Dicas de como usar o aspirador de pó: Convencional, Vertical, Robô e Mais!

Dicas de como usar o aspirador de pó: Convencional, Vertical, Robô e Mais!

Dicas de Uso
Compartilhar

Como usar o aspirador de pó corretamente?

O aspirador de pó é um super aliado naquele momento da limpeza, pois ele funciona para faxinas diárias e para aquelas mais pesadas. Por isso virou o queridinho das donas de casa.

O grande benefício desse produto é a sua agilidade, já que utiliza um tubo para puxar todo e qualquer tipo de sujeira. 

Mas para garantir resultados satisfatórios e uma vida útil mais longa do seu aspirador de pó, é preciso ficar por dentro de algumas informações e características desse aparelho. Além disso, saber para qual finalidade cada tipo é indicada, como por exemplo os aspiradores convencionais, verticais e os robôs.

Neste artigo, separamos tudo sobre esse equipamento tão útil nos dias atuais. Confira e anote tudo!!!

 Coisas para saber antes de ver como usar o aspirador de pó

Antes daquela faxina, é preciso saber de alguns detalhes sobre os aspiradores de pó disponíveis no mercado. Confira em seguida essas e outras informações para assim, começar a usar o seu aspirador.

Identifique o tipo do seu aspirador

Atualmente, existem três principais tipos de aspiradores de pó: o convencional, vertical e robô. Todos eles são indicados para determinado tipo de limpeza e para o tamanho do ambiente no qual será utilizado. 

Por isso, existe a necessidade de saber quais são essas características e funcionalidades desses modelos. Antes de escolher o seu, conheça as vantagens, funcionalidades e desvantagens de cada um!

Aspirador de pó convencional

aspirador-de-po-convencional-barril

O aspirador de pó convencional nada mais é que aquele modelo mais tradicional e usado por muitas pessoas no mundo todo. Esse produto é indicado para aquelas faxinas mais pesadas e trabalhosas, geralmente são mais potentes, grandes e possui vários bocais para a aspiração.

Alguns modelos ainda possuem recipientes e coletores de pó de até 10 litros. Ou seja, caso você necessite de um aparelho que garanta uma limpeza completa em todos os cômodos da casa, priorize esse modelo. 

Aspirador de pó vertical

aspirador-vertical-limpeza

Um dos produtos de limpeza mais práticos do mercado, o aspirador de pó vertical é super prático e fácil de usar. Nesse sentido, para utilização não é preciso montar, facilitando ainda mais a higienização dos cômodos de toda a casa. 

Ele é indicado para faxinas mais leves e ambientes menores, além disso são modelos 2 em 1: podem ser usados tanto em casa como na limpeza de automóveis.

Outro destaque deste produto é a versatilidade, já que alguns modelos podem ser usados com e sem fio, se você gosta de praticidade escolha o vertical. Não deixe de conferir os 10 melhores aspiradores de pó verticais de 2022.

Aspirador de pó robô

robo-aspirador-de-po

Com o avanço da tecnologia, foi criado o aspirador de pó robô que funciona de forma automatizada, ou seja, por comando. Para facilitar a vida corrida, esse produto funciona sozinho e não precisa ser ligado na tomada e nem ser montado para funcionar. 

Ele pode ser usado em cômodos grandes e pequenos. Dessa forma, basta conferir o nível de carregamento da bateria e remover objetos que possam dificultar o deslocamento durante a limpeza.

Geralmente eles são os mais caros do mercado, mas se você não tem tempo sobrando para uma faxina, com certeza vale o investimento. Se você achou que o aspirador robô atende às suas necessidades da casa, confira a lista dos 10 melhores robôs aspiradores de 2022.

Verifique quais as funções do seu aspirador de pó 

Cada aspirador de pó possui funcionalidades diferentes, com o objetivo de facilitar o momento de limpeza. Mas cada modelo e tipo possui funções diferentes.

Você sabe de todas elas? Confira em seguida algumas dessas principais funcionalidades e como ativá-las em sua próxima faxina. 

Aspirador de pó e líquido: No caso do aspirador de pó e líquido, possuem as funções de aspirar pó e água ao mesmo tempo. É um produto muito vantajoso, pois se no momento da faxina o cômodo tiver líquido espalhado, o aspirador não corre risco de danificar e ainda deixa um ambiente muito mais limpo.

Ainda assim, alguns modelos possuem a função sopro, que pode remover a poeira acumulada apenas com um jato de vento. Por certo sendo muito útil para ambientes mais sujos.

Aspirador multifuncional: Se você procura um aspirador de pó com uma versatilidade de desempenho, o multifuncional é um deles.

Ele possui as funções de lavagem a vácuo, ou seja, funciona tanto na limpeza a seco como molhado. São excelentes na limpeza e secagem de tapetes, cortinas e sofás, podendo retirar manchas e sujeiras. 

Aspirador de pó normal: O aspirador de pó tradicional possui funções mais “basicas”, mas que consegue atender a maioria dos seus usuários. As suas principais funcionalidades são os bicos de aspiração e com eles é possível retirar sujidades e poeiras com mais facilidades.

Dependendo do bico você consegue alcançar lugares mais difíceis, além disso, alguns possuem um botão na parte superior que pode ser acionado com os pés, apenas com um toque.

Caso esteja pensando em adquirir um aspirador versátil que resolva qualquer limpeza, não deixe de conferir os 15 melhores aspiradores de pó de 2022!

Veja quais bocais vieram com o seu aspirador de pó 

bicos-para-aspirador-de-po-wap

Existem diversos bocais de aspiradores de pó. Esse item auxilia na limpeza de determinados locais e alguns são indicados para superfícies com texturas diferentes.

Para utilizá-lo da melhor maneira e aumentar a eficiência do seu aspirador de pó, é preciso saber quais estão disponíveis e para o que serve cada um.

Bocal Multiuso: O bocal multiuso, como o próprio nome já diz, serve para diversas tarefas. Ou seja, das mais simples até as mais difíceis e normalmente é o mais utilizado nas limpezas diárias. Esse bico permite fazer limpezas em carpetes, tapetes, pisos e aspirar embaixo de móveis.

Bocal para Tecido: Esse é menos agressivo do que o restante. Visto que é próprio para serem usados em tecidos sem correr riscos de danificá-los. É ideal para limpar cortinas, almofadas e estofados mais delicados.

Bocal Escova: Já esse bocal, funciona como uma verdadeira escova e é indicado para limpar carpetes e tapetes. Ele garante a remoção de fios e pelos de cachorro que grudam e são difíceis de tirar apenas com o bocal multiuso.

Bocal Fresta: É ideal para retirar aquelas sujeiras e poeiras localizadas em rodapés, cantos dos cômodos e ainda pode ser usado para remover teias de aranha em tetos. 

Como usar o aspirador de pó para fazer a melhor faxina

Agora que você já conhece os tipos de aspiradores de pó, os bocais disponíveis para uso e outras informações, chegou o momento de aprender a usar esse produto na sua faxina. Confira mais dicas e informações!

Comece procurando por objetos perdidos, para que eles não sejam aspirados

Sabe aqueles objetos que somem e nunca mais são achados, mesmo revirando tudo em volta? Com o aspirador de pó, isso pode ser solucionado, já que ele consegue aspirar objetos pequenos. 

Para isso, você pode amarrar uma meia-calça no bocal do aspirador e iniciar os trabalhos. Com essa tática, você irá conseguir resgatar os objetos perdidos e evitará deles irem direto para o coletor de pó. 

Tire pó e espane os móveis antes de usar o aspirador de pó

Uma dica para fazer uma faxina eficiente, é espanar ou limpar os móveis antes de iniciar o uso do aspirador de pó. Recomenda-se essa sequência, pois caso a limpeza dos móveis seja feita depois pode espalhar poeira e pó no ambiente já limpo. 

Por isso é importante seguir essa ordem, garantindo uma limpeza completa e sem riscos de se surpreender. Fique atento!

Coloque um pouco de canela ou de folhas de chá secas dentro do saco do aspirador 

Nada melhor que um ambiente limpo e cheiroso, não é mesmo? Com o aspirador de pó, você consegue fazer as duas coisas. Para isso, basta colocar um pouco de canela dentro do coletor de pó do aspirador e iniciar o processo de limpeza. 

Caso não tenha canela por perto, você pode optar por folhas de chá secas, de sua preferência. Isso garante a diminuição de odores mais fortes como cigarro, cachorro e entre outros. 

Tem manchas no sofá, cama ou tapete? Remova-as com o aspirador de pó! 

Existem algumas manchas difíceis de sair apenas com água e um pano úmido. Para isso existe um produto que soluciona esse problema rapidamente. Uma boa opção, é que antes do uso do aspirador de pó em sofás, cama ou tapetes, use um pouco da solução de limpeza Remove Manchas e esfregue na mancha. 

Feito isso, espere por 5 minutos, dependendo da mancha e inicie o uso do aspirador de pó diretamente na mistura, desde que o mesmo também possa aspirar líquidos. Dessa forma irá remover facilmente os resíduos e possíveis odores também.

Use o aspirador de pó para tirar marcas de móveis do tapete 

Outra dica super valiosa, é que o aspirador pode amenizar marcas de móveis em tapetes e carpetes. Essas marcas se fixam após determinado tempo e geralmente, muito difíceis de serem removidas. Com o aspirador de pó, essa função pode ficar bem mais fácil. 

Basta utilizar cubos de gelo sobre as marcas e após isso, deixe derreter e entrar de fato nas fibras do tapete. Em seguida, passe o aspirador de pó e água sobre o local e seque toda a superfície. Você vai perceber que está tudo limpo e parecendo novo. 

Em quais situações não devo usar o aspirador de pó?

O aspirador de pó é multiuso, podendo ser usado em diversos ambientes e em diferentes situações. Mas apesar da sua versatilidade, em algumas circunstâncias ele não pode ser utilizado. Confira quais são, para evitar possíveis acidentes.

Não aspire pontas de cigarros ou líquidos inflamáveis

Para que o seu aspirador de pó dure por mais tempo, é necessário sempre prestar atenção nos objetos que ele aspira. Caso tenha por perto pontas de cigarros e produtos inflamáveis como álcool, acetona e querosene, mantenha o seu aparelho distante. 

Essas substâncias podem afetar o motor do aspirador de pó e ocasionar explosões. Muito perigoso, né? Tome cuidado!

Reformou a casa? Melhor não usar o aspirador para limpar partículas de gesso e cimento

Claro que depois de uma reforma em casa, nada melhor que uma faxina, não é mesmo? Mas geralmente, reformas acumulam partículas de gesso e cimento, que possuem espessuras muito finas. Assim dificultam a retenção da partícula no filtro. 

Para evitar futuros desconfortos, o indicado é lavar o cômodo com água e sabão neutro. Dessa maneira, fazer o uso do aspirador de pó, removendo todo e qualquer tipo de sujidades restantes.

Não aspire objetos muito grandes 

Se você pretende utilizar o aspirador de pó durante um bom tempo, preste atenção aos objetos espalhados pela casa. Quando muito grandes, como por exemplo pedaços de tecido, pedaços grandes de papel ou revestimento de maços de cigarro podem ocasionar o rompimento da mangueira. 

Priorize a aspiração apenas de poeira e objetos bem pequenos, assim garantirá a conservação do seu produto.

Nunca aspire objetos cortantes

Outra dica muito importante é evitar aspirar objetos cortantes, como agulhas, grampos, alfinetes e vidros. Esses objetos podem danificar a mangueira do aspirador de pó e rasgar o filtro ou coletor de resíduos. 

Ou seja, preste bem atenção no cômodo e retire qualquer objeto que possa estragar seu aparelho.  

Com essas dicas de como usar o aspirador de pó, sua faxina ficará muito mais eficiente!

melhores-aspiradores-de-po

Viu que para escolher um aspirador de pó você precisa verificar outros aspectos? O ideal é verificar o tamanho do ambiente que será utilizado, qual será a frequência de uso, qual tipo e bico você pretende. É super importante alinhar esses detalhes antes da compra, evitando possíveis dores de cabeça.

O aspirador é um produto super útil nos dias de hoje, principalmente para quem possui uma rotina mais agitada e não tem tanto tempo para fazer limpezas pesadas. Mas com esse equipamento, a higienização é certa!

 

Siga todas as dicas e informações deste artigo e faça a melhor escolha na hora de comprar o seu aspirador de pó! Para mais dicas de limpeza e para facilitar o seu cotidiano, acesse Portal Vida Livre.

 

❤️ Acompanhe a WAP nas redes sociais: InstagramFacebookTwitter e TikTok

💡 Fique por dentro de todas as novidades e dicas para sua casa

🛒 Acesse nossa loja online e confira a linha completa de soluções para limpeza e bem-estar

Artigos Relacionados

Dicas de como usar o aspirador de pó: Convencional, Vertical, Robô e Mais!
Dicas de como usar o aspirador de pó: Convencional, Vertical, Robô e Mais!
5 dicas para prolongar a vida útil do seu...
Dicas de como usar o aspirador de pó: Convencional, Vertical, Robô e Mais!
Dicas de como usar o aspirador de pó: Convencional, Vertical, Robô e Mais!
Como usar aspirador vertical: passo a passo para usar...
Dicas de como usar o aspirador de pó: Convencional, Vertical, Robô e Mais!
Dicas de como usar o aspirador de pó: Convencional, Vertical, Robô e Mais!
Dicas de como otimizar o uso do robô aspirador...
antes e depois

Cuidados com a Casa

Confira as matérias com dicas para você deixar a casa mais aconchegante e organizada. Você vai se surpreender como pequenas mudanças podem transformar os seus ambientes.

Mais lidas

5 lugares que passam despercebidos durante a limpeza da casa
5 lugares que passam despercebidos durante a limpeza da casa
5 lugares que passam despercebidos durante a limpeza da casa
Mangueira de alta pressão – O que é, Como escolher, Onde comprar
Mangueira de alta pressão – O que é, Como escolher, Onde comprar
Mangueira de alta pressão – O que é, Como escolher, Onde comprar
<strong>“A empresa Iluminada: Como a WAP se transformou em uma empresa de tecnologia”</strong> 
<strong>“A empresa Iluminada: Como a WAP se transformou em uma empresa de tecnologia”</strong> 
“A empresa Iluminada: Como a WAP se transformou em uma empresa de tecnologia” 

Confira todos os produtos wap