Como resfriar o quarto no calor? Confira 9 dicas

Como resfriar o quarto no calor? Confira 9 dicas

Quarto

Saber como resfriar o quarto no calor contribui diretamente para o bem-estar e para ter uma boa noite de sono. Porém, se você pensa que só é possível diminuir a temperatura do dormitório com ar-condicionado, saiba que há outras opções mais saudáveis e econômicas.

Usar aparelhos como ventilador e umidificador de ar garantem um resultado satisfatório consumindo menos energia e custando menos. Além disso, há também outras dicas que podem ser seguidas para diminuir a temperatura de um quarto abafado e quente.

Confira a seguir algumas dicas de como resfriar o quarto no calor para ter uma boa noite de sono mesmo nos dias de forte calor!

Como resfriar o quarto no calor?

Se você quer saber como resfriar o quarto no calor, saiba que há diferentes modos de fazer isso. Pode ser feito tanto com o uso de aparelhos como ventiladores e ar-condicionado, quanto usando plantas naturais e outros métodos para aumentar a umidade do ar do dormitório.

Confira a seguir o que fazer para aliviar o calor na hora de dormir!

Utilize ventiladores

como resfriar o quarto no calor
Encontre na WAP os melhores modelos de ventiladores de mesa

O uso de ventiladores é a forma mais aconselhável de aliviar o calor do seu dormitório. Entretanto, é preciso saber como resfriar o quarto com ventilador da forma correta para ter um bom resultado.

É indispensável utilizar o ventilador com janelas e portas abertas para que ele jogue o ar quente para fora. Além disso, opte por um modelo de aparelho que tenha variação de rotação vertical, assim, mais áreas do quarto vão receber o ar ventilado.

Observe também a potência e o tamanho do ventilador, além do tipo: de mesa, de coluna ou de parede. Escolha o tipo do ventilador conforme o tamanho do seu quarto e o espaço disponível para instalar o aparelho.

O ventilador é o item mais essencial no verão! Dessa forma a melhor opção de como se refrescar no calor com ventilador é deixando o ambiente arejado.

Há os modelos de ventilador de mesa, ventilador de coluna e ventilador de parede. Cada modelo atende uma necessidade, seja para ambientes pequenos ou maiores. Também existe o modelo 2 em 1, o ventilador que se adapta em qualquer ambiente, cômodo e situação.

Como são os mais silenciosos, podem ser usados tranquilamente durante a noite, já que ainda contam com muita economia de energia.

Uma dica incomum, mas que pode ser feita para amenizar o ar abafado de dentro do quarto, é ligar seu ventilador virado para a janela. Assim, ele irá jogar o ar quente para fora!

Instale um ar-condicionado

Certamente instalar um ar-condicionado no quarto é a forma mais rápida de deixar o ambiente com uma temperatura menor. Entretanto, estar em um ambiente por longos períodos com um ar-condicionado funcionando pode ser prejudicial à saúde.

Além disso, esse tipo de aparelho é mais caro e consome mais energia se comparado a ventiladores ou umidificadores de ar.

Ventilação cruzada

Outra dica natural de como aliviar o calor é usar a ventilação cruzada como uma aliada. Ou seja, aproveitar o vento externo para criar um sistema natural de ventilação que vai ajudar a aliviar a sensação de abafamento e calor do ambiente.

Para isso, basta deixar portas e janelas da casa ou apartamento abertos que o fluxo de ar passará entre os ambientes naturalmente. Dessa forma, vai contribuir para a sensação de frescor e para tirar o ar quente do ambiente.

Aumente a umidade do ar com um umidificador

o melhor umidificador de ar WAP
Com WAP AIR FLOW sua família está mais protegida!

Outra dica importante de como resfriar o quarto no calor é aumentar a umidade do ambiente. Assim, utilizar aparelhos como umidificadores de ar melhoram a sensação de frescor do quarto.

Isso porque o umidificador tem uma tecnologia Ultrassônica que permite a dispersão de uma névoa fria para umidificar o ambiente. Nesse sentido, ele não só diminui o desconforto do tempo seco, mas também deixa o ambiente muito mais agradável.

Sendo assim, o umidificador serve para melhorar a sensação térmica e a umidade do ambiente, além de contribuir com pessoas alérgicas e as doenças respiratórias causadas pelo tempo seco.

Opte por iluminação LED 

O tipo de iluminação que você utiliza nos ambientes influencia diretamente na temperatura dele. Isso porque lâmpadas de LED, apesar de gerar uma pequena quantidade de calor durante seu funcionamento, possuem estrutura de alumínio ou termoplástico que ajuda a dissipar essa temperatura antes que ela seja transferida ao ambiente.

Entretanto, nas lâmpadas tradicionais, incandescentes, isso não acontece e há um agravante de elas gerarem mais calor enquanto estão funcionando.

Dessa forma, trocar as lâmpadas e acessórios de iluminação do seu quarto para opções de LED vai ajudar a não esquentar ele.

Tenha cortinas e paredes de cores claras

A cor das paredes e cortinas do quarto também influencia diretamente na sensação de calor. Isso porque cores claras são naturalmente mais frias, enquanto que cores escuras tendem a absorver o calor.

Então, tanto nas paredes, quanto em cortinas ou persianas é indicado opções nas cores branca, cinza claro, off-white ou creme.

Feche as cortinas durante o dia 

Ainda sobre cortinas e persianas, é importante que elas estejam fechadas ou impedindo a entrada de raios de sol no quarto. Isso vai fazer com que a temperatura do ambiente não suba tanto, além de conseguir refletir os raios solares.

Com o anoitecer, é hora de abrir as cortinas ou persianas, fazendo com que a briza noturna – geralmente mais fresca – possa entrar no ambiente.

Entretanto, vale destacar que para evitar que mosquitos e outros insetos entrem no quarto, é indicado o uso de telas mosquiteiras nas janelas e aparelhos repelentes.

como refrescar um ambiente muito quente
Além do uso de ventiladores e umidificadores de ar, manter as cortinas fechadas durante o dia também é uma boa dica

Utilize plantas naturais

Outra dica para aumentar a umidade do ambiente de forma natural é colocar plantas no quarto. Isso porque elas retém umidade e a liberam para o ambiente. Além disso, são opções perfeitas para aromatizar o ambiente.

Use gelo ao seu favor

A criatividade é uma qualidade natural de todo brasileiro. E há como usá-la também para diminuir a temperatura de um quarto abafado e quente.

Se você tiver um ventilador no dormitório, coloque uma vasilha com gelo em frente ao aparelho. Isso fará com que o ar fresco emitido pelo gelo se espalhe pelo ambiente, diminuindo a temperatura local.

Onde comprar ventilador e umidificador de ar?

Se você está à procura de um bom ventilador ou umidificador de ar para resfriar o quarto no calor, saiba que a WAP conta com diferentes modelos de aparelhos para este fim. São diferentes opções tanto para uso doméstico quanto em ambientes corporativos.

Através da loja online da WAP é possível adquirir ventiladores e umidificadores de ar com entrega para todo o Brasil.Além disso, também é possível conferir outros aparelhos que vão facilitar seu dia a dia como aspiradores de pó, lavadoras de alta pressão, máquinas extratoras de sujeiras, MOPs de limpeza, ferramentas, vaporizadores e itens de jardinagem.

❤️ Acompanhe a WAP nas redes sociais: InstagramFacebookTwitter e TikTok.

💡 Fique por dentro de todas as novidades e dicas para sua casa.

🛒 Acesse nossa loja online e confira a linha completa de soluções para limpeza e bem-estar!

Dúvidas Frequentes sobre como resfriar o quarto no calor

Como resfriar um quarto muito quente?

Há diversas formas de resfriar um quarto muito quente como utilizar ar-condicionado, ventilador ou umidificador de ar, se fazer valer da ventilação cruzada, espalhar plantas naturais pelo ambiente, dentre outras soluções. Lei mais no nosso artigo!

Como deixar o quarto gelado no calor?

Se você não tiver um ar-condicionado, é indicado utilizar um umidificador de ar em conjunto com um ventilador. Assim, o ambiente ficará mais úmido e a sensação de calor vai diminuir. Lei mais no nosso artigo!

Como resfriar o quarto com água?

Para resfriar um quarto com água é necessário ter um umidificador de ar que vai espalhar um fino vapor de água pelo ambiente, aumentando a umidade do local e diminuindo a sensação de calor. Lei mais no nosso artigo!

Como arejar um quarto abafado?

Para arejar um quarto abafado é preciso ter um bom ventilador e também se fazer ventilação cruzada para trocar o ar quente pelo ar natural. Lei mais no nosso artigo!

Onde comprar ventilador e umidificador para resfriar o quarto?

Através da loja online da WAP é possível comprar os melhores modelos de ventilador e umidificador de ar. Lei mais no nosso artigo!

Compartilhar

Produtos Relacionados

Ventiladores

Ventiladores

COMPRAR AGORA

Artigos Relacionados

Como resfriar o quarto no calor? Confira 9 dicas
Como resfriar o quarto no calor? Confira 9 dicas
Como limpar a casa de praia?
Como resfriar o quarto no calor? Confira 9 dicas
Como resfriar o quarto no calor? Confira 9 dicas
8 dicas para dormir bem no calor
Como resfriar o quarto no calor? Confira 9 dicas
Como resfriar o quarto no calor? Confira 9 dicas
Tempo seco: saiba como preparar a sua casa
antes e depois

Cuidados com a Casa

Confira as matérias com dicas para você deixar a casa mais aconchegante e organizada. Você vai se surpreender como pequenas mudanças podem transformar os seus ambientes.

Mais lidas

Umidificador de Ar WAP AIR FLOW U2: Conforto e bem-estar
Umidificador de Ar WAP AIR FLOW U2: Conforto e bem-estar
Umidificador de Ar WAP AIR FLOW U2: Conforto e bem-estar
Como manter a casa sempre limpa com um Aspirador Robô
Como manter a casa sempre limpa com um Aspirador Robô
Como manter a casa sempre limpa com um Aspirador Robô
Concurso Receita de Família WAP
Concurso Receita de Família WAP
Concurso Receita de Família WAP

Confira todos os produtos wap