Lixadeira orbital – O que é? Onde comprar?

Lixadeira orbital – O que é? Onde comprar?

Soluções Inovadoras
Compartilhar

Uma lixadeira orbital é a ferramenta ideal para lixar madeira, gesso, paredes e metais, seja domesticamente, seja profissionalmente. Ela traz conforto, desempenho e menos esforço na hora de realizar o lixamento de paredes ou dar acabamento em alguma peça.

Devido à sua estrutura compacta e o fácil funcionamento da ferramenta, é possível realizar diferentes serviços em madeiras, gesso, paredes de diferentes materiais e metais.

Por isso, saber escolher qual modelo de lixadeira orbital comprar é fundamental para conseguir realizar o serviço desejado. Confira neste artigo como fazer essa escolha e onde utilizar uma lixadeira orbital.

Aproveite e leia também nosso artigo sobre os melhores kits de ferramentas completos para ter em casa ou na oficina.

O que é uma lixadeira orbital

o que é lixadeira orbital
Esse tipo de ferramenta é ideal para lixar madeira, gesso, metais, dentre outros materiais

Uma lixadeira orbital, também conhecida como “treme-treme” é uma ferramenta indicada para lixar e fazer acabamentos em madeiras, gesso, paredes de diferentes materiais e também metais.

De funcionamento simples, ela conta com um motor elétrico que faz com que sua base faça pequenas oscilações. Também na base fica localizada a lixa que recebe as oscilações do motor e faz com que sejam removidos volumes e imperfeições da superfície onde a lixadeira orbital está operando.

Dessa forma, ao fazer movimentos contínuos com a lixadeira orbital, em conjunto com a vibração do motor do aparelho, é possível faze o lixamento de diferentes superfícies.

Vale destacar que qualquer tipo de lixa pode ser utilizada na base da lixadeira. Há modelos como base de 1/4 de lixa ou 1/3 de lixa.

Ou seja, você compra uma lixa padrão e pode dividir ela em quatro ou três pedaços iguais, sendo assim ela servirá na base da lixadeira, sem precisar fazer ajustes.

Outra vantagem de uma lixadeira orbital é que, devido ao seu tamanho compacto e leve, é indicado para uso em serviços de longa duração. Assim, o usuário da lixadeira tende a cansar menos durante o trabalho.

Além disso, também é possível fazer serviços em pequenas superfícies, como pequenos pedaços de madeiras ou metais, com mais facilidade.

Vantagens e onde usar lixadeira orbital

A lixadeira orbital é extremamente útil para lixar e fazer acabamentos em diferentes superfícies. Com ela, é possível realizar trabalhos em madeiras, gesso, paredes e metal.

Além da versatilidade de uso em diferentes superfícies, esse tipo de ferramenta oferece outras vantagens, como:

Como escolher uma lixadeira orbital

melhor lixadeira orbital
Para escolher uma boa lixadeira orbital é preciso analisar a potência e também os acessórios que acompanham a ferramenta

Para escolher uma boa lixadeira orbital é preciso analisar as características do produto. Detalhes como potência do motor, velocidade de órbitas por minuto (OPM), dentre outros, são fundamentais para determinar se a lixadeira é boa ou não.

Confira a seguir dicas de como fazer essa escolha de forma assertiva.

Analise a potência e a velocidade de OPM

Uma boa lixadeira orbital precisa ser potente. Para isso, é preciso analisar a potência elétrica do motor e também a velocidade de órbitas por minuto (OPM).

A potência elétrica do motor é medida em Watts (W) e indica a capacidade de converter a energia elétrica em energia mecânica. Quanto mais alto for o número indicado em Watts, mais forte será o motor.

Entretanto, vale destacar que o consumo de energia elétrica também será maior. Para uma lixadeira orbital, o indicado é que ela tenha entre 200 e 400 W.

Já a velocidade de órbitas por minuto (OPM) é a medida da frequência com que a base faz o movimento de oscilação para movimentar a lixa. Dessa forma, quanto maior for a OPM, mais fácil será para lixar e fazer a remoção de imperfeições nos objetos e superfícies.

O indicado para uma lixadeira orbital é ter uma velocidade de OPM entre 13 e 15 mil.

Dimensão da lixa

Outro fator que precisa ser analisado em uma lixadeira orbital é a dimensão da lixa utilizada pelo aparelho. Há opções de 1/4 de lixa ou 1/3 de lixa.

Isso significa que com uma folha de lixa convencional é possível dividir ela em quatro ou três pedaços iguais. Sendo assim ela servirá na base da lixadeira, sem precisar fazer ajustes e economizando na hora de realizar o serviço.

Estrutura da lixadeira

Fique atento também na estrutura da lixadeira orbital. Opte por um modelo compacto e leve, assim, é possível realizar serviços em superfícies ou objetos pequenos, ou grandes e por um longo período.

Fique atento também no comprimento do cabo elétrico para ser de uma medida que contribua para a locomoção da lixadeira durante o serviço.

Verifique os acessórios

Por fim, verifique quais acessórios acompanham a lixadeira orbital. Itens como coletor de resíduos, gabarito para perfurar a lixa da forma correta para o melhor funcionamento do aparelho são fundamentais em uma lixadeira.

Também vale analisar a ergonomia e a durabilidade do cabo e demais componentes.

Conheça a lixadeira orbital WAP ELO 250

lixadiera orbital wap
A lixadeira orbital WAP ELO 250 mescla potência com excelente custo-benefício

A lixadeira orbital WAP ELO 250, lançamento da marca para 2023, mescla conforto, desempenho e menos esforço na hora de realizar o lixamento de paredes ou dar acabamento em alguma peça.

Ela conta com motor elétrico de 250 W de potência e uma velocidade de OPM de 14 mil. Além disso, conta com cabo elétrico com 1,7 metro de comprimento e coletor de resíduos com capacidade de 240ml.

Ela possui pegada ergonômica e emborrachada, o que permite maior conforto durante a aplicação de pressão na ferramenta, assim, fazendo com que o lixamento seja mais consistente e traga menos vibração para o usuário.

A base da lixa possui o tamanho de 1/4 de uma lixa convencional. Ou seja, você compra uma lixa padrão e pode dividir ela em 4 pedaços iguais, sendo assim ela servirá na base da lixadeira, sem precisar fazer ajustes.

Por fim, a lixadeira orbital WAP ELO 250 acompanha um saco reutilizável coletor de pó, um gabarito para furar lixa, uma lixa e duas escovas de carvão para uma troca.

Conheça outras ferramentas da WAP

A WAP conta com uma linha completa de ferramentas profissionais e para uso doméstico. São ferramentas para cortar, serrar, parafusar, medir, dentre outras tarefas. Confira alguns modelos para usar em sua oficina junto com a lixadeira orbital WAP ELO 250.

Esmerilhadeira WAP EEA 960

esmerilhadeira-wap-EEA- 960

A esmerilhadeira é uma ferramenta elétrica que serve para cortar, polir, lixar. Ainda mais, pode ser usada para fazer acabamentos em peças de aço e estruturas metálicas em geral.

Ideal para quem busca realizar cortes em diferentes materiais, a Esmerilhadeira WAP EEA 960 traz a garantia de um serviço com mais precisão.

Deve ser usada com cuidado e atenção, visto que é uma ferramenta que pode soltar pequenas fagulhas durante a tarefa. Nesse caso é importante o uso de EPIs, os equipamentos de proteção individual, para maior segurança.

Como exemplo use luvas, óculos de segurança, máscara e protetor auricular. Além disso, é indicado sempre usar uma capa de proteção por cima de uma camiseta de mangas longas.

Serra circular WAP ESC 1500

serra-circular-wap-ESC-1500

Outro lançamento, a Serra circular WAP ESC 1500 é uma ferramenta versátil, que pode cortar diversos tipos de materiais, dependendo da lâmina usada.

Conta com potência de 1500 W, bocal direcionador de resíduos, guia paralela, disco de corte, punho auxiliar, e guia laser. Isto é, uma ferramenta com a qualidade que precisa para um corte mais assertivo.

Além disso acompanha guia a laser, para maior precisão no corte. Lembrando que os EPIs também são super importantes durante o uso dessa ferramenta.

Parafusadeira e Furadeira 12V WAP BPF 12K2

parafusadeira-e-furadeira-12V-WAP-BPF-12K2

Muito úteis na montagem e desmontagem de móveis, por exemplo, a Parafusadeira e Furadeira 12V WAP BPF 12K2 é uma ferramenta essencial para ter em casa.

A parafusadeira é utilizada para fixar, apertar ou desenroscar parafusos e rebites. Já a furadeira, na perfuração de paredes de tijolo, para a colocação de quadros e prateleiras em casa.

O melhor de tudo, é que a Parafusadeira e Furadeira 12V WAP BPF 12K2 possui tanto o modo parafusadeira quanto modo furadeira. Dessa forma oferece muito mais versatilidade na hora do uso.

Possui duas velocidades, maior numero de rotações e maior torque, sendo um grande aliado nas tarefas. É bivolt e possui bateria recarregável de lítio (Li-Íon), proporcionando melhor desempenho em um produto mais compacto.

Onde comprar lixadeira orbital

Na loja online da WAP é possível comprar a lixadeira orbital WAP ELO 250, bem como outras ferramentas para uso doméstico ou profissional.

Além disso, no site da empresa também estão disponíveis lavadoras de alta pressão, aspiradores de pó, extratoras de sujeira, ventiladores, umidificadores de ar, vaporizadores, mops de limpeza e itens para jardinagem.

❤️ Acompanhe a WAP nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e TikTok

💡 Fique por dentro de todas as novidades e dicas para sua casa.  

🛒 Acesse nossa loja online e confira a linha completa de soluções para limpeza e bem-estar. 

Perguntas frequentes obre lixadeira orbital

O que é uma lixadeira orbital?

Uma lixadeira orbital, também conhecida como “treme-treme” é uma ferramenta indicada para lixar e fazer acabamentos em madeiras, gesso, paredes de diferentes materiais e também metais. Leia mais no nosso artigo.

Onde posso usar uma lixadeira orbital?

Devido à sua estrutura compacta e o fácil funcionamento da ferramenta, é possível realizar diferentes serviços em madeiras, gesso, paredes de diferentes materiais e metais. Leia mais no nosso artigo.

Qual é a melhor lixadeira orbital?

A lixadeira orbital WAP ELO 250 mescla conforto, desempenho e menos esforço na hora de realizar o lixamento de paredes ou dar acabamento em alguma peça. Ela conta com motor elétrico de 250 W de potência e uma velocidade de OPM de 14 mil. Leia mais no nosso artigo.

Onde comprar lixadeira orbital?

Na loja online da WAP é possível comprar a lixadeira orbital WAP ELO 250, bem como outras ferramentas para uso doméstico ou profissional.

antes e depois

Cuidados com a Casa

Confira as matérias com dicas para você deixar a casa mais aconchegante e organizada. Você vai se surpreender como pequenas mudanças podem transformar os seus ambientes.

Mais lidas

Refeições rápidas e preparo seguro: Panela de Pressão Elétrica
Refeições rápidas e preparo seguro: Panela de Pressão Elétrica
Refeições rápidas e preparo seguro: Panela de Pressão Elétrica
3 opções, uma solução! Conheça a Air Fryer Family da WAP.
3 opções, uma solução! Conheça a Air Fryer Family da WAP.
3 opções, uma solução! Conheça a Air Fryer Family da WAP.
Extratora portátil em ambientes profissionais
Extratora portátil em ambientes profissionais
Extratora portátil em ambientes profissionais

Confira todos os produtos wap