Quando Trocar o Filtro HEPA do Aspirador de Pó?

Quando Trocar o Filtro HEPA do Aspirador de Pó?

Dicas de Uso

O filtro HEPA em aspiradores de pó garantem muito mais saúde ao devolver ao ambiente um ar limpo ao reter ácaros e bactérias. Entretanto, para que ele mantenha sua eficácia, é importante saber quando trocar o filtro HEPA do aspirador de pó.

Esse acessório, presente em alguns modelos de aspirador da WAP, pode reter até 99,5% das impurezas do ar sugado pelo equipamento. Isso acontece porque é composto por tela de fibras de vidro que possui micro espaços que retém todas as partículas com tamanho superior a 0,1 micron.

Dessa forma, saber quando trocar o filtro HEPA faz com que ele mantenha sua eficácia durante o serviço de limpeza.

Confira neste artigo quando é necessário fazer a troca desse acessório e como ele funciona em seu aspirador de pó. Veja também os melhores modelos de aspirador de pó barril.

Como funciona o filtro HEPA do aspirador de pó?

filtro hepa do aspirador de pó
O filtro HEPA do aspirador de pó possui um sistema simples, porém, extremamente eficaz.

O filtro HEPA, sigla em inglês para Hight Efficiency Particulate Air, ou, em uma tradução livre, partículas de ar de alta eficiência, é um dispositivo presente em alguns modelos de aspirador de pó.

Esse tipo de filtro é composto por tela de fibras de vidro que possui micro espaços que retém todas as partículas com tamanho superior a 0,1 micron.

Em um aspirador de pó, o filtro HEPA serve para reter até 99,5% das impurezas do ar sugado pelo equipamento. Isso porque é comum, principalmente em estofados, tapetes e carpetes, as impurezas estarem misturadas com ácaros e bactérias.

Dessa forma, ele devolve ao ambiente que está sendo limpo um ar mais puro e saudável, isso porque essa “limpeza do ar” também faz com que o filtro segure ácaros e pólens.

Tecnicamente falando, essa eficácia do filtro HEPA é possível, pois ele combina três funcionalidades diferentes para reter essas partículas: interceptação, impacto e difusão.

Na primeira, as partículas seguem o fluxo do ar, entram em contato com a fibra de vidro do interior do filtro HEPA e ficam presas nelas.

Já na segunda, enquanto o aspirador de pó continua fazendo seu trabalho, as partículas maiores se chocam com as fibras. Isso acontece porque, com o aumento da velocidade do fluxo de ar, a separação entre as fibras diminui.

Por fim, na terceira funcionalidade, acontece uma colisão de moléculas com as partículas menores de 0,1 mícron. Isso impede e retarda a passagem de micromoléculas através do filtro. Ou seja, aumenta a eficácia do bloqueio de microrganismos como ácaros e bactérias.

Confira os melhores aspiradores de pó para alérgicos.

Quando trocar o filtro HEPA do aspirador?

motivos-para-comprar-aspiradores-de-po-com-filtro-hepa
Os aspiradores com filtro HEPA são responsáveis por filtrar 99,9% das impurezas do ar, como ácaros e bactérias.

Para garantir um bom resultado durante todo o seu tempo de uso, é importante saber quando trocar o filtro HEPA do aspirador de pó. Além disso, também é importante fazer a manutenção do acessório.

Saber como limpar o filtro HEPA, por exemplo, é uma das formas de aumentar a vida útil do filtro. Porém, após um tempo de uso, a opção ideal é substituí-lo por um novo. Veja a seguir quando é necessário trocar o filtro hepa.

Avalie a frequência do uso

O principal fator para saber quando trocar o filtro HEPA do aspirador se dá pela frequência do uso do equipamento. Para utilizar uma base de cálculo, o indicado é que o filtro seja substituído a cada 10 sacos de sujeira enchidos de dejetos de limpezas ou a cada um ano.

Dessa forma, independente do uso frequente ou ocasional, o filtro consegue manter sua eficácia o tempo todo.

Veja o aspecto visual do filtro

Outro indicador da necessidade da troca do filtro HEPA é sua aparência. É preciso trocá-lo quando os gomos estão amarelados, pois quando novo o filtro é completamente branco.

Além disso, também é preciso trocá-lo quando estiver exalando odores, pois o acúmulo de poeira pode ocasionar mau cheiro depois de um tempo.

Cuide do armazenamento do aparelho

Outro fator que influencia na vida útil do filtro HEPA é a forma que você guarda o aspirador de pó. Para evitar o desgaste desses filtros, não guarde o equipamento com umidade e tome cuidado para não rasgar o filtro, pois assim ele perde o poder de retenção das impurezas.

Cuidados na hora de trocar o filtro

No momento que você for trocar o filtro HEPA do seu aspirador de pó, tenha em mente que alguns cuidados devem ser tomados ao realizar o trabalho.

Primeiramente, é indicado a leitura do manual de instruções do aparelho para não danificá-lo. Além disso, realize a remoção do filtro antigo em uma área arejada, para não sujar a superfície com a poeira do filtro.

Também é indispensável que essa substituição seja feita sem que o aparelho esteja conectado na energia elétrica.

Confira também os modelos de aspirador de pó vertical sem fio da WAP.

Onde comprar aspirador de pó com filtro HEPA?

conheça os benefícios dos aspiradores com filtro HEPA
A WAP conta com uma linha completa de aspiradores de pó com filtro HEPA.

Além de oferecer os melhores aspiradores de pó com filtro HEPA do mercado, a WAP também possui à venda em sua loja online os modelos de filtro para cada tipo de aparelho da marca.

No site você também encontra todos os modelos de lavadoras de alta pressão, aspirador de pó e máquinas extratoras de sujeira da WAP.

Além disso você também encontra soluções e produtos de limpeza que vão te auxiliar no dia a dia, ventiladores, vaporizadores, umidificador de ar e ferramentas.

❤️ Acompanhe a WAP nas redes sociais: InstagramFacebookTwitter e TikTok

💡 Fique por dentro de todas as novidades e dicas para sua casa

🛒 Acesse nossa loja online e confira a linha completa de soluções para limpeza e bem-estar

Dúvidas frequentes sobre quando trocar filtro HEPA

Quando trocar o filtro HEPA do aspirador de pó?

Tudo vai depender da frequência de uso do aspirador de pó. Entretanto, quando os gomos do filtro apresentarem aparência amarelada ou exalar odores, é o momento certo para realizar a sua troca. Confira quando trocar filtro HEPA no nosso post.

Quanto tempo dura o filtro HEPA?

Para utilizar uma base de cálculo, o indicado é que o filtro seja substituído a cada 10 sacos de sujeira enchidos de dejetos de limpezas ou a cada um ano. Veja mais informações no nosso post.

Pode lavar filtro HEPA de aspirador de pó?

Sim. O filtro HEPA do aspirador de pó é lavável e, inclusive, é indicado que essa limpeza seja feita uma vez por mês (variando conforme a frequência de uso do aparelho). Confira mais informações no nosso post.

Como limpar o filtro HEPA do aspirador de pó?

O primeiro passo de como higienizar o filtro HEPA do aspirador de pó da forma certa é removê-lo do interior do aparelho. Confira o passo a passo de como limpar filtro HEPA no nosso post.

Compartilhar

Produtos Relacionados

Filtro HEPA High Speed

Filtro HEPA High Speed

COMPRAR AGORA
Filtro HEPA W300

Filtro HEPA W300

COMPRAR AGORA
Filtro HEPA Mite Cleaner

Filtro HEPA Mite Cleaner

COMPRAR AGORA
Filtro HEPA Silent Speed

Filtro HEPA Silent Speed

COMPRAR AGORA

Artigos Relacionados

Quando Trocar o Filtro HEPA do Aspirador de Pó?
Quando Trocar o Filtro HEPA do Aspirador de Pó?
Como utilizar os filtros nos aspiradores GTW da WAP?
Quando Trocar o Filtro HEPA do Aspirador de Pó?
Quando Trocar o Filtro HEPA do Aspirador de Pó?
Como Limpar o Filtro HEPA do Seu Aspirador WAP?
Quando Trocar o Filtro HEPA do Aspirador de Pó?
Quando Trocar o Filtro HEPA do Aspirador de Pó?
Como tirar o filtro do WAP High Speed
antes e depois

Cuidados com a Casa

Confira as matérias com dicas para você deixar a casa mais aconchegante e organizada. Você vai se surpreender como pequenas mudanças podem transformar os seus ambientes.

Mais lidas

Refeições rápidas e preparo seguro: Panela de Pressão Elétrica
Refeições rápidas e preparo seguro: Panela de Pressão Elétrica
Refeições rápidas e preparo seguro: Panela de Pressão Elétrica
3 opções, uma solução! Conheça a Air Fryer Family da WAP.
3 opções, uma solução! Conheça a Air Fryer Family da WAP.
3 opções, uma solução! Conheça a Air Fryer Family da WAP.
Extratora portátil em ambientes profissionais
Extratora portátil em ambientes profissionais
Extratora portátil em ambientes profissionais

Confira todos os produtos wap