Entenda a importância de um ambiente limpo para o seu pet

Entenda a importância de um ambiente limpo para o seu pet

Cuidados com a casa
Compartilhar

Os animais de estimação podem proporcionar alegria e ensinar valores e habilidades sociais às crianças. Ainda assim, é preciso ter um ambiente limpo para evitar a transmissão de doenças e evitar qualquer perigo quanto ao sistema imunológico de pessoas debilitadas e até dos pets, visto que cada vez mais há a compreensão de que poeiras e outros resíduos também podem prejudicar os animaizinhos.

Além disso, há riscos de contaminações mútuas. Zoonoses, por exemplo, são doenças infecciosas que qualquer ser humano pode pegar de animais, principalmente quando tem contato próximo com eles. Assim como as pessoas, todos os animais carregam germes. 

Com a manutenção de um ambiente limpo, como uma sala comercial compartilhada, as chances de contrair uma doença de um animal são pequenas, mas ainda é uma boa ideia saber o que procurar e como evitar adoecer por causa dos amigos de 4 patas, bem como preservar a saúde dos pequenos.

A saúde do pet e do tutor

Ter um animal de estimação faz uma grande diferença na vida das pessoas. Eles podem variar entre cães e gatos, entre os mais comuns, e ainda pássaros e peixes, até os mais exóticos, como furões, iguanas e chinchilas. 

Para isso, é preciso tomar alguns cuidados, pois muitos fatores afetam quando se trata de uma doença que pode espalhar de um animal para um ser humano. 

Primeiro, é preciso ter cuidado com a saúde do próprio animal de estimação, e a melhor maneira de evitar pegar uma doença é garantir que ele esteja saudável. 

Por isso, vale procurar uma loja especializada para a obtenção de materiais de qualidade para o pet e se atentar a devida higienização do espaço que ocupam e objetos que usam.

Além disso, é importante ouvir a opinião de profissionais especializados, como veterinários, para saber os cuidados específicos que seu pet demanda, tendo esses especialistas como uma fonte de confiança – assim como um empresário que procura uma consultoria de contabilidade fiscal

O segundo cuidado é se certificar de que o animal de estimação passe por consultas veterinárias regularmente, e tome todas as vacinas necessárias. 

Em terceiro lugar, é preciso ficar atento quanto ao contato do animal de estimação com outros animais, como em passeios nos parques públicos, e interações de risco ou ambientes que possam transmitir doenças. 

Por parte dos tutores, a limpeza das mãos é crucial. Sendo assim, sempre que brincar com os pets, é preciso lavar as mãos o quanto antes após as brincadeiras e não tocar as vias de contaminação (olhos, nariz e boca).

Também é preciso lavar as mãos depois de limpar as caixas de areia, gaiolas ou descartar os dejetos dos animais de estimação. 

Os animais também precisam de uma higienização cuidadosa e, para isso, muitos pet shops com portão de alambrado podem proporcionar um serviço especializado, de acordo com a raça e o porte do animal, conforme o prazo estabelecido.

Cuidados com mordidas e arranhões

A maioria das doenças se espalha de animais de estimação para pessoas através de mordidas, arranhões ou contato direto. 

O primeiro passo para evitar lesões é treinar o cão ou gato a não morder, nem deixar uma criança sozinha com um animal, e isso pode fazer parte das regras impostas por uma administradora de condomínios residenciais que permite a presença de pets em áreas de convivência.

Inclusive, nesses casos, podem existir normas mais específicas para a preservação dos pets e dos condôminos. Assim, é importante segui-las adequadamente e avaliar contato com estranho, para que não haja uma situação em que alguma das partes se sinta ameaçada.

Quando um animal de estimação arranha uma pessoa, é preciso limpar o local imediatamente com água e sabão. Provavelmente não precisará de mais tratamento, desde que o sistema imunológico esteja funcionando normalmente.

As mordidas de gato são geralmente finas e profundas e podem não parecer muito sérias. Mas os germes da boca do animal podem entrar na pele e causar infecção. É ideal consultar um médico, porque a pessoa mordida pode precisar de antibióticos. 

Se depois de consultar o profissional da saúde a pessoa ainda mostrar sinais de infecção, como vermelhidão, inchaço, calor, apresentação de pus ou febre, é preciso entrar em contato com o médico novamente.

As mordidas de cachorro podem parecer piores, mas geralmente são menos graves. As mordidas de cães devem ser examinadas por um médico, pois também podem ser necessários antibióticos.

Quando uma mordida rompe a pele, é preciso procurar uma unidade de saúde pública local ou médico de confiança. 

Qualquer um dos seguintes fatores pode aumentar a preocupação com a gravidade potencial da lesão:

Se um animal morder sem motivo aparente, pode ser um sinal de que está com raiva. 

A raiva não é comum, mas quando um animal a tem, infelizmente tende a ser fatal. É por isso que as autoridades de saúde pública e profissionais do setor devem garantir que o incidente da mordida seja investigado e que as vacinas sejam tomadas.

O animal deve ser examinado e a pessoa que foi mordida pode receber um tratamento preventivo, se necessário.

Ambiente limpo para convivência harmoniosa

Manter uma casa limpa e arejada é essencial para a vida dos moradores, e para os animais de estimação também. 

Se você está pensando em fazer uma limpeza adequada em sua casa, é importante saber que alguns dos produtos que são usados para limpar e desinfetar as residências representam uma ameaça significativa para cães e gatos, principalmente.

Muitas pessoas utilizam alvejantes, limpador de forno, pastilhas para lava-louças e detergentes para panelas e talheres, assim como sabão em pó para a limpeza de roupas e calçados, o tempo todo, em toda a casa.

Por isso, é preciso entender o quão perigoso eles podem ser para os animais de estimação. Produtos como água sanitária e detergentes são altamente corrosivos e causam danos permanentes, e até mesmo fatais, à pele ou ao pet, de forma geral, caso sejam ingeridos.

Um animal de estimação também pode sofrer queimaduras na pele, danos nos olhos e problemas respiratórios, mesmo que não ingira nenhum dos produtos químicos. 

Para proteger seu amigo de quatro patas do perigo, os tutores devem garantir que os produtos com os quais estão limpando os brinquedos para cachorros hiperativos sejam seguros para uso de animais de estimação, como ferver em água apenas.

Assim como as crianças, os animais de estimação não entendem os perigos de alguns produtos utilizados no dia a dia e podem ser mais sensíveis a alguns materiais.

Por conta disso, muitos dos animais de estimação sofrem envenenamentos acidentais devido a produtos de limpeza – o que demanda ainda mais atenção dos tutores durante a higienização dos ambientes e dos objetivos para pets.

Convívio no ambiente residencial

É importante ter em mente que os cães e gatos, principalmente, às vezes lambem coisas do chão e usam a boca para se limpar, o que aumenta o potencial de ingerir uma substância nociva que entra em contato com o pelo ou as patas.

Quando se trata da segurança com os produtos de limpeza, o ponto principal é que, se for algo que um ser humano não colocaria na boca, você precisa garantir que ele não seja usado em uma superfície que seu animal de estimação possa lamber.

Também vale a pena notar que, mesmo quando os produtos de limpeza químicos são guardados e fechados, os vapores deixados para trás podem continuar prejudicando os moradores e os animais de estimação. 

Como a taxa respiratória de um animal é mais rápida que a de um ser humano, eles podem sofrer uma exposição mais tóxica.

Os produtos como água sanitária podem causar danos permanentes e até mesmo fatais à pele ou ao interior de um animal de estimação, caso seja ingerido por acidente.

Se você usar alvejante, certifique-se de que seu companheiro de estimação presente no escritorio de contabilidade em SP nunca entre em contato com esse produto quando apresentado em forma concentrada. 

Uma sugestão neste caso é, em dias de limpeza mais pesada, verificar creches para animais que recebam seu pet por uma diária, reduzindo os riscos de contaminação. O mesmo deve ser feito em processos como dedetização ou para qualquer produto de limpeza que precise ser diluído. 

Você também deve garantir que seja utilizada uma solução de alvejante diluída adequadamente quando for limpar algo com o qual seu animal de estimação entrará em contato e, em seguida, enxágue bem a área e areje todo o ambiente limpo.

Se essas etapas forem seguidas, não é esperado que possa causar qualquer tipo de dano. Ainda assim, caso o odor de alvejante ainda seja intenso, é importante abrir as janelas e usar ventiladores para arejar todo o espaço, da melhor forma possível. 

Como manter o ambiente limpo e seguro

É bastante simples manter uma casa que vai passar por uma avaliação patrimonial limpa sem usar produtos químicos agressivos. 

Existem muitos produtos de limpeza não tóxicos e seguros para animais de estimação que são tão eficazes quanto os produtos químicos, e não são apenas amigos dos pets, mas também são ecológicos.

Assim vale procurar por produtos de limpeza que tenham os termos “não tóxicos”, “à base de plantas” e “naturais”. Também é importante ler as embalagens e verificar o modo de usar e os cuidados que devem ser mantidos.

Os limpadores enzimáticos também não são tóxicos e tendem a ser biodegradáveis, podendo lidar com manchas difíceis, incluindo urina, vômito, fezes, sangue, grama e sujeira.

De uma maneira ou de outra, mesmo os produtos de limpeza mais seguros e naturais apresentam algum nível de risco se forem ingeridos pelos animais de estimação e, por isso, é importante mantê-los sempre seguros e fora do alcance. 

Dito isso, é muito menos provável que você cause danos graves à saúde do seu animal de estimação se usar opções não tóxicas para limpeza de utensílios domésticos e equipamentos, como câmara fria valor irrisório em comparação com a vida de um animal de estimação.

Há muitos produtos de limpeza de origem natural que podem ser utilizados para remover gordura e a sujeira, não sendo prejudicial aos animais e ao meio ambiente. 

Eles podem ser encontrados em forma de bicarbonato de sódio ou suco de limão e vinagre, por exemplo, e devem fazer parte da despensa de uma residência. 

Conclusão

Sempre que possível, opte por produtos naturais e não tóxicos para manter o ambiente limpo e preparado para acolher os animais de estimação e sua família como um todo, evitando problemas relacionados à respiração e até alergias de pele, agregando conforto.

Não se esqueça de ler os rótulos dos produtos e seguir os avisos sobre contato com animais, sendo importante para preservá-los. Inclusive, assim como para crianças, mantenha os produtos fora do alcance dos animais de estimação para agregar mais segurança.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

❤️ Acompanhe a WAP nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e TikTok 

💡 Fique por dentro de todas as novidades e dicas para sua casa 

🛒 Acesse nossa loja online e confira a linha completa de soluções para limpeza e bem-estar 

Artigos Relacionados

Entenda a importância de um ambiente limpo para o seu pet
Entenda a importância de um ambiente limpo para o seu pet
Como higienizar a casa com pet?
Entenda a importância de um ambiente limpo para o seu pet
Entenda a importância de um ambiente limpo para o seu pet
Pet Cleaner Mob: a nova extratora sem fio WAP!
Entenda a importância de um ambiente limpo para o seu pet
Entenda a importância de um ambiente limpo para o seu pet
Tem pet em casa? Saiba os produtos ideais para...
antes e depois

Cuidados com a Casa

Confira as matérias com dicas para você deixar a casa mais aconchegante e organizada. Você vai se surpreender como pequenas mudanças podem transformar os seus ambientes.

Mais lidas

Semana do Brasil 2022 – Quando é? Onde Aproveitar os Descontos?
Semana do Brasil 2022 – Quando é? Onde Aproveitar os Descontos?
Semana do Brasil 2022 – Quando é? Onde Aproveitar os Descontos?
Como fazer a limpeza de espelhos?
Como fazer a limpeza de espelhos?
Como fazer a limpeza de espelhos?
Crie suas próprias soluções com alto desempenho
Crie suas próprias soluções com alto desempenho
Crie suas próprias soluções com alto desempenho

Confira todos os produtos wap