Cuidados com a casa para pessoas alérgicas

Cuidados com a casa para pessoas alérgicas

Saúde e bem-estar

O ambiente de uma residência deve ser planejado para os moradores. E quando há pessoas alérgicas, a poeira e outros tipos de reações do sistema imunológico, o cuidado precisa ser ainda mais específico. 

Por diversas situações, as condições de saúde de uma pessoa podem se apresentar mais debilitadas dentro da própria casa. Nesse caso, há fatores que podem agravar pelos mais diferentes motivos, como:

A presença de plantas e flores no jardim, assim como a presença de insetos, pode ser um agravante. Por isso, é muito importante identificar o que melhor se adequa à vida de pessoas alérgicas.

Além disso, é preciso identificar quais são os elementos que provocam a reação alérgica, para otimizar os ambientes. Tudo isso sem dispensar a beleza e praticidade de uma decoração residencial. 

O que evitar para não causar alergia 

Antes de chegar ao ponto principal, que é poder decorar os ambientes residenciais, é preciso identificar outros fatores que podem causar a alergia em um ou mais moradores. 

Há a poeira doméstica, que causa a alergia por causa da presença de ácaros entre fronhas de travesseiros, lençóis das camas e uso de cobertores e edredons sem a devida higienização. Também os pelos de animais domésticos, como cães e gatos, que podem ser responsáveis pelo incômodo.

Existem pessoas que, ainda, sofrem por causa da fumaça de cigarro, cachimbo e charuto. Visto que estes podem provocar ainda outras doenças. Os pólens provenientes da flora também podem ser um problema.

Vale lembrar que muitos insetos são atraídos pelo odor de plantas e flores e, dessa forma, qualquer serviço de jardinagem e paisagismo deve ser devidamente planejado. Visto que os próprios insetos também podem ser ofensores (bem como o uso indevido de inseticidas).

A culpa recai sobre os ácaros

Muitas pessoas passam um longo período de tempo espirrando, com uma constipação que parece não passar.

Isso pode ser culpa de ácaros, aracnídeos microscópicos que vivem no corpo humano. Principalmente em partes úmidas, como o interior do nariz. 

As roupas de cama e banho também podem contar com milhares de colônias de ácaros. Posto que é presença constante sobre travesseiros, carpetes, estofados e bichinhos de pelúcia. 

Quem tem alergia a poeira pode sofrer ainda mais enquanto faz a limpeza doméstica, varrendo o chão ou removendo os lençóis e fronhas da cama. Isso ocorre porque os ácaros liberam enzimas digestivas e, com essas ações, a inalação é natural. 

Portanto, quando se trata de escolher os produtos que fazem parte do dia a dia, vale a pena recorrer àqueles que são antiácaros. 

Dessa forma, é possível evitar diversos problemas, entre os quais:

Para identificar de maneira correta se uma pessoa é alérgica a ácaros, é importante recorrer a profissionais da saúde, e evitar ao máximo qualquer tipo de automedicação. 

A limpeza frequente de roupas pessoais e de cama, mesa e banho pode ser feita com produtos químicos. Como amaciante e sabão em pó, bem como a troca desses itens deve ser regular. 

Evite entrar na residência com os calçados que chegaram da rua. Tomar cuidado com os animais domésticos também é uma solução eficaz, que pode reduzir de forma contumaz os sintomas de alergia. 

Mantenha a residência limpa e organizada

A decoração está relacionada com toda a limpeza e higienização que deve ser realizada no dia a dia. 

Quando há um planejamento adequado do ambiente doméstico, fica mais fácil manter os móveis livres de poeira e sujeira acumulada e, consequentemente, dos ácaros. 

O desenvolvimento de um projeto arquitetônico devidamente organizado, muitas vezes vindos da contratação de facility serviços terceirizados. As áreas e cômodos bem definidos, também ajudam na decoração e a diminuir os riscos que podem provocar alergia. 

Além disso, a engenharia civil propõe a criação de projetos de compensação ambiental para ocupação territorial e construção de grandes empreendimentos imobiliários. Por exemplo, bairros planejados e condomínios residenciais, considerando os espaços e distâncias, bem como a plena circulação de ar. 

Isso permite que o espaço dedicado ao meio ambiente seja preservado de maneira plena, mantendo certa regulação com a própria natureza, mas sem provocar incômodos naqueles que apresentam mais sensibilidade e alergias.

Assim, garante o equilíbrio ambiental e os agentes alergênicos, como insetos e pólens, sejam devidamente conhecidos. 

Dicas para a limpeza regular de uma residência

Para quem ainda vai construir, ou está em processo de reforma residencial, é possível estabelecer algumas regras. Assim, garante que a decoração seja voltada para a proteção dos moradores, de um modo geral, e de modo particular para pessoas com alergia. 

Equipamentos certos

Quem tem alergia, sabe a importância de um bom aspirador de pó para evitar que a poeira acomule. O WAP Mite Cleaner, por exemplo, é indicado para quem possui alergias e problemas respiratórios.

Ele é um aspirador antiácaro, que tornará qualquer ambiente, muito mais saudável. Além disso, possui filtro SS Filtro HEPA é fundamental para a prevenção de alergias, retendo ácaros e devolvendo um ar mais puro ao ambiente.

Conta com Raio Ultravioleta, que deixa sua casa protegida contra ácaros, fungos e bactérias.

Jardinagem e paisagismo bem planejado

Seja dentro de um condomínio ou uma casa particular, com janelas grandes ou porta de vidro blindada preço a área externa precisa ser planejada para que pólen ou a presença de insetos não seja um problema. 

Certas plantas, como as palmeiras, não afetam as pessoas com alergia, pois elas são decorativas e possuem folhagem ampla. 

No entanto, caso tenha um espaço dedicado para floreira, é preciso identificar quais os tipos de flores e plantas podem ser plantadas. Dessa maneira reduz ao máximo os agentes alergênicos, e o ideal é que esse espaço dedicado seja em área aberta e de menor circulação, por exemplo. 

A consulta médica com um especialista na área de alergia pode ajudar a descobrir sobre quais alergias uma pessoa tem. Isso facilita a escolha final sobre a flora que pode ser aplicada dentro do projeto de jardinagem e paisagismo.

Proteção estrutural evita acidentes

A instalação de equipamentos de segurança, como piso autonivelante preço m2 baixo em relação às finalidades propostas, vai evitar acidentes e garantir mais proteção aos moradores.

No caso de pessoas que possuem alergia, durante a instalação é melhor se manter longe enquanto os trabalhos são realizados. 

O concreto pode provocar espirros, irritação dos olhos e garganta, e até mesmo causar mal-estar em pessoas que possuem alergia. Contudo, após a instalação – com o material seco -, tais incômodos são reduzidos.

Evite o ambiente durante os serviços

Quando uma casa ou um apartamento passa por uma reforma, a poeira é inevitável. Principalmente se há a necessidade de quebrar paredes e aplicar revestimentos e outros materiais de acabamento.

O simples movimento de um caminhão prancha para carregar máquina pode ser o suficiente para remover terra e, consequentemente, levantar muitas partículas de poeira. 

Ainda mais em dias quentes e ensolarados, em que a umidade é baixa e não há barreiras para reduzir o pó. Esse cenário pode ser preocupante para os alérgicos. Por isso o umidificador é tão importante para melhorar a qualidade do ar e trazer mais saúde para pessoas alérgicas.

A solução mais apropriada é que pessoas alérgicas fiquem o máximo de tempo longe dos imóveis que passam por reforma. 

Caso seja necessário, o melhor a se fazer é dedicar um quarto exclusivo para se manter protegido o maior tempo possível. Usar umidificadores e máscaras quando a saída não for possível é uma alternativa para reduzir incômodos.

Contrate profissionais e empresas especializadas

Uma dica que favorece em vários aspectos é a contratação de empresas especializadas e que atuam na área de terceirização de limpeza preço. Assim quem é morador e responsável pela limpeza fica livre de cheiros e outros agentes alergênicos.

O custo varia de diferentes formas, como tamanho do imóvel, condições em que a residência se apresenta e necessidade de pouca ou muita mão de obra especializada. 

Ainda assim, pode ser melhor pagar por uma empresa especializada do que ter que sofrer com nariz escorrendo ou olhos lacrimejando por um longo período por causa da poeira ou dos produtos químicos de limpeza.

Escolha bem os pisos e revestimentos das paredes

A decoração de uma casa que tem entre os moradores pessoas que possuem alergia tem outros cuidados que precisam ser tomados. Como os pisos aplicados no chão e a tinta ou revestimento utilizado nas paredes e teto.

Até mesmo o ambiente de estudo ou trabalho precisa ser devidamente limpo e organizado. Dessa forma, garante o máximo de conforto para evitar incômodo no corpo. Saiba como manter a limpeza nos locais de trabalho.

Por exemplo, quem trabalha em espaços compartilhados, como um espaço de coworking pequeno ou um escritório com duas ou mais pessoas. Muitas vezes, o perfume utilizado por terceiros pode acabar acarretando em sintomas em pessoas alérgicas. 

Sendo assim, é preciso sempre pensar em todo um planejamento adequado para atender os proprietários e moradores de imóveis da melhor forma possível. 

As lojas especializadas em materiais para a construção civil possuem produtos direcionados para esse nicho. 

Há tintas especiais que minimizam o cheiro ao máximo. Até mesmo substituem por aromas agradáveis e que evitam qualquer tipo de alergia, sendo ainda de fácil aplicação e limpeza.

Isso ocorre quando arquitetos e engenheiros acompanham a construção e apresentam soluções inteligentes. Como usar material filtrante para evitar infiltrações.

Há muitos projetos de arquitetura que apostam no modelo de ambientes industriais voltados para a área residencial. Isso se apresenta em soluções inteligentes para a construção de casas, sobrados e apartamentos.

Conclusão

As pessoas sofrem com diferentes alergias ao longo da vida. Mas a poeira é uma das maiores causadoras de espirros e outros incômodos que podem provocar sintomas mais sérios, como falta de ar e tosse frequente.

Dessa forma, o ideal é garantir que a casa que permita a eficiência na organização e limpeza. Ou seja, que não provoque problemas respiratórios por causa do acúmulo de poeira. 

Dentro dos condomínios residenciais, na área externa, é necessário seguir as normas de segurança. Geralmente é preciso contratar uma empresa instaladora de SPDA para evitar descargas elétricas e garantir um ambiente totalmente seguro, seja para pessoas alérgicas ou não.

Já nos cômodos, é preciso evitar estantes abertas que possam acumular pó. Do mesmo modo reduzir o uso de cortinas e tapetes, principalmente aqueles mais felpudos. 

Em todos os casos, se prevenir se torna o melhor tratamento e solução, pois vai minimizar ao máximo os incômodos em pessoas alérgicas. E por que não, as pessoas que visitam os espaços, visto que tornará os ambientes livres de substâncias que possam provocar alergia. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

❤️ Acompanhe a WAP nas redes sociais: InstagramFacebookTwitter e TikTok.

💡 Fique por dentro de todas as novidades e dicas para sua casa.

🛒 Acesse nossa loja online e confira a linha completa de soluções para limpeza e bem-estar!

Compartilhar

Produtos Relacionados

Mite Cleaner

Mite Cleaner

COMPRAR AGORA
Air Flow

Air Flow

COMPRAR AGORA

Artigos Relacionados

Cuidados com a casa para pessoas alérgicas
Cuidados com a casa para pessoas alérgicas
Saiba quais os benefícios de ter um aspirador de...
Cuidados com a casa para pessoas alérgicas
Cuidados com a casa para pessoas alérgicas
Dicas de como otimizar o uso do robô aspirador...
Cuidados com a casa para pessoas alérgicas
Cuidados com a casa para pessoas alérgicas
Como higienizar casa com pet? 4 ótimas dicas
antes e depois

Cuidados com a Casa

Confira as matérias com dicas para você deixar a casa mais aconchegante e organizada. Você vai se surpreender como pequenas mudanças podem transformar os seus ambientes.

Mais lidas

Alimentação Saudável com Air Fryer! Conheça os benefícios
Alimentação Saudável com Air Fryer! Conheça os benefícios
Alimentação Saudável com Air Fryer! Conheça os benefícios
Refeições rápidas e preparo seguro: Panela de Pressão Elétrica
Refeições rápidas e preparo seguro: Panela de Pressão Elétrica
Refeições rápidas e preparo seguro: Panela de Pressão Elétrica
3 opções, uma solução! Conheça a Air Fryer Family da WAP.
3 opções, uma solução! Conheça a Air Fryer Family da WAP.
3 opções, uma solução! Conheça a Air Fryer Family da WAP.

Confira todos os produtos wap