer cortes de madeiras, acrílico dentre outros materiais maleáveis de forma fácil e prática. Confira para que serve os tipos de serra no nosso post.

Qual a serra ideal para cortar ferro?

A serra circular, como o modelo WAP ESC1500, é o melhor modelo para fazer cortes em diferentes tipos de metais, como ferro e alumínio. Veja os melhores modelos de serra no nosso post.

Onde comprar tipos de serra de corte?

Todos os modelos de serra elétrica circular, mármore e tico-tico estão à venda na loja oficial da WAP. Confira os melhores modelos no nosso post.

Qual a melhor marca de serras?

A WAP conta com uma linha completa de serras, tanto para uso profissional, quanto para uso doméstico, independentemente do tipo de material que você precisa serrar. Veja os melhores modelos no nosso post.

Produtos Relacionados

SERRA CIRCULAR 7.1/4

SERRA CIRCULAR 7.1/4" 1500W WAP ESC1500

COMPRAR AGORA
ESMERILHADEIRA ANGULAR 5

ESMERILHADEIRA ANGULAR 5" 960W WAP EEA960

COMPRAR AGORA
SERRA MÁRMORE 4.3/8

SERRA MÁRMORE 4.3/8" 1300W WAP ESM1300

COMPRAR AGORA

Artigos Relacionados

Tipos de Serra – Como Escolher o Modelo Ideal?
Tipos de Serra – Como Escolher o Modelo Ideal?
Conheça as novas ferramentas WAP, eficiência para qualquer tarefa!
Tipos de Serra – Como Escolher o Modelo Ideal?
Tipos de Serra – Como Escolher o Modelo Ideal?
Dicas para organizar suas ferramentas!
Tipos de Serra – Como Escolher o Modelo Ideal?
Tipos de Serra – Como Escolher o Modelo Ideal?
Kit de ferramentas manuais para a sua casa –...
Tipos de Serra – Como Escolher o Modelo Ideal?
Tipos de Serra – Como Escolher o Modelo Ideal?
Parafusadeira e furadeira a bateria – Como escolher? Onde...
Tipos de Serra – Como Escolher o Modelo Ideal?
Tipos de Serra – Como Escolher o Modelo Ideal?
Pulverizador manual: cuidado e proteção para seu jardim
antes e depois

Cuidados com a Casa

Confira as matérias com dicas para você deixar a casa mais aconchegante e organizada. Você vai se surpreender como pequenas mudanças podem transformar os seus ambientes.

Mais lidas

Alimentação Saudável com Air Fryer! Conheça os benefícios
Alimentação Saudável com Air Fryer! Conheça os benefícios
Alimentação Saudável com Air Fryer! Conheça os benefícios
Refeições rápidas e preparo seguro: Panela de Pressão Elétrica
Refeições rápidas e preparo seguro: Panela de Pressão Elétrica
Refeições rápidas e preparo seguro: Panela de Pressão Elétrica
3 opções, uma solução! Conheça a Air Fryer Family da WAP.
3 opções, uma solução! Conheça a Air Fryer Family da WAP.
3 opções, uma solução! Conheça a Air Fryer Family da WAP.

Confira todos os produtos wap