Leque, turbo e concentrado? Conheça os tipos de jatos das lavadoras

Leque, turbo e concentrado? Conheça os tipos de jatos das lavadoras

Jardim
Compartilhar

Uma lavadora de alta pressão oferece diferentes tipos de jato de água para ser usado conforme a necessidade de limpeza. Eles podem variar de concentrado, leque e turbo, dependendo do modelo do aparelho.

E embora possa parecer somente um detalhe na lavadora, entender quais são os tipos de jato faz toda a diferença na hora da limpeza. Conforme o nível de sujeira ou o material da superfície, é necessário utilizar um tipo de jato.

Para sujeiras pesadas, por exemplo, é indicado utilizar um jato turbo. Já para limpezas leves, em grandes ambientes, o ideal é utilizar o jato leque da lavadora de alta pressão.

Confira a seguir quais as diferenças entre os tipos de jato da lavadora e qual tipo é indicado para cada limpeza. Aproveite e leia também nosso guia das melhores lavadoras de alta pressão para uso doméstico e para lavar carros.

O que é o jato da lavadora de alta pressão?

tipos de jato da lavadora
Conhecer os tipos de jato que sua lavadora tem é fundamental para fazer uma limpeza ainda mais eficiente

O jato da lavadora de alta pressão é o formato de como a água é liberada pela máquina. Conforme o modelo do aparelho, é possível ter de dois a três tipos de jato diferentes: concentrado, leque e turbo.

Dessa forma, conforme o ambiente, material da superfície e nível da sujeira, é preciso escolher o tipo certo de jato através do bico da lavadora. Por isso, quanto maior for a variação de alteração desse tipo de acessório, mais possibilidades de tipo de limpeza você vai ter.

Vale destacar que a potência do jato também varia conforme o modelo da lavadora. Conforme o motor utilizado no aparelho, há mais potência e pressão máxima da água.

A potência do motor é medida em Watts (W), indica a capacidade de converter a energia elétrica em energia mecânica.

Já a pressão máxima da água – um dos fatores mais importantes para determinar a potência do aparelho – é medida em PSI, sigla em inglês para Pound-Force per Square Inch, ou libra-força por polegada quadrada.

O PSI indica com que força a máquina consegue lançar água (pressão). Se você quer uma lavadora que consiga limpar até mesmo as sujeiras mais difíceis de tirar, procure as de maior PSI.

Como alternar entre os tipos de jato?

A lavadora de alta pressão se destaca pela facilidade em limpar, mas também, pela versatilidade de uso. E isso se deve também à forma fácil de mudar o jato através do bico da lavadora.

O bico para lavadora de alta pressão é o acessório que vai permitir que você tenha variações no tipo de jato de água que sai do aparelho.

Ao girar a ponteira do bico é possível alternar entre os tipos de jato. Lembrando que os tipos do jato variam conforme o modelo da lavadora e do bico.

Além disso, é possível ainda adicionar um aplicador de detergente na haste da lavadora. Assim, além da alteração do tipo do jato, também é possível utilizar um cuja solução de limpeza é misturada à água para potencializar a limpeza.

Quais são os tipos de jato das lavadoras de alta pressão?

Os modelos de lavadoras de alta pressão da WAP, Top of Mind da categoria no Brasil, podem ter até três tipos de jato diferentes: concentrado, leque e turbo.

Eles podem ser utilizados em diferentes tipos de limpezas, variando o ambiente, a superfície e, principalmente, a densidade da sujeira.

Confira a seguir a diferença entre os tipos de jato das lavadoras de alta pressão WAP.

Concentrado

tipos de jatos concentrado

O jato concentrado das lavadoras de alta pressão há uma soltura fixa, ideal para retirar sujeiras inalcançáveis como em acabamentos em parede, cantos e sujeiras específicas. Além disso, essa funcionalidade auxilia até mesmo nas sujeiras pesadas.

Leque

tipos de jato leque

O jato leque dispõe uma soltura larga, em formato de leque, ideal para lavar vidros, automóveis e empurrar folhas e sujeiras de jardins. Também pode ser usado para limpar bicicletas, motos, entre outros veículos automotivos.

Vale destacar ainda que o jato leque também tem suas variações. Ele pode ser de 15°, 30° ou 45º. Ou seja, o ângulo da saída de água aumenta conforme o tipo escolhido.

Dessa forma, ao utilizar o jato leque 45º, por exemplo, fica mais rápido e fácil fazer a limpeza em áreas maiores.

Turbo

jato-turbo-lavadora-de-alta-pressao-wap

O jato turbo também possui uma soltura fixa rotatória, ideal para retirar sujeiras mais incrustadas. Acima de tudo, permite a limpeza de sujeiras mais difíceis.

Lavadoras de alta pressão que contam com diferentes tipos de jato

A WAP conta com diferentes modelos de lavadoras de alta pressão que oferecem tipos de jato concentrado, leque e turbo. São modelos indicados tanto para uso doméstico quanto para uso profissional.

Conheça mais sobre os principais modelos de lavadoras de alta pressão da WAP que contam com diferentes tipos de jato.

WAP Ágil 1800

lavadora com diferentes tipos de jato
A WAP Ágil 1800 é ideal para limpezas domésticas leves a moderadas

O modelo de lavadora de alta pressão pequena WAP Ágil 1800 conta com motor elétrico de 1400 W de potência, pressão máxima de 1300 PSI e vazão de água de 300 litros por hora.

Também acompanha bico regulável para jato leque e concentrado, mangueira de nylon de 3 metros e é indicada para remoção de sujeiras leves a moderadas.

WAP Ousada Plus 2200

lavadora boa com tipos de jato forte
Versão WAP Ousada Plus 2200 é indicada para uso profissional ocasional.

A lavadora de alta pressão pequena para uso doméstico WAP Ousada Plus 2200 acompanha motor com potência de 1500 W, pressão máxima de 1750 PSI e vazão de água de 342 litros por hora.

Além disso, conta com bico regulável para jato de água leque e concentrado e mangueira de nylon de 3 metros de comprimento.

WAP Premier 2600

lavadora profissional com diferentes tipos de jato
A lavadora de alta pressão WAP Premier 2600 é a melhor opção para limpar as sujeiras mais profundas com rapidez e agilidade.

Com pressão máxima de 2000 PSI e vazão de água de 360 L/h, a lavadora de alta pressão pequena para uso doméstico WAP Premier 2600 também conta com motor elétrico de 1800 W de potência.

Além disso, acompanha bico regulável para jato tipo leque e concentrado, um bico para jato turbo e mangueira de nylon de 5 metros de comprimento.

WAP Bravo 2550

lavadora com diferentes tipos de jato boa e barata
A lavadora de alta pressão WAP Bravo 2550 é a melhor opção para limpar sujeiras pesadas e profundas com rapidez e agilidade.

O modelo da linha de lavadoras de alta pressão para uso semi-intensivo WAP Bravo 2500 vem com motor elétrico de 1700 W de potência, pressão máxima de 1800 PSI e vazão de água de 360 L/h.

Acompanha mangueira de nylon de 5 metros de comprimento, bico regulável para jato leque ou concentrado e bico jato turbo.

WAP 4100

lavadora profissional com tipos de jatos potentes
A lavadora WAP 4100 conta com estrutura e potência que garantem mais durabilidade ao produto

A lavadora de alta pressão profissional WAP 4100 conta com motor com potência elétrica de 2200W de 3 cavalos na versão 220V e 1500W de 2 cavalos na versão 127 V.

Além disso, conta com pressão máxima de 2000 PSI (220V) ou 1650 PSI (127V) com vazão de água de 500 L/h (220V) ou 420 L/h (127V).

O modelo também acompanha mangueira de alta pressão de nylon de 5 metros de comprimento, motor por indução e bico leque 15º.

Onde comprar bicos para ajuste de tipos de jato e lavadora de alta pressão

A WAP conta com uma linha completa de lavadoras de alta pressão com diferentes tipos de jato e também comercializa bicos ajustáveis de tipos jato em sua loja online com entrega para todo o Brasil.

Além disso, para quem está buscando outras opções relacionadas à limpeza, através da loja virtual da WAP você encontra acessórios, aspiradores de pó, soluções e produtos de limpeza, e mops de limpeza.

Por fim, a WAP também possui linha de ventiladores, vaporizadores, ferramentas, umidificadores e uma linha completa de produtos de jardinagem.

❤️ Acompanhe a WAP nas redes sociais: InstagramFacebookTwitter e TikTok

💡 Fique por dentro de todas as novidades e dicas para sua casa

🛒 Acesse nossa loja online e confira a linha completa de soluções para limpeza e bem-estar

Perguntas frequentes sobre tipos de jato das lavadoras de alta pressão

Quais são os tipos de jato das lavadoras de alta pressão WAP?

Os modelos de lavadoras de alta pressão da WAP, Top of Mind da categoria no Brasil, podem ter até três tipos de jato diferentes: concentrado, leque e turbo. Leia mais no nosso artigo.

Quando devo usar o jato concentrado da lavadora de alta pressão?

Os jatos das lavadoras de alta pressão há uma soltura fixa, ideal para retirar sujeiras inalcançáveis como em acabamentos em parede, cantos e sujeiras específicas. Além disso, essa funcionalidade auxilia até mesmo nas sujeiras pesadas. Leia mais no nosso artigo.

Quando devo usar o jato leque da lavadora de alta pressão?

O jato leque dispõe uma soltura larga, em formato de leque, ideal para lavar vidros, automóveis e empurrar folhas e sujeiras de jardins. Também pode ser usado para limpar bicicletas, motos, entre outros veículos automotivos. Leia mais no nosso artigo.

Quando devo usar o jato turbo da lavadora de alta pressão?

O jato turbo possui uma soltura fixa rotatória, ideal para retirar sujeiras mais incrustadas. Acima de tudo, permite a limpeza de sujeiras mais difíceis. Leia mais no nosso artigo.

Onde comprar lavadora de alta pressão com diferentes tipos de jato?

A WAP conta com uma linha completa de lavadoras de alta pressão com diferentes tipos de jato e também comercializa bicos ajustáveis de tipos jato em sua loja online com entrega para todo o Brasil.

Produtos Relacionados

Lavadora WAP Eco Power

Lavadora WAP Eco Power

COMPRAR AGORA
Lavadora WAP Combate Turbo

Lavadora WAP Combate Turbo

COMPRAR AGORA
Lavadora WAP 4100

Lavadora WAP 4100

COMPRAR AGORA

Artigos Relacionados

Leque, turbo e concentrado? Conheça os tipos de jatos das lavadoras
Leque, turbo e concentrado? Conheça os tipos de jatos das lavadoras
Lavadora de Alta Pressão – O que é, Como...
Leque, turbo e concentrado? Conheça os tipos de jatos das lavadoras
Leque, turbo e concentrado? Conheça os tipos de jatos das lavadoras
Como fazer a sangria da lavadora de alta pressão?
Leque, turbo e concentrado? Conheça os tipos de jatos das lavadoras
Leque, turbo e concentrado? Conheça os tipos de jatos das lavadoras
Como Usar Lavadora de Alta Pressão? Dicas de Limpeza...
Leque, turbo e concentrado? Conheça os tipos de jatos das lavadoras
Leque, turbo e concentrado? Conheça os tipos de jatos das lavadoras
Como as lavadoras de alta pressão trazem economia para...
Leque, turbo e concentrado? Conheça os tipos de jatos das lavadoras
Leque, turbo e concentrado? Conheça os tipos de jatos das lavadoras
Como Lavar Piso com Lavadora de Alta Pressão?
antes e depois

Cuidados com a Casa

Confira as matérias com dicas para você deixar a casa mais aconchegante e organizada. Você vai se surpreender como pequenas mudanças podem transformar os seus ambientes.

Mais lidas

Refeições rápidas e preparo seguro: Panela de Pressão Elétrica
Refeições rápidas e preparo seguro: Panela de Pressão Elétrica
Refeições rápidas e preparo seguro: Panela de Pressão Elétrica
3 opções, uma solução! Conheça a Air Fryer Family da WAP.
3 opções, uma solução! Conheça a Air Fryer Family da WAP.
3 opções, uma solução! Conheça a Air Fryer Family da WAP.
Extratora portátil em ambientes profissionais
Extratora portátil em ambientes profissionais
Extratora portátil em ambientes profissionais

Confira todos os produtos wap