Limo – O que é e como remover?

Limo – O que é e como remover?

Cuidados com a casa

Se você tem problemas com limo em sua casa, seja no banheiro, áreas com pouca incidência de luz solar ou nas calçadas frontais e internas da sua residência, saiba que é muito simples removê-lo. Entretanto, se você está se questionando limo: o que é e como remover, tire todas suas dúvidas neste artigo.

O limo nada mais é que uma pequena formação de vegetação que se desenvolve em superfícies úmidas. Devido ao seu aspecto úmido e escorregadio, é importante fazer a sua remoção para evitar danos à superfície e também perigo aos usuários.

E para fazer essa remoção, o primeiro passo é contar com equipamentos certos. Aparelhos como lavadoras de alta pressão são as mais eficazes para remover limo em qualquer tipo de ambiente ou superfície.

Confira a seguir o nosso guia completo sobre o que é limo e como remover. Aproveite e leia também o artigo sobre as melhores lavadoras de alta pressão para uso doméstico.

Limo – O que é?

Limo O que é
Utilizar produtos como as soluções de limpeza da WAP facilitam a remoção de limo em paredes

O limo se trata de uma matéria formada por pequenas algas que podem crescer em ambientes úmidos, escuros e de pouco movimento. Forma algo que é popularmente conhecido como tapete verde.

A presença do limo pode resultar em diversos pontos negativos, a começar pelo impacto visual que causa em uma casa. Apontando assim para uma falta de cuidado sobre quem é responsável pela limpeza deste imóvel, por exemplo.

Além disso, essa substância pode também prejudicar o funcionamento de uma série de materiais. Como torneiras, chuveiros, e até mesmo o encanamento, no caso de residências que ficam muito tempo sem uso.

Ainda, pode se apresentar em diferentes partes da casa.

Locais comuns de se achar limo

O limo pode ser facilmente encontrado em partes úmidas da casa. Ou seja, espaços que lidam com um contato frequente de água e que, por ter pouco contato com a luz, pode demorar a secar, facilitando a formação dessas substâncias.

Isso faz o limo crescer em certos pontos da casa, como:

Como remover o limo em diferentes superfícies e ambientes?

como remover o limo
Utilizar os equipamentos e produtos certos é o primeiro passo para saber como remover o limo

Se você quer saber como remover limo da calçada ou outras superfícies, saiba que realizar esse serviço é mais simples do que você imagina. Para tal, basta usar uma boa lavadora de alta pressão em conjunto com produtos específicos para remoção desse tipo de sujeira.

Veja a seguir algumas dicas de realizar limpezas de calçadas para remover limo.

Utilize o equipamento certo

A primeira – e principal – dica de como remover limo com eficiência é utilizar o equipamento certo. E quando nos referimos a equipamento, falamos de uma lavadora de alta pressão WAP, marca Top of Mind da categoria no Brasil.

Isso porque as lavadoras de alta pressão, também conhecidas como “lava a jato”, destacam-se pela eficiência. Dessa forma, ao serem usadas em lavagens pesadas, elas conseguem remover sujeiras e manchas de difícil remoção.

Sabão em pó

Produto comum para limpezas de roupas, o sabão em pó também é indicado para remover limo. Para tal, basta usar meia xícara de sabão em pó para cada meio metro quadrado, aplicando o produto 24 horas antes de fazer a limpeza com a lavadora de alta pressão ou mangueira e esfregão.

Herbicida

Um bom aliado para quem deseja solução rápida e vê uma grande quantidade de limo crescendo na calçada, é o herbicida. Entretanto, evite produtos que contenham sulfato de ferro na fórmula, uma vez que o mesmo pode manchar o concreto.

Ao aplicar o herbicida, tenha cuidado para não prejudicar o ambiente e a sua saúde. Para tal, é importante ler com atenção as instruções do rótulo, além de sempre aplicar a favor do vento e quando estiver com baixa intensidade.

É indispensável também o uso de equipamentos de proteção individual, como máscaras, luvas, macacão, botas especiais, dentre outros.

Cloreto de potássio

Ao optar pelo uso de cloreto de potássio para remover limo, você elimina pequenas colônias da planta de maneira eficaz e não danifica a superfície da calçada. A aplicação do cloreto de potássio deve ser igual à do sabão em pó, porém com a diferença que ele não necessita ser enxaguado após as 24 horas de reação.

Bicarbonato de sódio

Outro produto eficaz na remoção de limo é o bicarbonato de sódio. Para utilizá-lo, basta misturar 200g de bicarbonato com um litro de água. Porém, antes de aplicar a solução, é importante molhar o limo com uma mangueira e esperar por cerca de 3 horas.

Após esse período, basta borrifar a mistura do bicarbonato com a água em cima do limo, repetindo por algumas semanas.

Melhores lavadoras de alta pressão para remover limo

Usar uma lavadora de alta pressão para remover limo é a forma mais eficiente e rápida de fazer esse tipo de trabalho. Isso porque a pressão do jato de água remove com facilidade o limo – assim como outras sujeiras.

A WAP possui uma diversificada linha de lavadoras de alta pressão para diferentes usos, tanto profissional quanto para limpezas leves. Clique aqui para conhecer mais sobre os produtos da marca.

Veja a seguir alguns modelos indicados para remover limo.

WAP Premier 2600

lavadora para remover limo boa e barata
A lavadora de alta pressão WAP Premier 2600 é a melhor opção para limpar as sujeiras mais profundas com rapidez e agilidade.

Com pressão máxima de 2000 PSI e vazão de água de 360 L/h, a lavadora para remover limo WAP Premier 2600 também conta com motor elétrico de 1800 W de potência.

Além disso, acompanha bico regulável para jato tipo leque e concentrado, um bico para jato turbo e mangueira de náilon de 5 metros de comprimento.

WAP Ousada Plus 2200

lavadora de alta pressão para limpar limo
Versão WAP Ousada Plus 2200 é indicada para uso profissional ocasional.

A lavadora de pressão doméstica WAP Ousada Plus 2200 acompanha motor com potência de 1500 W, pressão máxima de 1750 PSI e vazão de água de 342 litros por hora.

Além disso, conta com bico regulável para jato de água leque e concentrado e mangueira de náilon de 3 metros de comprimento.

WAP Ágil 1800

melhor lavadora para remover limo
Versão WAP Ágil 1800 é indicada para uso profissional ocasional.

O modelo de lavadora de pressão doméstica WAP Ágil 1800 conta com motor elétrico de 1400 W de potência, pressão máxima de 1300 PSI e vazão de água de 300 litros por hora.

Também acompanha bico regulável para jato leque e concentrado, mangueira de náilon de 3 metros e é ideal para remoção de sujeiras leves a moderadas.

WAP Atacama Smart 2200

lavadora para remover limo boa e barata
A WAP Atacama possui potência de 1400 W e 1500 PSI de pressão máxima de água

A lavadora de pressão doméstica WAP Atacama Smart 2200 conta com motor de 1400 W de potência, pressão máxima de 1500 PSI e vazão de 330 L/h.

Seu bico regulável permite ajustar o jato de água para os formatos leque ou concentrado. Além disso, também acompanha mangueira de náilon de 3 metros de comprimento.

WAP Extreme Turbo 2800

boa lavadora para limpar limo em casa
Modelo WAP Extreme Turbo 2800 é indicado para quem quer lavar piso externo com lavadora de alta pressão.

O modelo WAP Extreme Turbo 2800 conta com pressão máxima de 2450 PSI, vazão de água de 360 litros por hora e motor elétrico com potência de 1900 W.

Também acompanha bico regulável para jato leque, concentrado e shampoo, bico para jato turbo e mangueira de trama de aço de 5 metros de comprimento.

Onde comprar lavadora de alta pressão para limpar limo?

Se você está à procura de uma lavadora de alta pressão para remover limo, na loja online da WAP você encontra. Além disso, a empresa possui uma grande variedade de produtos para facilitar seu dia a dia.

Para quem está buscando outras opções relacionadas à limpeza, através da nossa loja virtual você encontra acessórios, aspiradores de pó, soluções e produtos de limpeza, e muito mais.

Por fim, a WAP também possui linha de ventiladores, vaporizadores, ferramentas, umidificadores e a recém-lançada linha para jardinagem.

❤️ Acompanhe a WAP nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e TikTok

💡 Fique por dentro de todas as novidades e dicas para sua casa.  

🛒 Acesse nossa loja online e confira a linha completa de soluções para limpeza e bem-estar. 

Dúvidas Frequentes sobre Limo – o que é e como remover

Qual a melhor lavadora de alta pressão para remover limo?

A WAP possui uma diversificada linha de lavadoras de alta pressão para remover limo. Os mais vendidos são os modelos WAP ÁGIL 1800, WAP OUSADA PLUS 2200 e WAP LÍDER 2200. Leia mais em nosso artigo.

Onde comprar lavadora de alta pressão para remover limo?

Na loja online da WAP você encontra todos os modelos de lavadoras de alta pressão com entrega para todo o Brasil!

Qual a melhor marca de lavadora de alta pressão para remover limo?

A WAP é Top of Mind da categoria no Brasil e conta com três linhas de lavadoras de alta pressão: uso ocasional, uso semi-intensivo e uso intensivo. Leia mais em nosso artigo.

Quanto custa uma lavadora de alta pressão para remover limo?

Na loja online da WAP você encontra modelos de lavadoras de alta pressão a partir de R$ 599,90. Leia mais em nosso artigo.

Compartilhar

Artigos Relacionados

Limo – O que é e como remover?
Limo – O que é e como remover?
5 lugares que passam despercebidos durante a limpeza da...
Limo – O que é e como remover?
Limo – O que é e como remover?
6 dicas para proteger sua casa da umidade
Limo – O que é e como remover?
Limo – O que é e como remover?
Como eliminar os ácaros da sua casa
antes e depois

Cuidados com a Casa

Confira as matérias com dicas para você deixar a casa mais aconchegante e organizada. Você vai se surpreender como pequenas mudanças podem transformar os seus ambientes.

Mais lidas

Alimentação Saudável com Air Fryer! Conheça os benefícios
Alimentação Saudável com Air Fryer! Conheça os benefícios
Alimentação Saudável com Air Fryer! Conheça os benefícios
Refeições rápidas e preparo seguro: Panela de Pressão Elétrica
Refeições rápidas e preparo seguro: Panela de Pressão Elétrica
Refeições rápidas e preparo seguro: Panela de Pressão Elétrica
3 opções, uma solução! Conheça a Air Fryer Family da WAP.
3 opções, uma solução! Conheça a Air Fryer Family da WAP.
3 opções, uma solução! Conheça a Air Fryer Family da WAP.

Confira todos os produtos wap