Como Limpar o Filtro HEPA do Seu Aspirador WAP?

Como Limpar o Filtro HEPA do Seu Aspirador WAP?

Manutenção
Compartilhar

Responsável por reter até 99,5% das impurezas do ar sugado pelo aspirador de pó, saber como limpar o filtro HEPA é fundamental para manter a sua efetividade e, acima de tudo, sua vida útil.

Diversos tipos de aspirador de pó da WAP contam com esse tipo de filtro, indispensável para um bom serviço de limpeza. Estes filtros são feitos a partir de fibra de vidro e são facilmente laváveis.

Porém, alguns cuidados precisam ser tomados na hora de limpá-lo. Por isso, neste artigo, vamos explicar como limpar o filtro HEPA do seu aspirador de pó.

Confira também qual o melhor aspirador de pó para alérgicos e os modelos de aspirador de pó bom e barato.

O que é filtro HEPA?

como limpar filtro hepa
Os aspiradores com filtro HEPA são responsáveis por filtrar 99,9% das impurezas do ar, como ácaros e bactérias.

O filtro HEPA, sigla em inglês para High Efficiency Particulate Air, ou, em uma tradução livre, partículas de ar de alta eficiência, é um dispositivo presente em alguns modelos de aspirador de pó.

Esse tipo de filtro é composto por tela de fibras de vidro que possui micro espaços que retém todas as partículas com tamanho superior a 0,1 micron.

Em um aspirador de pó, por exemplo, ele pode reter até 99,5% das impurezas do ar sugado pelo equipamento. Dessa forma, devolve ao ambiente que está sendo limpo um ar mais puro e saudável, isso porque essa “limpeza do ar” também faz com que o filtro segure ácaros e pólens.

Além de aspiradores de pó, os filtros HEPA também podem ser encontrados em purificadores de ar e ares-condicionados, por exemplo.

Por isso, saber como limpar o filtro HEPA é fundamental para que ele seja eficaz em sua função. Além disso, fazer a higienização correta do filtro do aspirador de pó aumenta a vida útil do equipamento, sem a necessidade de troca frequente.

Para que serve o filtro HEPA dos aspiradores de pó?

por-que-e-quando-devo-trocar-o-filtro-HEPA-do-meu-aspirador
O filtro HEPA é responsável por devolver o ar mais limpo e puro ao ambiente.

Ter um aspirador de pó com filtro HEPA é fundamental para a qualidade do ar do ambiente onde o aparelho está operando. Isso porque é comum, principalmente em estofados, tapetes e carpetes, as impurezas estarem misturadas com ácaros e bactérias.

Devido à estrutura composta por telas de fibra de vidro, os filtros HEPA conseguem reter até 99,5% das impurezas do ar sugado pelo aspirador de pó. Dessa forma, devolve ao ar do ambiente um ar mais puro e saudável.

Tecnicamente falando, essa eficácia do filtro HEPA é possível, pois ele combina três funcionalidades diferentes para reter essas partículas: interceptação, impacto e difusão.

Na primeira, as partículas seguem o fluxo do ar, entram em contato com a fibra de vidro do interior do filtro HEPA e ficam presas nelas.

Já na segunda, enquanto o aspirador de pó continua fazendo seu trabalho, as partículas maiores se chocam com as fibras. Isso acontece porque, com o aumento da velocidade do fluxo de ar, a separação entre as fibras diminui.

Por fim, na terceira funcionalidade, ocorre uma colisão de moléculas com as partículas menores de 0,1 mícron. Isso impede e retarda a passagem de micromoléculas através do filtro. Ou seja, aumenta a eficácia do bloqueio de microrganismos como ácaros e bactérias.

Passo a passo de como limpar o filtro HEPA do aspirador de pó WAP

como-limpar-filtro-hepa-wap

Para saber como limpar o filtro HEPA do aspirador de pó, é necessário seguir algumas dicas para que, além dele manter sua principal função, que é devolver ao ambiente um ar mais puro e saudável, também tenha uma maior durabilidade.

Veja a seguir algumas dicas de como higienizar o filtro HEPA do seu aspirador de pó.

Remova o filtro com cuidado

O primeiro passo é remover com cuidado o filtro HEPA do interior do aspirador de pó. Apesar de parecer simples, por se tratar de uma estrutura em que no seu interior há fibras de vidro, e são elas que promovem a eficácia do filtro, remova com calma.

Antes de iniciar essa parte, indica-se também a leitura do manual de instruções do seu aspirador de pó. Nele, vai conter onde está localizado o filtro e, principalmente, como removê-lo da forma correta.

Além disso, fique atento ao local onde você vai fazer a limpeza. Isso porque o filtro acumula a sujeira e, ao removê-la do aspirador, pode espalhar pelo ambiente onde você estiver.

Também verifique se o aparelho não está conectado na energia elétrica, prevenindo futuros imprevistos indesejados.

Remova a primeira camada de sujeira

A camada mais grossa de sujeira presente no filtro HEPA pode ser removida de forma simples ao, levemente, batê-lo sobre uma lixeira ou recipiente. Esse movimento faz com que a poeira saia do acessório.

Porém, muito cuidado para não danificar o filtro ao fazer este movimento. Por isso, indica-se fazer de forma delicada ou com o auxílio de algum acessório macio, ou emborrachado.

Limpe o filtro com água

Em seguida, se inicia o processo mais profundo de limpeza do filtro HEPA, através do uso de água. Há dois modos indicados para fazer esse trabalho.

O primeiro é lavar o filtro em uma torneira com pressão leve ou moderada. Basta enxaguar o filtro até que a água saia transparente e sem sujeira.

Outra forma é colocar o filtro em um balde de água com sabão. Basta deixar de molho de 5 a 10 minutos para soltar os acúmulos mais resistentes e, em seguida, enxaguar o filtro em água corrente.

Em ambos os métodos, também é indicado a limpeza dos encaixes, de preferência com auxílio de escovas de cerdas macias ou até uma escova de dentes.

Seque o filtro

É indispensável que o filtro HEPA esteja completamente seco antes de recolocá-lo no aspirador de pó. Para isso, o indicado é deixá-lo ao ar livre por, pelo menos, 24 horas.

Vale destacar que esse processo não deve ser feito através de máquinas secadoras, secador de cabelo ou algum outro método não natural. Isso pode danificar o filtro e diminuir sua durabilidade.

Confira as melhores opções de aspiradores de pó verticais.

Quando trocar o filtro HEPA?

filtro-hepa-aspirador-wap

Saber como limpar o filtro HEPA é fundamental para a durabilidade dele. Além disso, a troca dos filtros dos aspiradores, após algum tempo, é indispensável para o funcionamento e desempenho completo do produto.

Dessa forma, a troca também é indicada para a manutenção preventiva dos aspiradores, para que não sobrecarregue o equipamento.

O ideal é fazer a limpeza frequente do filtro e estar atento aos sinais de desgaste, saturação e acúmulo excessivo de sujeira. Nestes casos, recomenda-se a troca do filtro.

Onde comprar aspirador de pó com filtro HEPA?

Se você ficou interessado em comprar um aspirador de pó com filtro HEPA, saiba que a WAP possui uma linha diversificada de modelos. O melhor, todos estão disponíveis na loja online da marca, com entrega para todo o Brasil.

Além disso, você encontra todos os modelos de lavadoras de alta pressão, aspirador de pó e máquinas extratoras de sujeira da WAP.

Na loja você também encontra soluções e produtos de limpeza que vão te auxiliar no dia a dia, bem como ventiladores, vaporizadores, umidificador de ar e ferramentas.

❤️ Acompanhe a WAP nas redes sociais: InstagramFacebookTwitter e TikTok

💡 Fique por dentro de todas as novidades e dicas para sua casa

🛒 Acesse nossa loja online e confira a linha completa de soluções para limpeza e bem-estar

Dúvidas Frequentes Sobre Como Limpar Filtro HEPA

Como higienizar o filtro HEPA do aspirador de pó?

O primeiro passo de como higienizar o filtro HEPA do aspirador de pó da forma certa é removê-lo do interior do aparelho. Confira todo o passo a passo de como limpar filtro HEPA no nosso post.

Pode lavar o filtro HEPA do aspirador de pó?

Sim. O filtro HEPA do aspirador de pó é lavável e, inclusive, é indicado que essa limpeza seja feita uma vez por mês (variando conforme a frequência de uso do aparelho). Veja o passo a passo de como limpar filtro HEPA no nosso post.

Pode molhar o filtro HEPA?

O filtro HEPA pode entrar em contato com água, desde que o aspirador de pó esteja desligado e o cabo de energia desconectado da tomada. Inclusive, essa é a forma correta de limpar o filtro. Confira como limpar filtro HEPA da forma correta no nosso post.

Para que serve o filtro HEPA?

O filtro HEPA consegue absorver até 99,5% das impurezas do ar sugado pelo aspirador de pó, devolvendo ao ambiente um ar limpo e puro. Confira para que serve e como limpar filtro HEPA no nosso post.

Qual o melhor aspirador de pó com filtro HEPA?

A WAP conta com diferentes tipos de aspirador de pó com filtro HEPA. Os destaques são o WAP Robot Wconnect, o WAP Power Speed e o WAP GTW Inxo 70 Duo. Confira mais no nosso post.

Artigos Relacionados

Como Limpar o Filtro HEPA do Seu Aspirador WAP?
Como Limpar o Filtro HEPA do Seu Aspirador WAP?
Conheça os benefícios dos aspiradores com filtro HEPA
Como Limpar o Filtro HEPA do Seu Aspirador WAP?
Como Limpar o Filtro HEPA do Seu Aspirador WAP?
Dicas para limpar a casa no inverno
Como Limpar o Filtro HEPA do Seu Aspirador WAP?
Como Limpar o Filtro HEPA do Seu Aspirador WAP?
5 dicas para prolongar a vida útil do seu...
antes e depois

Cuidados com a Casa

Confira as matérias com dicas para você deixar a casa mais aconchegante e organizada. Você vai se surpreender como pequenas mudanças podem transformar os seus ambientes.

Mais lidas

6 acessórios indispensáveis para lavadoras de alta pressão
6 acessórios indispensáveis para lavadoras de alta pressão
6 acessórios indispensáveis para lavadoras de alta pressão
Como limpar aspirador de pó de acordo com cada modelo?
Como limpar aspirador de pó de acordo com cada modelo?
Como limpar aspirador de pó de acordo com cada modelo?
Os nossos clientes testaram e aprovaram: Comentários WAP W90
Os nossos clientes testaram e aprovaram: Comentários WAP W90
Os nossos clientes testaram e aprovaram: Comentários WAP W90

Confira todos os produtos wap