Importância da presença do pai na educação dos filhos

Importância da presença do pai na educação dos filhos

Saúde e bem-estar
Compartilhar

A importância da figura paterna para o desenvolvimento de uma criança vai muito além do que imaginamos. Paciência, tempo, esforço e dedicação. Isso é o que uma criança demanda de papais e mamães. 

Os pais são essenciais na educação de seus filhos, desde o começo da vida, quando o comportamento dos pais pode influenciar a forma como os filhos irão se relacionar com o mundo e com as pessoas. 

Nós sabemos que o comportamento dos filhos diz muito sobre a forma como os pais agem. Com o passar dos dias, meses e anos, a figura paterna torna-se igualmente importante para a criança como a da mãe. 

A presença sempre ativa e constante do pai nessa relação pode ajudar as crianças a se sentirem seguras ao expandirem suas experiências pelo mundo. É comum que o pai desafie a criança a ultrapassar barreiras quando estimula que ela desafie seus limites.  

Claro que não podemos exigir que uma criança faça toda a limpeza pesada da casa, mas uma ajudinha é bem-vinda e muito divertida para ela. Afinal, quando criança, quem nunca quis brincar com uma mangueira de alta pressão ou até usar o aspirador de pó como uma arma de sucção espacial ou coisas do tipo, não é mesmo!  

Sempre com a supervisão do pai ou um responsável, nunca é exagerado lembrar. 

Além das tarefas do dia a dia, outra importante forma de criar ou aumentar o vínculo entre as crianças e os pais é por meio das brincadeiras.  

Veja algumas dicas de brincadeiras legais para fazer com os filhos que sugerimos no post anterior. 

O pai é aquele que chega para estabelecer com o filho a primeira relação que vai além da mãe. E ele precisa estar presente em todos os instantes da vida da criança. Cabe notar que a figura paterna deixou de ser autoritária, sem expressão de sentimentos e afeto, e começou a conquistar novos espaços. 

Foi-se o tempo em que o homem era visto como o mais bravo da casa! Mas, claro, deve haver autoridade. Esta deve ser utilizada para dar orientações certeiras e gerar confiança e independência.  

Muitos acham que ser pai é uma tarefa simples, mas é muito pelo contrário, o pai tem muita influência e importância na vida e na criação dos filhos. 

Ele deve ser tão autoritário quanto a mãe, ser pai, portanto, também inclui se preocupar com as necessidades do filho, construir vínculo emocional e estar atento as tarefas domésticas, bem como compreender a responsabilidade da paternidade. 

A participação do pai na vida de um filho proporciona segurança, autoestima, independência e estabilidade emocional. Atualmente, eles estão cada vez mais inseridos nos cuidados com os bebês, principalmente com a nova realidade social, na qual os homens compartilham as tarefas com a mulher dentro de casa.  

Neste tempo de pandemia e isolamento, as relações entre pai e filho só aumentaram. Ficar muito tempo em casa faz com que as relações de estreitem ainda mais. Isso pode ter gerado algumas divergências também, afinal muito tempo juntos e isolados é normal, mas gera aprendizado de convivência e limites. 

Mas é necessário que o pai esteja presente em todos os momentos. Ele deve contribuir para a educação e a formação dos filhos. Esse maior nível de envolvimento paterno está relacionado a menores índices de problemas de comportamento na infância, entre outros benefícios.   

Quando uma criança se vê rejeitada pelo pai, há uma grande possibilidade de se tornar uma criança frustrada, insegura e ansiosa. com isso, essa quebra do vínculo afetivo pode repercutir nas relações que ela desenvolve no futuro, comprometendo a formação de novos laços. Por outro lado, quando não é rejeitada, a noção de bem-estar é muito maior e isso é essencial para o desenvolvimento emocional. 

Então, pai, aqui vão algumas dicas para manter uma relação saudável os seus filhos: 

Confira aqui ideias para presente no dia dos pais.  

E como inserir o pai na rotina da educação dos filhos? 

Uma das frases que mais recorrentes quando se trata de educação dos filhos, é: “como devo envolver o pai na educação da criança?”. 

Educar um filho é um trabalho exaustivo e é essencial que tanto o pai quanto a mãe estejam presentes. Em todo momento precisamos tomar decisões sobre a vida de um outro ser humano. É necessário ensinar valores, regras sociais e morais e muitas outras coisas para que a criança se torne um adulto responsável e correto. Precisamos aprender a ouvir, respirar, pensar no que fazer e não simplesmente reagir. 

Então sim, isso tudo pode ser muito exaustivo. Por isso, é necessário que também haja a presença paterna na vida dos pequenos. Principalmente porque quando conseguimos dividir essa tarefa com alguém nos sentimos mais leves. 

“Criar uma criança é fácil, basta satisfazer-lhe as vontades. Educar é trabalhoso.”  Içami Tiba 

Qual a importância de dividir essa tarefa? 

Apesar de tudo, todos sabemos que a mãe sempre acaba segurando as rédeas no final das contas. Por isso, é muito importante dividir as tarefas, para que o pai consiga ser presente, a mãe também precisa trabalhar seus costumes. 

A mãe sempre acaba ditando as regras 

As mães costumam, por sua vez, ditam as regras sobre como deve ser a participação do pai. Como ele deve segurar o bebê, como deve dar banho, que horas deve dar a janta, como deve falar com ele, como colocar para dormir. Quando chora sem parar? Só a mãe acalma!  

Mas isso precisa ser controlado. Nem sempre o pai vai fazer o que a mãe deseja ou da mesma forma que a mãe faz. Mas isso não é um problema. 

Como envolver efetivamente o pai na educação dos pequenos? 

É muito importante deixar que o pai ocupe seu papel e faça do seu jeito. 

Permita que o pai seja pai. 

Seja do jeito dele, apoie suas escolhas, mesmo que nem sempre você concorde com elas. Pense: essa forma de educar é respeitosa? Leva em conta as necessidades de ambas as partes envolvidas? Se sim, saia do caminho do pai. Você vai perceber o quanto ele irá se sentir mais seguro para participar e assumir seu papel na educação das crianças.  

Veja aqui Dicas criativas para presente do dia dos pais 

Se não for respeitosa ou não atender a necessidade de todos, sentem e conversem sobre isso. Por isso, façam uma lista do que é aceitável e do que não é aceitável na hora de educar a criança. 

Assim, será muito mais fácil e será um ótimo começo. 

Seja persistente e não desanime. 

Gosta de conteúdos como este? Então continue nos acompanhando. 

❤️ Acompanhe a WAP nas redes sociais: InstagramFacebookTwitter e TikTok 

💡 Fique por dentro de todas as novidades e dicas para sua casa 

🛒 Acesse nossa loja online e confira a linha completa de soluções para limpeza e bem-estar 

Artigos Relacionados

Importância da presença do pai na educação dos filhos
Importância da presença do pai na educação dos filhos
Dia dos Pais WAP – Seu pai em todos...
Importância da presença do pai na educação dos filhos
Importância da presença do pai na educação dos filhos
Ideias para presentes no Dia dos Pais
Importância da presença do pai na educação dos filhos
Importância da presença do pai na educação dos filhos
Pais e filhos: Dicas de brincadeiras
antes e depois

Cuidados com a Casa

Confira as matérias com dicas para você deixar a casa mais aconchegante e organizada. Você vai se surpreender como pequenas mudanças podem transformar os seus ambientes.

Mais lidas

Alimentação Saudável com Air Fryer! Conheça os benefícios
Alimentação Saudável com Air Fryer! Conheça os benefícios
Alimentação Saudável com Air Fryer! Conheça os benefícios
Refeições rápidas e preparo seguro: Panela de Pressão Elétrica
Refeições rápidas e preparo seguro: Panela de Pressão Elétrica
Refeições rápidas e preparo seguro: Panela de Pressão Elétrica
3 opções, uma solução! Conheça a Air Fryer Family da WAP.
3 opções, uma solução! Conheça a Air Fryer Family da WAP.
3 opções, uma solução! Conheça a Air Fryer Family da WAP.

Confira todos os produtos wap