Qual o melhor motor para lavadora de alta pressão?

Qual o melhor motor para lavadora de alta pressão?

Soluções Inovadoras
Compartilhar

Certamente saber qual é o melhor motor para lavadora de alta pressão é o primeiro passo para saber escolher o modelo certo para você. Isso porque, além de ser uma parte fundamental na lavadora, há dois tipos diferentes de motor: universal e de indução.

Enquanto que o universal, também conhecido como motor escova, é o mais comum e equipa os modelos de lavadoras para uso ocasional, o de indução oferece mais durabilidade e está presente nos aparelhos de uso intensivo e profissional.

Dessa forma, através deste artigo vamos explicar qual a diferença dos tipos de motor para lavadora de alta pressão e como isso influencia no funcionamento e no desempenho do aparelho. Aproveite e leia também nosso artigo sobre as melhores lavadoras de alta pressão para comprar em 2023!

Quais os tipos de motor para lavadora de alta pressão?

motor para lavadora de alta pressão
A WAP conta com as melhores lavadoras de alta pressão do mercado, tanto para uso profissional, quanto para uso doméstico

Dentre os tipos de motor para lavadora de alta pressão, destacam-se o universal, também conhecido como escova, e o de indução. E cada um deles está presente em diferentes tipos de lavadoras para uso profissional ou ocasional.

Conheça mais sobre os tipos de motor para lavadora de alta pressão.

Motor universal (ou escova)

O motor universal, também conhecido como motor escova, normalmente é usaado em lavadoras de alta pressão para uso ocasional ou doméstico. Isso porque são mais leves, compactos e baratos se comparado ao motor de indução, mas sem abrir mão da potência.

O motor universal é um modelo monofásico onde as bobinas do estator estão ligadas eletricamente ao motor por meio de dois contatos deslizantes (escovas).

Tecnicamente falando, ele têm induzidos enrolados presos ao centro com um ímã permanente conectado a um anel de aço em torno do rotor. Quando as escovas entram em contato com o comutador, a corrente passa através das bobinas do induzido.

Motor de indução

Já o motor de indução está presente em modelos de lavadoras de alta pressão de uso intensivo e profissional. Isso porque se trata de um motor com maior potência, durabilidade e tem seu uso indicado para longos períodos.

Ele conta com dois campos magnéticos girantes e é composto por duas partes que funcionam simultaneamente: um rotor (elemento móvel do motor) e um estator (elemento fixo).

O estator trabalha conduzindo e transformando a energia elétrica em mecânica. Enquanto isso, girando em torno de seu eixo, o rotor gera movimento de rotação e energia produzida pela força dos campos magnéticos.

Quais as vantagens do motor de indução em relação ao motor universal?

Embora ambos ofereçam uma boa potência para um bom funcionamento da lavadora de alta pressão, há vantagens do motor de indução em relação ao motor universal. Dentre as principais, podemos destacar:

Entretanto, vale destacar que as lavadoras de alta pressão com motor universal também oferecem boa potência e resistência. A grande diferença, no entanto, está nas características dos produtos, que são indicados para uso ocasional ou doméstico.

Afinal, qual a diferença entre o motor de indução e universal?

Quando falamos em diferença entre o motor de indução e universal, certamente o primeiro fator está na tecnologia deles.

Isso porque o motor universal é o motor monofásico cujas bobinas do estator são ligadas eletricamente ao motor por meio de dois contatos deslizantes (escovas). Já o motor de indução trabalha através de dois campos magnéticos denominados rotor e estator.

Além disso, outro fator relevante que diferencia os dois modelos de motor para lavadora de alta pressão é a vida útil. Enquanto que o de indução, por trabalhar em baixa rotação, tem maior durabilidade e resistência se comparado ao motor universal.

Vale destacar ainda que o motor de indução oferece mais potência, pressão e vazão às lavadoras se comparado aos modelos com motor universal.

Melhores modelos de lavadora de alta pressão com motor de indução

A WAP é a marca Top of Mind de lavadoras de alta pressão no Brasil. Com uma linha diversificada e com diferentes modelos, é possível encontrar lavadoras tanto para uso ocasional, quanto para uso profissional.

Além disso, a WAP possui as melhores lavadoras de alta pressão com motor de indução do mercado. Confira neste artigo tudo sobre esses modelos e, a seguir, conheça as principais lavadoras de alta pressão WAP com motor de indução.

WAP EXTREME TURBO 2800

lavadora de alta pressão com motor de indução
A lavadora de alta pressão WAP Extreme Turbo 2800 é o equipamento de uso frequente perfeito para a remoção de níveis incrustados de sujeira nos mais diversos tipos de pisos e superfícies.

O modelo de lavadora de alta pressão WAP Extreme Turbo 2800 é indicado para limpeza de sujeiras pesadas de forma rápida, ágil e econômica. Possui motor com potência de 19000 W e sua pressão máxima é de 2450 PSI.

Conta com vazão de água é de 360 L/h e pode usar usada para limpezas de pequenos condomínios e comércios. Além disso é equipada com mangueira de trama de aço de 5 metros e bico regulável para jato concentrado, leque e shampoo, além de bico turbo.

WAP L PROFI 4000

melhor motor para lavadora de alta pressão
A lavadora e perfuradora de alta pressão WAP L PROFI 4000 é ideal para quem precisa de eficiência na limpeza pesada.

A lavadora WAP L Profi 4000 é a opção ideal para lavagens intensas. Conta com motor de 7500 W e sua pressão pode chegar a 4350 PSI.

Possui vazão de água de 1.140 L/h e mangueira de trama de aço de 10 metros. Além disso, tem variação do jato nos modos concentrado, leque 15°, leque 40° e para shampoo.

WAP L PROFI 2500

avadora de alta pressão wap motor de indução
O modelo WAP L Profi 2500 conta com incrível motor de 3200 W, ou 4,3 cavalos.

A lavadora WAP L Profi 2500 é a opção ideal para lavagens em pequenos comércios e condomínios, além de calçadas, paredes, carros e motos. Conta com motor de 3200 W e sua pressão pode chegar a 2450 PSI.

Possui vazão de água de 700 L/h e mangueira de trama de aço de 10 metros. Além disso, tem variação de jato nos modos concentrado, leque 15°, leque 40° e para shampoo.

Onde comprar aspirador que lava sofá?

Através da loja online da WAP é possível comprar os melhores modelos de lavadora de alta pressão com motor de indução e universal. Além disso, a empresa possui uma grande variedade de produtos para facilitar seu dia a dia.

Para quem está buscando outras opções relacionadas à limpeza, através da nossa loja virtual você encontra acessórios, aspiradores de pó, soluções e produtos de limpeza, e muito mais.

Por fim, a WAP também possui linha de ventiladores, vaporizadores, ferramentas, umidificadores e a recém-lançada linha para jardinagem.

❤️ Acompanhe a WAP nas redes sociais: InstagramFacebookTwitter e TikTok

💡 Fique por dentro de todas as novidades e dicas para sua casa

🛒 Acesse nossa loja online e confira a linha completa de soluções para limpeza e bem-estar

Dúvidas frequentes sobre as vantagens de ter um robô aspirador

Qual o melhor motor indução ou universal?

O motor de indução se destaca por ser mais potente e possuir uma vida útil maior se comparado ao motor universal. Leia mais no nosso artigo!

Qual a melhor potência para uma lavadora de alta pressão?

Tudo vai depender do tipo de uso da lavadora de alta pressão. Ao se tratar de uma lavadora para uso profissional, a potência pode variar de 2300 W a 7500 W, enquanto as de uso semi-profissional a potência varia de 1700 W a 1900 W e para uso ocasional de 1400 W a 1800 W. Leia mais no nosso artigo!

Qual tipo de motor de lavadoras de alta pressão são mais indicados para lavagens industriais?

Para lavagens industriais é indicado utilizar uma lavadora de alta pressão com motor de indução. Isso porque eles oferecem mais mais potência, pressão e vazão, além de ter uma vida útil maior, sem necessidade de manutenção. Leia mais no nosso artigo!

Como saber se a lavadora de alta pressão é boa?

Para saber se a lavadora de alta pressão é boa é preciso analisar a potência do motor, a pressão máxima da água e a vazão. Além disso, é importante que o aparelho tenha acessórios para facilitar a limpeza, como bicos que alteram o tipo de jato. Leia mais no nosso artigo!

Quanto mais PSI mais forte?

O PSI é a unidade de medida utilizada para a pressão máxima de água da lavadora de alta pressão. Logo, sim, quanto mais PSI mais forte será a pressão exercida para o aparelho liberar água. Leia mais no nosso artigo!

Artigos Relacionados

Qual o melhor motor para lavadora de alta pressão?
Qual o melhor motor para lavadora de alta pressão?
Boas práticas de uso para produtos a bateria
Qual o melhor motor para lavadora de alta pressão?
Qual o melhor motor para lavadora de alta pressão?
Como limpar o robô aspirador?
Qual o melhor motor para lavadora de alta pressão?
Qual o melhor motor para lavadora de alta pressão?
Dicas de como otimizar o uso do robô aspirador...
antes e depois

Cuidados com a Casa

Confira as matérias com dicas para você deixar a casa mais aconchegante e organizada. Você vai se surpreender como pequenas mudanças podem transformar os seus ambientes.

Mais lidas

Almoço para o Dia das Mães na Air Fryer: 3 receitas deliciosas!
Almoço para o Dia das Mães na Air Fryer: 3 receitas deliciosas!
Almoço para o Dia das Mães na Air Fryer: 3 receitas deliciosas!
Como economizar energia: 5 dicas!
Como economizar energia: 5 dicas!
Como economizar energia: 5 dicas!
Guia completo do Aspirador de Pó WAP ECO RÁPIDO
Guia completo do Aspirador de Pó WAP ECO RÁPIDO
Guia completo do Aspirador de Pó WAP ECO RÁPIDO

Confira todos os produtos wap