Realizar a limpeza leve, geral ou pesada, e a organização da casa é uma tarefa importante. Isso para manter o ambiente saudável e gostoso para se viver. Porém, separar um tempo para realizar essas tarefas pode ser complicado ou até mesmo exaustivo.
Todos os dias surgem poeira e outros tipos de sujeira que acabam invadindo os espaços de uma casa. Esse tipo de problema pode ser resolvido ao contratar serviços de diarista, assim é possível manter os ambientes limpos e ter um tempo livre para descansar.
Porém, antes de você decidir contratar serviços externos ou realizar a limpeza você mesmo, é preciso entender que existem diferentes maneiras de realizar essa ação. Nesse sentido cada tipo de faxina é necessária um ambiente ou sujeira.
Independente do tipo de limpeza que irá realizar, existem alguns produtos e utensílios que pode te ajudar nessa tarefa, como:
O que irá determinar a escolha para comprar produtos de limpeza, será quais ambientes cada um desses produtos serão utilizados. Por isso, o ideal é saber diferenciar os tipos de limpeza, além de ter atenção e cuidado na hora da execução.
A limpeza de escritório, por exemplo, não requer uma limpeza mais pesada com frequência, sendo necessário somente tirar o pó da superfícies e higienizar o chão.
Já o banheiro e a cozinha, são espaços utilizados com frequência, e que geralmente precisam de uma faxina geral ou pesada, e o uso de produtos de limpeza mais potentes para dar conta da higienização desses locais.
O que diferencia os tipos de limpeza, são o tempo e a forma como cada uma delas é executada, além da necessidade e a frequência de uso de cada cômodo da sua casa. Confira em seguida as diferenças entre cada tipo de limpeza.
A limpeza geral pode ser associada a uma limpeza básica, pois ela é feita de forma mais prática e ágil. Aqui deve ser feito o básico, como tirar o pó das superfícies e a limpeza do chão com ajuda de um MOP.
Ela é importante para realizar a manutenção no dia a dia, principalmente nos lares onde moram pessoas alérgicas e o pó precisa ser retirado dos cômodos com frequência para evitar que a pessoa tem crises de alergia.
Os produtos e utensílios utilizados para realizar esse tipo de limpeza são os mais simples, que costumamos sempre ter em casa, como panos de limpeza, aspirador de pó vertical e Limpa Pisos.
Apesar da denominação “leve”, esse tipo de limpeza leve exige mais esforço e produtos do que limpeza geral. Isso porque esse tipo de faxina serve para realizar a higienização mais complexa dos ambientes.
Dessa forma, devem ser utilizados produtos de limpeza mais pesados, como Limpe Pro ou o Elimina Odores. Os aspiradores barril também são ótimos aliados nesse tipo de limpeza leve.
Os espaços que mais precisam desse tipo de faxina são a cozinha e o banheiro, pois nesses ambientes existem resíduos de materiais orgânicos que precisam ser desinfetados.
Os locais como hospitais, consultórios médicos e restaurantes também precisam realizar esse tipo de limpeza periodicamente, e podem contratar empresas de serviços de conservação para realizar esse serviço de forma profissional no local.
A limpeza pesada caracteriza as ações de esterilização que devem ser feitas nos ambientes. Aqui os produtos devem ser utilizados para realizar a eliminação de germes, vírus e bactérias.
Quando realizada de forma eficiente, esse tipo de limpeza costuma eliminar até 99,9% dos micro-organismos que podem ser nocivos para a saúde. Para isso, é preciso escolher os produtos de limpeza corretos para garantir a eficiência do procedimento.
Além de ser necessária para espaços como hospitais, esse tipo de limpeza também deve ser realizada em instrumentos de tratamento de diversos profissionais da área da saúde, como o ginecologista e o dentista. Os aspiradores com filtro HEPA são muito indicados, visto que eliminam bactérias e vírus do ar enquanto aspiram as sujeiras da superfície.
Cada ambiente necessita de um tipo de limpeza diferente. Independente do método, um local limpo proporciona uma sensação de segurança e bem-estar para todos que circulam nele, tornando-o mais acolhedor.
Para pessoas com a rotina mais corrida, contratar pessoas que realizam esse trabalho pode ser a opção ideal. Pois além de garantir que sua casa fique limpa, poderá tirar essa tarefa da agenda e descansar em um ambiente mais agradável.
Portanto, escolha o tipo de limpeza de acordo com o local e a rotina daqueles que convivem ali, sempre focando em manter os ambientes higienizados e organizados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Acompanhe a WAP nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e TikTok
Fique por dentro de todas as novidades e dicas para sua casa
Acesse nossa loja online e confira a linha completa de soluções para limpeza e bem-estar