7 dicas de ferramentas para melhorar o atendimento do seu Lava Car

7 dicas de ferramentas para melhorar o atendimento do seu Lava Car

Manutenção

O lava jato é uma forma de negócio que pode ser bastante lucrativa. Mas, para que sua empresa tenha um diferencial, é necessário trabalhar em cima de ferramentas para atendimento, fazendo com que o cliente tenha uma boa experiência no contato com a marca. 

Neste artigo, você compreenderá sobre o lava jato e sua importância, assim como acompanhará dicas para quem pretende investir nesse negócio. Confira os detalhes no decorrer do artigo e aproveite! 

O lava jato: o que você precisa saber?

Se você deseja abrir um lava jato, é importante compreender alguns elementos importantes relacionados ao processo de abertura da empresa, como alguns aspectos burocráticos, destacados a seguir:

O contador é o profissional que ajuda na gestão financeira do seu negócio. 

Além disso, ele fica responsável pela folha de pagamento dos funcionários e fornecedores, conseguindo, ainda, emitir laudos técnicos sobre os resultados e a situação financeira da empresa, o que contribui para uma boa tomada de decisão.

A partir desses dados, o profissional consegue ter uma melhora no gerenciamento do lava-jato, identificando investimentos e cortes necessários, bem como tendências em que vale a pena investir. 

Outro ponto essencial é pensar na obtenção do registro em junta comercial, assim como emitir as licenças necessárias, sobretudo, a licença ambiental, de resíduos sólidos e do corpo de bombeiros. 

Em alguns casos, sua empresa pode buscar como fazer licenciamento online para realizar os processos de forma mais prática, fazendo com que seu negócio esteja em dia com a legislação. 

Com a obtenção da documentação necessária, é possível ter seu alvará de funcionamento e registrar a lava car adequadamente.

Estruturando o espaço

Ao iniciar o planejamento de um negócio, junto a avaliação de liberações e processos de regularização, é necessário buscar por um terreno ou estabelecimento que pode ser utilizado para a construção do lava car.

Nesse sentido, recorrer a construtoras em SP ou demais regiões para elaborar a planta do estabelecimento e começar a desenvolver o projeto é fundamental.

Com o apoio profissional é possível desenvolver um ambiente realmente funcional e seguro, adequado às normas que regem o setor, tendo um melhor aproveitamento para atrair os clientes.

Como melhorar o atendimento em seu lava rápido?

Agora que você já conhece mais detalhes sobre a abertura e registro de um negócio de lavar carros, é fundamental conferir algumas dicas importantes do ponto de vista de atendimento e qualidade.

Isso porque esses são aspectos fundamentais para atrair e reter clientes, destacando seu negócio e mantendo-o funcionando.

1. Ofereça um espaço agradável ao cliente 

Nossa primeira dica para sua empresa é pensar em um espaço que seja agradável para o cliente, como um ambiente para a espera do veículo enquanto a limpeza ocorre – no caso de serviço rápido.

Lembre-se que as pessoas gostam de um ambiente confortável, limpo, arejado e até bem decorado. Por isso, é fundamental oferecer um espaço que traga a sensação de bem-estar e confiança.

Existem algumas adequações que podem ser essenciais para fazer com que seu negócio seja mais atrativo e convidativo ao cliente. Algumas dicas são tentar oferecer uma decoração moderna, com móveis confortáveis e utilizar de temas, como veículos clássicos. 

Além disso, vale a pena procurar por uma consultoria em TI, para garantir que a sala tenha um espaço com televisão e internet de boa qualidade.

Essas percepções contribuem para trazer uma boa experiência ao cliente no contato com sua marca, criando uma boa memória em relação ao atendimento e serviço prestado.

Lembre-se também de oferecer um cafezinho e uma água, dois itens “básicos”, mas que fazem toda a diferença no conforto. Em alguns casos, um espaço de refeitório também pode ser uma opção atraente;

Para melhor administrar o espaço, é importante consultar uma administração de condomínios residenciais, assim como procurar empresas que fiquem responsáveis pela segurança patrimonial. 

2. Lembre-se que o bom atendimento é fundamental 

O atendimento é um ponto essencial para agregar uma boa experiência ao cliente no contato com seu negócio. 

Desse modo, as equipes precisam de treinamento para saber como lidar com o cliente em cada momento, sendo receptivas no processo de interação, identificação dos serviços necessários e recomendação das atividades.

As equipes precisam ser treinadas em relacionamento com o cliente, realizando a oferta dos produtos da sua empresa de forma efetiva e atrativa, demonstrando a solução proporcionada, melhorando a experiência do cliente.

Isso vale para todos os canais de comunicação da empresa, seja por meio do WhatsApp, e-mail, telefone e no próprio atendimento presencial – pré e pós lavagem do veículo.

3. Conte com serviços complementares em seu lava car 

Além de contar com um lava rápido, que já realiza a lavagem simples do veículo, é possível ofertar outros serviços importantes ao negócio, como é o caso de parcerias com postos de gasolina.

Desse modo, além de oferecer uma boa ducha, lembre-se também de ofertar serviços de polimento, troca de óleo e filtros que são importantes para a manutenção do automóvel e se relacionam diretamente com o segmento de atuação. 

Outros serviços que podem ser oferecidos são a higienização do ar condicionado e outras atividades de limpeza para manutenção e qualidade do veículo. 

Também é possível realizar outros serviços em veículos como motocicletas e caminhões. 

Por exemplo, com essa expansão da sua marca é possível fazer com que transportadoras em Ribeirão Preto lavem seus veículos nesses locais, o que contribui para o aumento da renda da empresa. 

É possível inovar também com a inserção de uma conveniência e farmácia no local. 

4. Realize promoções e desenvolva  parcerias

Os clientes, de um modo geral, adoram promoções! Por isso, o cliente precisa entender que é uma vantagem lavar o carro em seu negócio. Isso traz um diferencial competitivo, sendo fundamental que sua empresa invista em promoções.  

Nesse caso, busque analisar quais são as estratégias de vendas que podem ser realizadas, levando em conta quais os serviços mais procurados, por exemplo, para avaliar quais são as promoções que mais fazem sentido e podem ser oferecidas. 

Uma dica é agregar brindes de lavagens, assim como oferecer descontos progressivos. 

Outro ponto positivo é a partir de um número de lavagens disponibilizar uma lavagem grátis ao cliente, assim como um desconto no contato com um mecânico.

Sua empresa também pode firmar parcerias com outras instituições que são próximas, pensando nessa oferta de descontos. Um exemplo é fazer parcerias com supermercados, prédios de comércio, dentre outros. 

5. Fidelize o cliente 

É muito importante pensar em estratégias de fidelização do cliente. Afinal, é mais fácil (e barato) manter um cliente que já teve contato com sua marca do que simplesmente buscar um novo cliente para o seu negócio de forma recorrente. 

Contudo, é preciso manter equilíbrio entre ambas as ações.

Por exemplo, quem já teve contato com sua marca conhece o seu trabalho e serviço, reconhecendo a qualidade e valor do serviço. Assim, confia em voltar ou indicar.

O processo de fidelizar o cliente envolve a potencialização dos lucros de uma empresa e pode ser feita por meio da criação de programas de fidelidade. 

Esse programa pode ser desenvolvido por meio da aquisição de pontos a partir do momento que um cliente faz uso do seu serviço, podendo ser avaliado a cada retorno ou indicação, por exemplo.

A contabilização desses pontos pode ser feita por meio de um sistema de gestão que registre os pontos acumulados. Uma forma bastante interessante de fazer isso é por meio dos cartões de fidelidade com adesivos e troca por prêmios.

Uma dica interessante é disponibilizar brindes aos clientes, como mochilas, bonés, garrafas, canecas, dentre outros. 

6. Divulgue sua empresa 

A divulgação das suas estratégias é uma ação essencial para que os clientes saibam o que sua empresa tem realizado. 

Existem várias formas de comunicação e de divulgar seus produtos e serviços. 

A primeira delas é a comunicação visual impressa, que se dá por meio de faixas e placas de comunicação. Também é possível destacar a divulgação em outdoors, assim como por meio de folders e panfletos. 

Além disso, temos as mídias sociais, que permitem a prospecção de clientes, fidelização dos usuários, assim como a construção da relação da marca. 

Alguns exemplos de redes sociais são facebook e Instagram, que permitem impulsionar postagens, assim como melhorar a interação com o potencial cliente. 

No meio digital também é possível realizar a publicação de postagens por meio de sites, assim como o envio de e-mail marketing. 

Para publicar conteúdo nos meios digitais, seja nas redes sociais ou no site, é importante criar um planejamento de comunicação, assim como investir em marketing de conteúdo e em inbound marketing, que é o marketing de atração. 

É de extrema importância ser claro e objetivo com o consumidor em todos os momentos de comunicação, e as redes sociais são muito importantes para atrair o olhar do público e se aproximar desses usuários de forma precisa, informando os valores e condições especiais do espaço.

Nesse sentido, colocar anúncios chamativos com um preço justo, demonstrar os processos de limpeza e evidenciar a ambientação são ideias criativas para cativar os potenciais clientes.

Afinal, assim como uma empresa que trabalha com ozonioterapia capilar preço pode deixar o processo em exibição ou apresentar uma tabela de custos nos contatos com os consumidores em redes, demonstrando transparência, o mesmo método se aplica a um lava car, tendo a vantagem de exibir no estabelecimento também e de divulgar promoções.

7. Desenvolva um diferencial competitivo 

Podem existir vários lava rápidos em uma cidade. Desse modo, é preciso pensar qual é o diferencial que sua empresa tem. Assim, apesar da concorrência, com as estratégias certas é possível obter um diferencial e atingir um público qualificado para seu negócio.

Por isso, vale a pena investir em tecnologia e inovação, assim como seguir as dicas que já apontamos neste material.

Um diferencial é inovar as formas de pagamentos, disponibilizando diferentes opções, aceitando cartões de débito, crédito, pix, transferência, dentre outros. 

O pagamento em pix, por exemplo, tem sido muito comum e ocorre por meio do cadastro de chaves de segurança.

Outro diferencial é oferecer mais horários de serviços, assim como funcionar aos finais de semanas. 

A partir dessas orientações, realize uma análise de quais dicas podem ser implementadas em seu negócio e passe a obter bons resultados. 

Lembre-se que o grande diferencial, dentro do que foi trabalhado neste artigo, é pensar em oferecer ao cliente um bom atendimento dos serviços que são realizados por sua empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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