Como conduzir uma limpeza pós obra?

Como conduzir uma limpeza pós obra?

Empreendedorismo
Compartilhar

É sempre gratificante ver uma obra finalizada, seja associada à construção de um prédio ou a uma reforma simples na sua casa, resolvendo um problema de infiltração, por exemplo. Mas logo após a conclusão dessa atividade, é preciso cuidar da limpeza pós obra.

Principalmente quando você se encontra no papel do profissional que entregará essa obra completa para o cliente que contratou os seus serviços, como uma construtora que pretende colocar um apartamento à venda no mercado imobiliário.

É justamente por ser um movimento importante que o momento da limpeza é visto cada vez mais como uma parte pertencente à realização de uma obra. Dessa forma como o acabamento final, permitindo que uma residência possa ser vendida, alugada e preenchida por moradores.

Fazendo inclusive com que existam empresas responsáveis especificamente pelos serviços de limpeza e conservação. Ou seja, garantem que esses retoques finais possam ser concluídos, destacando a importância que a faxina pós-obra tem.

A importância de uma limpeza adequada

Independentemente do tamanho de uma obra, é comum que essa ação resulte em uma grande quantidade de sujeira e pequenos destroços sejam espalhados por esse ambiente. Sendo possível visualizar a quantidade de pó que um simples buraco na parede pode causar.

E quando se fala de uma obra é possível encontrar os mais diversos tipos de materiais espalhados pelo ambiente que acabou de passar por uma reforma, ou até mesmo ser erguido, como restos de:

Além de muitos outros materiais que possam ter sido utilizados na realização dessa obra em um espaço de propósito específico. Como para a venda do imóvel, ou para que uma pessoa cuide de uma renovação do seu lar.

E com tamanha variedade de espaços a serem limpos, é possível encontrar no mercado companhias que atuam com serviços de limpeza para pontos específicos. Por exemplo uma empresa que ofereça limpeza de fachada e janelas de vidro em grandes prédios.

Caso opte por você mesmo cuidar da limpeza da sua casa após uma reforma, ou então seja uma empresa que trabalhe com esse tipo de serviço, é importante seguir certas etapas. Dessa maneira garante a melhor resolução possível para essa faxina em grande escala.

Conduzindo corretamente a limpeza pós-obra

Para garantir que esse processo de limpeza seja feita da melhor forma possível é preciso acompanhar com atenção as etapas que serão definidas a seguir. A começar pela:

Utilização de equipamento de segurança

Segurança em primeiro lugar. Quando se trata do mercado de trabalho esse é um conceito de grande relevância. Principalmente quando se trata de empresas do ramo da construção, onde os seus funcionários estão expostos a uma série de riscos.

Para evitá-los é importante trabalhar com o auxílio de:

Objetos conhecidos como parte do kit de EPI (Equipamentos de Proteção Individual). Afinal devem ser utilizados também por empresas que trabalham com a terceirização de mão de obra limpeza.

Retirada de entulho

Após colocar todo o equipamento de segurança necessário é possível começar o processo de limpeza de uma obra. Sem dúvida é recomendável começar pela retirada dos entulhos.

Em princípio as peças de maior destaque que ocupam espaço no local após a obra de reforma. Sendo possível dar continuidade ao processo de limpeza somente após a retirada do entulho presente nesse ambiente.

Proteja os acabamentos

Se uma obra levanta poeira, a mesma coisa acontece durante o processo de limpeza. Nesse caso é importante cuidar dos acabamentos e instalações presentes nessa obra, como tomadas e interruptores.

Elementos a serem cobertos com fita, por exemplo, para evitar a entrada de materiais que possam danificar essa estrutura elétrica, ou até mesmo o teor decorativo do lugar.

Comece por cima

Depois de tomar conta de todos os pormenores é chegado o momento de iniciar o seu processo de limpeza do lugar. Por certo, é recomendável começar pelo alto, como bancadas, o teto, entre outras partes altas.

Dessa maneira garante que a sujeira e poeira possam cair diretamente no chão.

Termine por baixo

Após cuidar das partes superiores, é possível terminar o seu processo de limpeza cuidando das partes inferiores. Chão e escadas, cuidando da retirada completa de qualquer  indício da obra realizada, varrendo a poeira ou limpando os pingos de tinta no chão.

 

Ao seguir todas essas etapas é possível garantir a qualidade da limpeza pos obra realizada em um espaço específico, permitindo ao futuros moradores desfrutarem das riquezas deste local após o término de uma obra.

Assim como a limpeza interna do local é importante, a limpeza de fachadas também deve ser realizada!

Conte com os produtos WAP para ter mais eficiência e praticidade em qualquer limpeza. São soluções pensadas especialmente para limpar profundamente sem danificar o local, oferecendo muito mais resultado.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

❤️ Acompanhe a WAP nas redes sociais: InstagramFacebookTwitter e TikTok.

💡 Fique por dentro de todas as novidades e dicas para sua casa.

🛒 Acesse nossa loja online e confira a linha completa de soluções para limpeza e bem-estar!

Produtos Relacionados

Limpe Pro

Limpe Pro

COMPRAR AGORA
Lavadora de alta pressão

Lavadora de alta pressão

COMPRAR AGORA

Artigos Relacionados

Como conduzir uma limpeza pós obra?
Como conduzir uma limpeza pós obra?
Como abrir um negócio? Saiba como se estabelecer no...
Como conduzir uma limpeza pós obra?
Como conduzir uma limpeza pós obra?
Inovações no mercado de limpeza profissional
Como conduzir uma limpeza pós obra?
Como conduzir uma limpeza pós obra?
Como as lavadoras de alta pressão trazem economia para...
antes e depois

Cuidados com a Casa

Confira as matérias com dicas para você deixar a casa mais aconchegante e organizada. Você vai se surpreender como pequenas mudanças podem transformar os seus ambientes.

Mais lidas

3 opções, uma solução! Conheça a Air Fryer Family da WAP.
3 opções, uma solução! Conheça a Air Fryer Family da WAP.
3 opções, uma solução! Conheça a Air Fryer Family da WAP.
Extratora portátil em ambientes profissionais
Extratora portátil em ambientes profissionais
Extratora portátil em ambientes profissionais
Almoço para o Dia das Mães na Air Fryer: 3 receitas deliciosas!
Almoço para o Dia das Mães na Air Fryer: 3 receitas deliciosas!
Almoço para o Dia das Mães na Air Fryer: 3 receitas deliciosas!

Confira todos os produtos wap