Como Usar Lavadora de Alta Pressão? Dicas de Limpeza e de Uso

Como Usar Lavadora de Alta Pressão? Dicas de Limpeza e de Uso

Dicas de Uso
Compartilhar

Indispensáveis para grandes limpezas, as lavadoras de alta pressão são ideais para remoção de manchas e sujeiras pesadas. Mas afinal, você como usar uma lavadora de alta pressão WAP? 

A lavadora de alta pressão é uma ferramenta utilizada para uma limpeza bem mais pesada e ágil. Com isso, possui inúmeras vantagens para o seu uso. Seja em um ambiente familiar ou em uma construção civil, garante um jato bem intenso para acelerar todo o processo de higienização.

Este equipamento proporciona muita agilidade e eficiência em seu trabalho. Dessa forma, elimina todos os tipos de sujeiras com muita facilidade, sendo muito comum a sua utilização em lugares como telhados, muros, telhas e pisos, além de ajudar na remoção de óleo, tintas, graxas e entre outros. 

No entanto, para usar essa máquina do modo adequado, é muito importante conhecer o produto corretamente e adquirir todos os cuidados necessários. Em razão disso, neste artigo vamos conhecer mais sobre a lavadora de alta pressão e como usá-la em casa, em uma empresa ou em uma obra.

Como usar lavadora de alta pressão?

como usar lavadora de alta pressão

Saber como usar a lavadora de alta pressão WAP é fundamental para efetuar um trabalho de limpeza eficaz. Assim como qualquer equipamento, a lavadora de alta pressão precisa de alguns cuidados básicos e essenciais na hora de utilizá-la.

Seja na sua fiação, no armazenamento e até mesmo nos acessórios obrigatórios, isso garante a preservação do produto e também a sua segurança. Leia a seguir os cuidados necessários para usar a lavadora de alta pressão.

1 – Cuidados ao ligar a lavadora de alta pressão

A primeira dica de como usar a lavadora de alta pressão é referente à água. Antes de utilizar a lavadora de alta pressão, é muito importante colocar água suficiente na sua rede para evitar qualquer risco que danifique e prejudique o produto e o seu uso.

Esquecer da água ou não colocar o suficiente, por exemplo, pode causar elevação de temperatura da bomba e acionar o sistema de segurança do equipamento.

Nesses casos, a lavadora terá problemas com desligamento frequente, falhas no funcionamento e até mesmo queimar o aparelho. Além disso, fique atento se a água estiver saindo escura ou com sujeiras, pois você pode entupir seu aparelho ao utilizá-lo nesse estado.

2 – Cuidado com o bico de saída da água

As lavadoras de alta pressão são caracterizadas pela força com que a água sai do bico da ponta da mangueira. Por isso, nunca deixe ele apontado para a máquina, para outras pessoas e para animais.

A força da água pode causar lesões em você e em outra pessoa, no caso de animais e crianças, os ferimentos podem ser até mais graves. Por isso, fique sempre atento e oriente as pessoas ao redor na hora de utilizar o equipamento.

3 – Verifique a voltagem do equipamento

Por ser um aparelho elétrico, é necessário que sua rede da sua residência ou empresa seja compatível com a suportada pela lavadora.

Nesse caso, sempre verifique se a voltagem é a mesma. Assim, você evita qualquer risco de acidentes ou choques. Caso for utilizar uma extensão elétrica, então analise se o item é apropriado para suportar toda a tensão desse tipo de equipamento.

4 – Conecte a mangueira do jardim à lavadora

limpeza profunda com lavadoras de alta pressão

Para a limpeza completa de jardins e áreas residenciais, é necessário conectar a mangueira do jardim à lavadora de alta pressão. Lembre-se de deixar a água fluir pela mangueira por um tempo, assim vai liberar todo o ar que estiver dentro da lavadora.

Quando soltar o botão, é normal que a máquina dê um breve arranque antes de parar, visto que é um processo bem normal e evita o desperdício de água e de energia.

Confira também: Como fazer a sangria da sua lavadora de alta pressão

5 – Conecte o tubo da lavadora

A lavadora de alta pressão pode ser um equipamento complexo em razão dos cuidados necessários que precisa averiguar. Mas ainda assim é bem simples de manusear, basta conectar o tubo do equipamento ao bico da máquina, além de empurrar e girar o item até ficar bem firme.

Para isso, aperte continuamente o gatilho até notar que a água está saindo de um modo bem fluído e sem interrupções. Geralmente, é necessário esperar por cerca de 1 a 2 minutos. Depois disso, é só realizar a limpeza completa do lugar que deseja limpar.

6 – Faça a limpeza de cima para baixo

Na hora da limpeza, sempre priorize começar limpando a parte de cima, como telhados, telhas, paredes e muros. Em seguida, comece a limpeza em áreas como no chão e em pisos, por exemplo.

Desse modo, você evita que a sujeira não escorra para um lugar já limpo, o que proporciona muito mais rapidez, eficiência e praticidade no seu trabalho.

7 – Cuidado ao puxar a lavadora de alta pressão

A lavadora alta pressão pode ser um equipamento bem pesado de transportar. Entretanto, há muitos modelos que possuem rodinhas ou alças, sendo possível até mesmo comprar um carrinho de transporte para facilitar o uso.

Nesse caso, utilize sempre esses recursos na hora de limpar lugares grandes e nunca puxe ou arraste a lavadora de alta pressão pelo cabo elétrico, ou pela mangueira. Além de perigoso, isso pode danificar a durabilidade e a qualidade do produto.

8 – Verifique constantemente a mangueira e os cabos

Durante o uso da lavadora de alta pressão, é necessário ter muito cuidado com os fios. Afinal, os fios do equipamento costumam se desgastar com o tempo, o que causa mal contato e dificulta o trabalho.

Nesse caso, sempre mantenha a mangueira esticada e bem longe de superfícies cortantes. Assim, você não corre o risco de danificar os fios ou até mesmo causar alguns furos no material, por transportar em ambientes irregulares.

9 – Leia o manual e fique atento com a troca de óleo

As instruções de segurança da lavadora de alta pressão são muito importantes e devem ser obrigatoriamente lidas. Dessa maneira, é possível evitar acidentes e proteger todos os consumidores de riscos elétricos, mecânicos, térmicos, de fogo ou radiação dos equipamentos durante a utilização.

Já a frequência para a troca de óleo da lavadora de alta pressão pode mudar conforme o modelo e a marca. Em geral, a primeira troca de óleo precisa acontecer após 20 a 25 horas de uso ou depois de 3 meses.

Depois da primeira troca, só é necessário realizar a cada 200 horas ou uma vez por ano, dependendo da frequência com que se utiliza a máquina. No entanto, caso o óleo esteja com uma aparência leitosa ou com o nível muito abaixo do que o comum, é necessário que ele seja trocado rapidamente.

10 – Utilize calçados indicados para o serviço

como usar lavadoras de alta pressão WAP

Por fim, um dos itens mais indispensáveis para ser usado durante a limpeza é um calçado com solas de borracha e antiderrapantes. Esse acessório evita bastante o risco de quedas durante o trabalho, principalmente em locais que possuem uma superfície mais lisa e com um acabamento polido.

Como ler pressão da lavadora?

Uma das características que diferencia um modelo de lavadora de alta pressão da outra é a pressão máxima da água. Entretanto, algumas pessoas não sabem como ler a pressão desses equipamentos.

Isso porque ela é descrita através do PSI (Pound-Force per Square Inch), que significa libra-força por polegada quadrada.

A pressão também pode estar descrita em libras, a mesma medida da PSI. Ou seja, uma lavadora com pressão de 1500 PSI é a mesma que uma com 1500 libras de pressão.

Vale lembrar que lavadoras de alta pressão também possuem como diferencial a potência do motor. Nesse caso, a potência não significa maior força, mas sim o consumo de energia elétrica do equipamento.

Já o PSI indica com que força (pressão) a máquina é capaz de lançar água. Ou seja, se você quer uma lavadora que consiga limpar até mesmo as sujeiras mais difíceis de tirar, procure as de maior PSI.

Entretanto, considere a potência para que seu trabalho se torne econômico além de eficaz. Leia mais sobre como ler a pressão das lavadoras

Onde comprar a melhor lavadora de alta pressão?

A WAP trabalha com uma variada gama de modelos de lavadoras de lata pressão. Independentemente da sua exigência e necessidade, aqui você encontra o produto ideal para suas demandas.

Além disso, a empresa possui uma grande variedade de produtos para facilitar seu dia a dia. Para quem está buscando outras opções relacionadas à limpeza, através da nossa loja virtual você encontra acessórios, aspiradores de pó, soluções e produtos de limpeza, e muito mais.

Por fim, a WAP também possui linha de ventiladores, vaporizadores, ferramentas, umidificadores e a recém lançada linha para jardinagem.

❤️ Acompanhe a WAP nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e TikTok

💡 Fique por dentro de todas as novidades e dicas para sua casa

🛒 Acesse nossa loja online e confira a linha completa de soluções para limpeza e bem-estar!

Perguntas frequentes sobre lavadoras de alta pressão

Qual a melhor lavadora de alta pressão?

A melhor lavadora de alta pressão depende do tipo de uso. Ou seja, existem lavadoras específicas para limpezas pesadas e aquelas mais utilizadas em limpezas simples. Confira todos os tipos de lavadoras de alta no nosso post.

Como usar lavadora de alta pressão?

Saber como usar a lavadora de alta pressão WAP é fundamental para efetuar um trabalho de limpeza eficaz. Assim como qualquer equipamento, a lavadora de alta pressão precisa de alguns cuidados básicos e essenciais na hora de utilizá-la. Confira todas as dicas no nosso post.

Onde comprar lavadora de alta pressão?

Você encontra as melhores lavadoras de alta pressão na WAP, como a WAP L PROFI 4000. Confira todos os tipos de lavadoras no nosso post.

Como ler pressão da lavadora?

A pressão é descrita através do PSI (Pound-Force per Square Inch), que significa libra-força por polegada quadrada. A pressão também pode estar descrita em libras, a mesma medida da PSI. Confira como ler a pressão das lavadoras no nosso post.

Artigos Relacionados

Como Usar Lavadora de Alta Pressão? Dicas de Limpeza e de Uso
Como Usar Lavadora de Alta Pressão? Dicas de Limpeza e de Uso
Como fazer a sangria da lavadora de alta pressão?
Como Usar Lavadora de Alta Pressão? Dicas de Limpeza e de Uso
Como Usar Lavadora de Alta Pressão? Dicas de Limpeza e de Uso
Lavadora de Alta Pressão – O que é, Como...
Como Usar Lavadora de Alta Pressão? Dicas de Limpeza e de Uso
Como Usar Lavadora de Alta Pressão? Dicas de Limpeza e de Uso
De lavadoras a cadeirinhas para pet com deficiência
antes e depois

Cuidados com a Casa

Confira as matérias com dicas para você deixar a casa mais aconchegante e organizada. Você vai se surpreender como pequenas mudanças podem transformar os seus ambientes.

Mais lidas

Almoço para o Dia das Mães na Air Fryer: 3 receitas deliciosas!
Almoço para o Dia das Mães na Air Fryer: 3 receitas deliciosas!
Almoço para o Dia das Mães na Air Fryer: 3 receitas deliciosas!
Como economizar energia: 5 dicas!
Como economizar energia: 5 dicas!
Como economizar energia: 5 dicas!
Guia completo do Aspirador de Pó WAP ECO RÁPIDO
Guia completo do Aspirador de Pó WAP ECO RÁPIDO
Guia completo do Aspirador de Pó WAP ECO RÁPIDO

Confira todos os produtos wap