Como limpar aspirador de pó de acordo com cada modelo?

Como limpar aspirador de pó de acordo com cada modelo?

Dicas de Uso
Compartilhar

Saber como limpar o aspirador de pó é importante para aumentar a vida útil do aparelho. Além disso, com ele limpo é possível tirar proveito de toda sua potência para realizar serviços profissionais e também domésticos.

Para isso, é importante manter filtros, escovas, recipientes de armazenamento de sujeira e acessórios sempre limpos. Porém, vale destacar que, conforme o tipo do seu aspirador, há formas distintas de realizar esse tipo de manutenção.

Aspiradores de pó barril, por exemplo, exigem um cuidado maior, principalmente na hora de remover o filtro. Já para limpar aspiradores de pó robô e vertical, o trabalho é mais rápido e simples.

Por isso, veja neste post como limpar aspirador de pó de diferentes modelos. Você também pode conferir qual o melhor aspirador de pó de mão e qual a melhor potência de um aspirador de pó.

Como limpar aspirador de pó barril?

aspirador de pó barril
Na WAP você encontra os melhores modelos de aspirador de pó barril.

O aspirador de pó de barril é o modelo mais tradicional dentre os tipos de aspirador de pó. Um dos mais usados no mundo, caracteriza-se pelo grande recipiente de coletor de pó e acessórios diversos.

Por isso, saber como limpar aspirador de pó barril é de suma importância para não danificar o aparelho. Confira a seguir dicas de como fazer esse trabalho.

Limpar o barril

O barril desse tipo de aspirador é o coração do aparelho, isso porque é nele que está o motor, filtro e também o recipiente de armazenamento de sujeira. Por isso, fazer a limpeza dele exige cuidado.

Primeiramente, indica-se fazer esse tipo de serviço em um local aberto para não haver risco da sujeira cair em tapetes ou estofados, por exemplo. Em seguida, remova o cabeçote para iniciar a limpeza do recipiente de armazenamento de sujeira.

Caso o modelo não tenha saco coletor de resíduos, o indicado é inclinar o aspirador dentro de um saco plástico para despejar a sujeira nele. Já se houver saco coletor, basta retirar cuidadosamente o acessório e despejar os dejetos em um local indicado para isso, como lixeiras.

Vale destacar também que se o seu aspirador tiver a função de aspirar água é preciso ter cuidado para esvaziar os líquidos coletados. O indicado é inclinar o aparelho em um balde outro tipo de recipiente para coletar a água suja e em seguida descartá-la corretamente.

Filtro espuma ou filtro HEPA

Para lavar o filtro de espuma ou filtro HEPA, o primeiro passo é remover o acessório do interior do aspirador de pó com cuidado para que a sujeira não caia no chão do ambiente. Após, coloque o filtro em cima de algum recipiente e bata levemente para tirar a sujeira mais pesada.

Em seguida, lave o filtro em uma torneira com pressão leve ou moderada. Basta enxaguar o filtro até que a água saia transparente e sem sujeira.

Outra forma é colocar o filtro em um balde de água com sabão. Para isso, basta deixar de molho de 5 a 10 minutos para soltar os acúmulos mais resistentes e, em seguida, enxaguar o filtro em água corrente.

Em ambos os métodos também é indicado a limpeza dos encaixes, de preferência com auxílio de escovas de cerdas macias ou até uma escova de dentes.

Por fim, espere o filtro secar completamente para recolocá-lo no aspirador.

Filtro de pano lavável para pó

Para limpar o filtro de pano lavável do aspirador de pó também é preciso iniciar removendo-o do aspirador. Em seguida, remova os dejetos mais pesados do acessório com leves batidas.

Após, lave-o em água corrente com pressão moderada até que a água que sai do filtro esteja transparente. Por fim, basta secar naturalmente o filtro.

Como limpar aspirador de pó robô?

aspirador de pó bom e barato
Na WAP, você encontra os melhores aspiradores de pó bom e barato.

Para limpar o aspirador de pó robô é mais simples se comparado aos modelos barris. Isso porque a estrutura desse tipo de aparelho é menor e mais compacta, facilitando o serviço.

Ainda assim, é indispensável que esse serviço seja feito com cuidado e com frequência, garantindo assim a vida útil do aspirador e sua eficiência.

Confira a seguir dicas de como limpar aspirador de pó robô.

Recipiente de armazenamento de sujeira

O primeiro passo para limpar o aspirador de pó robô é higienizando o recipiente de armazenamento de sujeira. Para tal, basta remover o recipiente do aparelho, jogar a sujeira em uma lixeira e lavar em água corrente. Caso necessário utilize uma escova macia e pequena.

Deixe secar em local arejado (longe do sol direto) e só instale novamente quando estiver completamente seco.

Vale destacar que é indicado realizar essa limpeza toda vez antes de colocar o aspirador para funcionar. Isso evita que o recipiente fique cheio ao ponto de não acumular mais os dejetos aspirados.

Limpe o filtro

Os modelos de aspirador de pó robô da WAP contam com filtro HEPA ou filtro de pano lavável. Para fazer a limpeza deles, basta remover o acessório do interior do aparelho e remover a sujeira mais densa.

Em seguida, lave o filtro em água corrente e deixe-o secar naturalmente.

Escovas laterais e MOP

O aspirador de pó robô conta com escovas giratórias e MOP (pano localizado na base do aparelho) que trabalham para remover os dejetos.

Dessa forma, é indispensável que tanto as escovas quanto o MOP sejam limpos. O primeiro passo para fazer esse tipo de serviço é remover esses acessórios do aspirador.

Para limpar as escovas basta fazer a higienização em água corrente com pressão média ou deixando os acessórios em um recipiente com água morna de 5 a 10 segundos. Já o MOP é possível limpá-lo na máquina de lavar.

Vale destacar que também é importante limpar com um pano úmido a base do aspirador de pó.

Como limpar aspirador de pó vertical?

aspirador de pó vertical mais potente
Encontre na WAP os aspiradores de pó verticais mais potentes para comprar.

Limpar o aspirador de pó vertical também é uma tarefa mais rápida, pois estamos falando de um tipo de aparelho mais compacto. Mesmo assim, é importante seguir todos os passos para fazer a limpeza correta e assim manter a eficiência do aspirador.

Confira a seguir dicas de como limpar o aspirador de pó vertical.

Limpe o recipiente de armazenamento de sujeira

O primeiro passo para limpar o aspirador de pó vertical é higienizar o recipiente de armazenamento de sujeira.

Para tal, basta removê-lo do corpo do aparelho, esvaziar o conteúdo interno e limpar com água em temperatura ambiente. Também é possível adicionar detergente à água.

Vale destacar que o recipiente só pode ser recolocado no aspirador quando ele estiver totalmente seco.

Limpe o filtro

Os aspiradores de pó vertical da WAP contam com filtro HEPA ou filtro de pano lavável. Para fazer a limpeza deles, basta remover o acessório do interior do aparelho e remover a sujeira mais densa.

Em seguida, lave o filtro em água corrente e deixe-o secar naturalmente.

Higienize os bicos de limpeza

Os modelos de aspirador de pó vertical da WAP contam com diferentes bicos de limpeza para usar no aparelho. Dessa forma, também é importante fazer a higienização desses acessórios.

Modelos com escovas de nylon ou panos podem ser lavados em água corrente. Já bicos onde sua ponta somente tem uma abertura em plástico, é possível limpar com uma pequena escova.

Onde comprar os melhores aspiradores de pó?

higienização-de-carpetes-e-estofados
Encontre na WAP os melhores aspiradores para fazer limpeza de sofá a seco.

Os melhores aspiradores de pó tanto para uso doméstico quanto para uso profissional você encontra na loja online da WAP. E o melhor, com entrega para todo o Brasil.

Além disso, na loja você encontra todos os modelos de lavadoras de alta pressão, aspirador de pó e máquinas extratoras de sujeira da WAP.

É possível também comprar soluções e produtos de limpeza que vão te auxiliar no dia a dia, ventiladores, vaporizadores, umidificador de ar e ferramentas.

❤️ Acompanhe a WAP nas redes sociais: InstagramFacebookTwitter e TikTok

💡 Fique por dentro de todas as novidades e dicas para sua casa

🛒 Acesse nossa loja online e confira a linha completa de soluções para limpeza e bem-estar

Dúvidas frequentes sobre como limpar aspirador de pó

Pode lavar o aspirador de pó?

É possível lavar os componentes do aspirador de pó como recipiente de armazenamento de sujeira, filtro e acessórios. Antes de fazer esse trabalho, indica-se a leitura do manual de instruções. Confira mais informações no nosso post.

Pode lavar o filtro do aspirador de pó vertical?

Sim, tanto o filtro HEPA quanto o filtro de pano são laváveis e podem ser higienizados em água corrente de pressão moderada. Veja como limpar aspirador de pó no nosso post.

Como desmontar aspirador de pó para limpar?

Tudo depende do modelo do aspirador. Entretanto, todos eles possuem sistemas de hastes de travamento que devem ser liberadas para remover filtros e recipientes de armazenamento de sujeira para sua higienização. Antes de fazer esse trabalho, indica-se a leitura do manual de instruções. Confira mais informações no nosso post.

Como tirar a poeira do aspirador de pó?

Primeiramente, é preciso remover o recipiente de armazenamento de sujeira e o filtro do aparelho. Em seguida, basta remover os dejetos e higienizar com água. Confira como limpar aspirador de pó no nosso post.

Onde comprar aspirador de pó?

Através da loja online da WAP é possível comprar os melhores aspiradores de pó tanto para uso ocasional quanto para uso profissional. Confira os melhores modelos no nosso post.

Produtos Relacionados

Aspirador robô

Aspirador robô

COMPRAR AGORA
Aspirador Barril

Aspirador Barril

COMPRAR AGORA
Aspirador vertical

Aspirador vertical

COMPRAR AGORA

Artigos Relacionados

Como limpar aspirador de pó de acordo com cada modelo?
Como limpar aspirador de pó de acordo com cada modelo?
Boas práticas de uso para produtos a bateria
Como limpar aspirador de pó de acordo com cada modelo?
Como limpar aspirador de pó de acordo com cada modelo?
Conheça as vantagens do aspirador vertical sem fio
Como limpar aspirador de pó de acordo com cada modelo?
Como limpar aspirador de pó de acordo com cada modelo?
Qual o Melhor Aspirador de Pó? 13 Excelentes Modelos
antes e depois

Cuidados com a Casa

Confira as matérias com dicas para você deixar a casa mais aconchegante e organizada. Você vai se surpreender como pequenas mudanças podem transformar os seus ambientes.

Mais lidas

Refeições rápidas e preparo seguro: Panela de Pressão Elétrica
Refeições rápidas e preparo seguro: Panela de Pressão Elétrica
Refeições rápidas e preparo seguro: Panela de Pressão Elétrica
3 opções, uma solução! Conheça a Air Fryer Family da WAP.
3 opções, uma solução! Conheça a Air Fryer Family da WAP.
3 opções, uma solução! Conheça a Air Fryer Family da WAP.
Extratora portátil em ambientes profissionais
Extratora portátil em ambientes profissionais
Extratora portátil em ambientes profissionais

Confira todos os produtos wap