Os ventiladores são grandes aliados para refrescar ambientes em dias de forte calor. Seja ele de coluna ou de parede, é importante mantê-los higienizados. Porém, você sabe como limpar ventilador da forma correta?
Essa limpeza é necessária para evitar o acúmulo de ácaros e poeira, o que pode ser prejudicial à saúde das pessoas que transitam pelo ambiente onde está o ventilador. E para fazer essa higienização, é preciso tomar alguns cuidados.
Utilizar um pano seco ou levemente umedecido é uma das dicas a serem seguidas. Além disso, para remover a poeira com maior facilidade, também indica-se a remoção da grade frontal para limpar a pá do ventilador.
Confira a seguir dicas de como limpar ventilador e quais os melhores modelos para comprar em 2023.
Antes de saber como limpar ventilador, vale destacar que não é aconselhável a utilização de misturas caseiras, técnicas com sacos plásticos ou até mesmo desmontar o aparelho por completo não é a forma mais indicada para higienizar o ventilador.
Para fazer esse serviço, é indicado seguir as dicas abaixo:
A limpeza de cada ventilador é bem relativa, pois depende da frequência de utilização, de onde fica armazenado, da quantidade de pó no ambiente e até se o tempo está muito árido.
O indicado é limpá-lo antes de cada uso, mas sabemos que para muitas pessoas isso não é possível. A rotina e as tarefas do dia a dia não nos dão esse tempo extra que precisamos. Por isso indicamos a higienização a cada 15 dias ou, no mínimo, uma vez ao mês.
Para escolher um bom ventilador para você é preciso observar algumas características do produto. Detalhes como tamanho, potência, quantidade de pás da hélice e até mesmo o nível do ruído do motor fazem a diferença entre um modelo e outro.
Confira a seguir dicas de como escolher o melhor ventilador para a sua casa ou local de trabalho.
O primeiro item a ser observado é o tamanho do ventilador. Isso porque, além de saber se o aparelho pode ser colocado no ambiente desejado sem atrapalhar a circulação de pessoas, o volume de ar ventilado está diretamente ligado ao seu tamanho.
Ou seja, quanto maior ele for, mais ar suas pás conseguirão jogar ao ambiente. Dessa forma, mais refrigerado o local vai ficar.
Além disso, é preciso olhar também a altura da coluna do ventilador e qual o seu nível de ajuste. Isso porque esse detalhe influencia na sua versatilidade de uso.
Além do tamanho, a potência do ventilador também é um item a ser observado na hora da compra. Não somente para determinar a força que o aparelho consegue jogar o ar para o ambiente, mas também pelo nível de economia dele.
Isso porque a potência do motor do ventilador, medida em Watts (W), também indica quanto ele consome de energia.
Outra característica que vai determinar a potência do ar ventilado pelo ventilador de coluna é a quantidade de pás da hélice do aparelho. Isso porque, quanto maior for o número de pás, mais força de injeção de vento ele terá.
Dessa forma, um ventilador com 5 pás é o mais indicado para conseguir ventilar qualquer tipo de ambiente com eficácia e economia.
Comprar um ventilador de parede com controle de velocidade também influencia na sua versatilidade de uso. Assim é possível alterar a intensidade que o ar é espalhado no ambiente.
Conforme a sua necessidade ou temperatura do local, é possível usar o ventilador em intensidade leve, moderada ou intensa, podendo variar conforme o modelo do aparelho.
Outro detalhe que ajuda na eficácia do ventilador é a angulação da rotação do corpo do aparelho – onde está localizada a hélice que espalha o ar no ambiente. Isso porque comprar um ventilador com rotação de 90°, por exemplo, aumenta o campo de ação dele e permite que mais áreas de um mesmo local sejam ventiladas.
Vale destacar que também há modelos que contam com ângulo de inclinação do ventilador no sentido vertical, não somente horizontal, o que aumenta a sua utilidade.
Também fique atento ao nível de volume emitido pelo motor do ventilador para que ele não atrapalhe seu descanso, trabalho ou lazer. Por isso, opte por um aparelho que tenha no máximo 100 decibéis (db(A)).
Se você está em busca de um ventilador bom e potente para refrescar qualquer tipo de ambiente nos dias quentes do verão brasileiro, então você precisa conhecer os modelos da WAP.
Além de contar com design moderno e estarem disponíveis nos modelos de parede, coluna e mesa, eles também são potentes e econômicos. Conheça a seguir mais sobre alguns ventiladores da WAP.
O ventilador de coluna WAP Rajada Pro 60 conta com um motor de 135 W de potência e uma hélice de 48 centímetros com 5 pás. Além disso, sua coluna pode ser ajustada em altura máxima de 1,7 metro.
Conta também com 3 níveis de velocidade e ajuste para oscilação horizontal de 60°e oscilação vertical de 30°.
Já o modelo WAP Rajada Turbo W130 de mesa conta com motor de 130 W com uma hélice de 40 centímetros com 5 pás. Além disso, possui controlador de velocidade de 3 níveis.
Conta ainda com ajuste de oscilação horizontal de 90° e de inclinação vertical de 30°.
O ventilador WAP Rajada Turbo W130 se diferencia dos demais por acompanhar acessórios que permitem usar o aparelho em três modos diferentes: mesa, coluna e parede.
Além disso, possui motor de 130W de potência com três níveis de velocidade e hélice de 40 centímetros com 5 pás. Conta ainda com ajuste de oscilação horizontal de 90° e de inclinação vertical de 30°.
Através da loja online da WAP você encontra os melhores modelos de ventilador de parede, de coluna e mesa.
Além disso, a empresa possui uma grande variedade de produtos para facilitar seu dia a dia como aspiradores de pó, lavadoras de alta pressão e soluções e produtos de limpeza.
A WAP também conta com outras soluções domésticas como vaporizadores, umidificadores e uma linha completa de ferramentas.
Gosta de conteúdos como este? Então continue nos acompanhando! A WAP sempre tem a solução ideal para você.
❤️ Acompanhe a WAP nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e TikTok.
💡 Fique por dentro de todas as novidades e dicas para sua casa.
🛒 Acesse nossa loja online e confira a linha completa de soluções para limpeza e bem-estar.
Essa limpeza é necessária para evitar o acúmulo de ácaros e poeira, o que pode ser prejudicial à saúde das pessoas que transitam pelo ambiente onde está o ventilador. Leia mais no nosso artigo!
Primeiramente, é preciso tirar o ventilador da tomada. Em seguida, é aconselhado o uso de um pano seco ou levemente umedecido e também remover a grade frontal para limpar a pá do aparelho com maior facilidade. Leia mais no nosso artigo!
O ar-condicionado refrigera o local através da troca de ar externo com o interno. Já o climatizador de ar utiliza o ar do próprio ambiente para refrigerar o local. Leia mais no nosso artigo!
Através do site da WAP é possível comprar os melhores modelos de ventilador do mercado e com entrega para todo o Brasil