7 dicas para ter um home office funcional e agradável

7 dicas para ter um home office funcional e agradável

Saúde e bem-estar
Compartilhar

Com cada vez mais profissionais trabalhando de suas casas, ter um home office funcional e agradável é o desejo de muitas pessoas.

Para alguns, conseguir isso é até fácil. Porém, para outros, nem tanto. Por isso, se você se identifica com este segundo caso, saiba que este artigo foi feito para você!

Nele, nós separamos 7 dicas incríveis que vão te ajudar a ter um home office funcional e mais agradável. Veja!

Dicas essenciais para ter um home office funcional e agradável

1. Rotina

home-office-como-melhorar-o-ambiente

A primeira dica para você ter um home office funcional e agradável, é estabelecer uma rotina de trabalho.

Afinal de contas, mesmo você estando em casa, é importante que você tenha horários para trabalhar e organizar o seu dia.

E uma boa dica para este tópico, é identificar em qual ou quais períodos do dia você é mais produtivo. 

Algumas pessoas são mais animadas, focadas e motivadas logo pela manhã. Outras, preferem trabalhar a noite. Tudo vai depender das suas características e da sua rotina.

Além disso, nessa organização, é extremamente importante definir alguns momentos de pausa e relaxamento, afinal de contas, trabalhar durante horas e horas direto não é nada saudável e muito menos produtivo.

A cada uma hora (ou um pouco menos), levante, faça alguns alongamentos e/ou caminhe um pouco pela casa.

2. Organização e limpeza

Um ambiente de trabalho sujo e bagunçado obviamente não é nada produtivo e muito menos adequado.

Portanto, como segunda dica para ter um home office funcional e agradável, mantenha as coisas sempre em ordem e limpas.

É claro que você não precisa fazer uma faxina todos os dias. Porém, não deixe que as coisas fiquem empilhadas, acumuladas e jogadas em seu ambiente de trabalho.

Quanto mais clean e objetivo for o seu espaço, melhor. Muita informação acaba desconcentrando e deixando o ambiente mais pesado.

Já um ambiente mais limpo e fluido permite que você se concentre melhor e faça o que tem que fazer sem grandes dificuldades. 

Então, deixe na mesa apenas o que será realmente utilizado. Assim, você terá um ambiente mais organizado e limpo para você render mais.

Já pensou em ter um robô aspirador limpando o piso, enquanto você trabalha sem se preocupar com a limpeza? A WAP possui modelos que oferecem essa facilidade para o seu dia a dia.

3. Espaço de trabalho

Apesar de tentador, trabalhar na cama ou no sofá não é a melhor escolha a se fazer para ter um home office funcional e agradável. 

Isso porque, o nosso corpo automaticamente relaxa quando ficamos nesses lugares — o que, consequentemente, interfere no nosso desempenho e na nossa produtividade.

Sendo assim, o certo a se fazer é ter espaço de trabalho adequado e delimitado (mesmo que você não tenha muito espaço disponível e precise compartilhar ambientes, é importante delimitar o lugar que será usado para trabalho).

Então, avalie cada cômodo da sua casa ou do seu apartamento, e veja qual é o melhor lugar para você se estabelecer.

O importante é definir um local onde caibam as suas coisas (mesa, cadeira, computador, etc.) e que tenha uma boa iluminação (falaremos mais sobre isso na dica número cinco).

Além disso, o umidificador de ar é uma ótima escolha para acompanhar sua jornada de trabalho em casa. Isso porque o produto melhora a qualidade do ar e ainda pode ser usado com óleos essenciais, proporcionando um momento de bem-estar durante o expediente.

umidificador-wap-home-office

4. Ergonomia

Se você quer ter um home office funcional e agradável, você precisa pensar em ergonomia. E para isso, é essencial que você:

Além disso, não esqueça de cuidar da postura. Então, encoste as costas na cadeira, coloque os pés no chão (ou em um apoio) e mantenha-se ereto.

5. Iluminação

A iluminação em seu home office pode impactar tanto positiva quanto negativamente o seu desempenho. Isso porque, ela pode influenciar o seu foco, a sua disposição e até mesmo a sua motivação.

Sendo assim, para não errar e ter uma iluminação ineficiente em seu home office, foque na luz natural, isto é, naquela que vem de fora. E para isso, procure estabelecer o seu local de trabalho próximo a uma janela.

Dessa forma, você poderá abri-la todos os dias, deixando o ar entrar e circular, e claro, aproveitando a luz natural — o que, inclusive, vai te ajudar a economizar, pois não será necessário manter as luzes acesas o tempo todo.

Agora, é claro que nem sempre a luz natural será suficiente, seja pelo horário que você estiver trabalhando ou por conta de condições climáticas, por exemplo, dias chuvosos e nublados.

Por isso, para esses casos, é necessário o investimento em uma luz artificial. Porém, qual? O ideal é utilizar lâmpadas de LED, frias e brancas. Além disso, considere o uso de uma luminária de mesa, pois também é de grande ajuda.

E por fim, caso você queira uma iluminação profissional e equilibrada em seu home office (ou em toda a sua casa), invista em um projeto luminotécnico

Assim, uma equipe de profissionais analisará cada ambiente da sua casa (ou do seu apartamento) e definirá as melhores opções para eles em termos de iluminação.

6. Decoração

Uma vantagem do home office, é que você pode decorar o seu espaço de trabalho do jeito que quiser. Por exemplo, com suas cores favoritas, com quadros, prateleiras, objetos e assim por diante.

Agora, apesar disso, é importante ter bom senso. Isso porque, se você errar nas cores ou exagerar na decoração, você pode gerar um efeito adverso ao que gostaria.

Tonalidades mais neutras, por exemplo, contribuem para a iluminação do ambiente e para o conforto visual. Já cores muito escuras causam uma sensação de cansaço e sonolência, então o recomendável é evitá-las.

Portanto, ao decorar o seu home office, busque referências e inspirações na internet para se basear, e avalie o que funciona e o que não funciona para este tipo de ambiente. 

Procure deixar o ambiente inspirador, leve e alegre. 

7. Nichos e prateleiras

Por fim, outra dica para tornar o seu home office funcional e mais agradável é utilizar alguns nichos e algumas prateleiras nele — tanto para decorar quanto para você colocar suas coisas como papéis, documentos, livros, objetos, plantas, etc.

Assim, com estes itens, você dará uma outra cara para o seu espaço de trabalho!

como-melhorar-a-rotina-do-home-office

 

❤️ Acompanhe a WAP nas redes sociais: InstagramFacebookTwitter e TikTok

💡 Fique por dentro de todas as novidades e dicas para sua casa

🛒 Acesse nossa loja online e confira a linha completa de soluções para limpeza e bem-estar

Produtos Relacionados

Air Flow

Air Flow

COMPRAR AGORA
Robô aspirador

Robô aspirador

COMPRAR AGORA

Artigos Relacionados

7 dicas para ter um home office funcional e agradável
7 dicas para ter um home office funcional e agradável
Casa inteligente: saiba como tornar seu ambiente conectado
7 dicas para ter um home office funcional e agradável
7 dicas para ter um home office funcional e agradável
Dicas de como otimizar o uso do robô aspirador...
7 dicas para ter um home office funcional e agradável
7 dicas para ter um home office funcional e agradável
Como manter a limpeza e organização de seu escritório
antes e depois

Cuidados com a Casa

Confira as matérias com dicas para você deixar a casa mais aconchegante e organizada. Você vai se surpreender como pequenas mudanças podem transformar os seus ambientes.

Mais lidas

Air fryer potente e barata – Qual a melhor do mercado?
Air fryer potente e barata – Qual a melhor do mercado?
Air fryer potente e barata – Qual a melhor do mercado?
Guia completo dos acessórios da WAP AIRFRY BARBECUE
Guia completo dos acessórios da WAP AIRFRY BARBECUE
Guia completo dos acessórios da WAP AIRFRY BARBECUE
Air fryer barata e boa – 4 modelos e onde comprar
Air fryer barata e boa – 4 modelos e onde comprar
Air fryer barata e boa – 4 modelos e onde comprar

Confira todos os produtos wap