Como manter a limpeza e organização de seu escritório

Saúde e bem-estar
Compartilhar

Quem tem um escritório deve manter o ambiente sempre limpo e organizado. Não só para o caso de receber clientes ou parceiros, mas também para melhorar sua saúde e bem-estar. Manter o seu espaço de trabalho em ordem pode até mesmo aumentar a sua produtividade.

Para que isso ocorra, o processo de higienização e limpeza de escritorio é relativamente simples e pode ser feito com muita qualidade, sem que você precise perder muito tempo, sobretudo com o apoio de recursos tecnológicos que podem auxiliar esse movimento.

Para entender melhor como limpar e organizar seu escritório de maneira simples e efetiva, é importante ter atenção a algumas dicas que podem ajudar a criar um ambiente muito mais satisfatório para a execução de seu serviço.

Organizando a bagunça

O primeiro item que você deve se atentar quando estiver planejando a limpeza de seu escritório é a bagunça. 

Muitas vezes, as mesas ficam repletas de itens de trabalho. Seja em materiais específicos como documentos e contratos, ou com itens de papelaria como:

Todos estes itens dificultam a limpeza do ambiente. Principalmente da superfície da mesa, o que impede que você passe um pano para conseguir tirar o excesso de poeira.

Embora estes itens sejam todos obrigatórios na maioria das vezes, e você não tenha muito controle sobre o quanto eles podem ser acumulados, é importante pensar em uma forma de mantê-los organizados para na hora de fazer uma limpeza efetiva.

A utilização de caixas, canecas e outros itens para organizar esse material acaba ajudando muito na hora de fazer a limpeza e conservação de escritórios e até mesmo durante a guarda de um produto específico.

Limpeza por etapas

A limpeza de um escritório deve ser feita por etapas. Uma vez que ao olhar o quadro geral você pode se desanimar e ficar perdido por onde começar. 

Neste caso, separar por etapas as tarefas pode até mesmo acelerar o processo. O primeiro ponto é a etapa mais pesada, onde você vai tirar a poeira e sujeira de vários ambientes. Isso significa tanto o chão quanto paredes e cortinas.

Para você trabalhar mais efetivamente nessa etapa, é importante conseguir usar um equipamento de qualidade para deixar todos os pontos do escritório limpos, incluindo a cadeira presidente giratória em perfeito estado.

A utilização de um aspirador de pó vertical e sem fio pode ser uma ótima maneira de eliminar a poeira sem precisar passar por nenhum tipo de estresse. Uma vez que você conseguirá alcançar vários cantos sem se preocupar com fios e tomadas.

Além disso, esse tipo de aspirador ajuda a eliminar a sujeira mais pesada de todo o ambiente. Assim facilita para depois você passar pano nas mesas e outros objetos decorativos e móveis.

Por fim, você pode passar um pano com algum produto perfumado para deixar o ambiente impecável e aproveitar estes recursos de maneira mais efetiva. Precisa daquela ajudinha para se animar para a faxina? Confira as
dicas para te motivar a limpar a casa!

Cuide dos equipamentos eletrônicos

A maioria dos escritórios hoje possui diversos computadores e outros dispositivos eletrônicos, como impressoras e aparelhos de escaneamento.

Quando você está fazendo a limpeza de seu escritório, é comum deixar essas peças de fora, em grande parte por conta do risco de usar produtos de limpeza perto de um equipamento delicado como esse.

Entretanto, não limpar os computadores e outros equipamentos eletrônicos pode ser muito prejudicial para as peças, principalmente por conta do acúmulo de poeira.

Aqui, é importante que você tenha uma atenção especial, usando produtos e ferramentas de uma distribuidora de produtos de limpeza própria para este tipo de limpeza, sem que isso se torne um problema.

Crie uma rotina para eliminar excessos

Depois de fazer aquela faxina em seu escritório, é importante pensar em como mantê-lo limpo e bem cuidado, para que essa higienização dure mais tempo e você tenha menos trabalho no futuro.

Uma boa maneira de fazer isso é criando o hábito de evitar acúmulos, começando de maneira mais simples mas sempre trabalhando para manter o ambiente organizado, com papéis desnecessários sendo descartados e o material de papelaria voltando para seu lugar.

Considerações finais

Fazer uma boa faxina em seu ambiente de trabalho é uma forma de manter o local apropriado para o trabalho, evitando assim o desgaste e o estresse de estar em um ambiente sujo e desorganizado.

Além disso, seu escritório passa muito mais autoridade e confiança quando é um ambiente limpo e cheiroso, onde os clientes se sentirão bem de entrar.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Produtos Relacionados

Turbo Mob

COMPRAR AGORA

Acqua Mob

COMPRAR AGORA

Ultra Mob

COMPRAR AGORA

Artigos Relacionados

Como a integração de tecnologias ajuda no futuro do...
Como melhorar a rotina do home office
Conheça as vantagens do aspirador vertical sem fio

Cuidados com a Casa

Confira as matérias com dicas para você deixar a casa mais aconchegante e organizada. Você vai se surpreender como pequenas mudanças podem transformar os seus ambientes.

Mais lidas

Snow Foam: conheça tudo sobre o canhão de espuma
Como limpar o rejunte de forma adequada?
Dicas para deixar seu piso limpo e sem manchas

Confira todos os produtos wap