Limpeza x tecnologia: Dicas de como usar robô aspirador

Limpeza x tecnologia: Dicas de como usar robô aspirador

Ideal pra você
Compartilhar

Muito conteúdo que as pessoas encontram na internet, como dicas de como usar robô aspirador e outros aparelhos domésticos, tem como princípio o avanço da tecnologia, e como ela tem auxiliado em diversos setores, tanto comerciais e industriais, como nas tarefas de casa.

Assim, independentemente do espaço, a limpeza faz parte do dia a dia e é crucial para um ambiente mais confortável e saudável. 

Para isso, a tecnologia tem apresentado equipamentos que evoluem a passos largos e que contribuem com a manutenção dos espaços.

Equipamentos que antes precisavam do acompanhamento e esforço humano, como os aspiradores de pó, com o desenvolvimento da tecnologia já promovem uma pequena revolução com mini robô aspirador de pó para manter espaços limpos e livres da poeira. 

A chegada dos robôs-aspiradores

Salas corporativas e ambientes familiares contam com uma adição moderna, quando se trata de limpeza do chão, ao menos para reduzir o acúmulo de poeira sobre os pisos. 

Não faz muito tempo que os aspiradores robóticos eram considerados um equipamento do futuro, mas rapidamente se tornaram um item obrigatório para muitas famílias e ambientes corporativos. 

Para facilitar a vida e aprimorar a limpeza com o mínimo esforço, permitindo um melhor aproveitamento do dia, as empresas desenvolveram um aspirador de pó robô que percorre pisos em nível, reduzindo uma tarefa que tem de ser feita quase que diariamente. 

Os aspiradores robôs oferecem uma limpeza inteligente, mantendo um desempenho aprimorado, e a maioria dos modelos, principalmente os mais recentes, contam com recursos avançados da tecnologia. 

Isso significa que é possível conectar esses aspiradores a um celular smartphone compatível e uma rede wi-fi doméstica, e assim configurar para que o equipamento eletrônico possa trabalhar em qualquer lugar, a qualquer momento.

Desse modo, para as pessoas que trabalham no sistema home office, por exemplo, as tarefas domésticas não precisam ser um empecilho. Afinal, o aspirador de pó robô pode limpar o chão enquanto as pessoas estão ocupadas com as atividades profissionais. 

Mais ainda, mesmo que seja um modelo de trabalho híbrido, em que há a necessidade de deixar a casa e ir para o escritório de uma empresa de ar condicionado, o aspirador robô mantém uma rotina de limpeza, mesmo sem a supervisão de um humano a todo instante. 

Um aspirador de pó robô é realmente bom?

Um aspirador de pó robô é uma adição interessante a uma casa ou escritório quando se trata de equipamentos modernos.

Eles se movem pela casa ou escritório sobre rodas e podem ser configurados para patrulhar o ambiente todos os dias.

Assim, no caso de residências em que os moradores trabalham o dia todo fora, o aspirador de pó robô pode ser configurado para coletar poeira, sujeira e qualquer pelo de animal de estimação, realizando a limpeza de manutenção dos espaços.

Já nos ambientes empresariais, o item atua como um auxiliar no processo de higienização. 

Afinal, o aspirador pode ser utilizado para remover migalhas, pó e sujeiras de chão e carpetes, mantendo o ambiente mais higiênico e permitindo que as equipes responsáveis pela limpeza sejam direcionadas para outras atividades.

Isso porque, dentro dos ambientes de trabalho, como uma empresa de dedetização RJ preço, ele substitui a necessidade de, o tempo todo, um funcionário do setor de limpeza passar um pano ou uma vassoura nos espaços, o que torna a dinâmica mais improdutiva, necessária todos os dias e podendo comprometer a entrega e criatividade dos outros profissionais. 

Ou seja, é um item que, mesmo que pareça simples, contribui para a redução de custos a longo prazo e com a produtividade do corpo laboral.

Além disso, um dos principais benefícios que pode ser destacado, a partir do momento que se inclui um aspirador robô na rotina de limpeza do ambiente, é que ele promove economia de tempo. 

Mesmo sendo ligeiramente pequenos e compactos, eles podem ser programados para fazer o trabalho de limpeza que, com uma vassoura, pode levar um tempo precioso, fazendo com que esse foco seja empregado em uma tarefa mais produtiva e necessária. 

Desse modo, para quem se pergunta se esses equipamentos funcionam, a resposta é que, raramente, eles precisam da ajuda de um humano para fazer todo o trabalho para o qual foi desenvolvido, mesmo que seja após reformas residenciais

No entanto, conforme a demanda de limpeza ou mesmo o grau de sucção necessário para objetos e pó, o modelo escolhido precisará ser mais adequado ou com mais potência, o que requer atenção no momento da compra.

Outro ponto de atenção é com a devida configuração de, em casos de encontrar barreiras, como uma parede, que o aparelho mude de direção para continuar o processo de limpeza, não ficando presos abaixo de uma mesa, por exemplo.

Sendo assim, há alguns aspectos que devem ser levados em consideração, porém, quando se trata de funcionalidade e recursos, o uso do aspirador robô é bastante positivo e pode ajudar de forma recorrente.

O que procurar ao comprar um aspirador de pó robô?

Como acontece com qualquer eletrodoméstico, é preciso escolher um aspirador que seja adequado ao espaço e necessidade de limpeza, bem como que caiba dentro do orçamento disponível. 

Além disso, é possível avaliar os seguintes recursos que otimizam o aparelho:

Isso porque, as baterias de íon de lítio, por exemplo, proporcionam maior tempo de execução de trabalho e uma recarga de consumo mínimo de energia elétrica. 

A filtragem de qualidade é necessária para que as partículas de poeira que são capturadas pelo equipamento não sejam enviadas de volta ao ar.

Já um aparelho de aspirador de pó com modo de agendamento permite a definição de tempo de limpeza. Os equipamentos mais modernos possuem conexão com a internet e, por meio de um aplicativo personalizado, é possível programar a limpeza, mesmo longe de casa ou escritório, mantendo a limpeza mesmo aos fins de semana, por exemplo.

A navegação inteligente faz parte da programação do aspirador de pó robô, permitindo identificar o mapeamento de todo o caminho que o equipamento faz pela casa ou escritório, utilizando o mesmo aplicativo.

Dessa forma, é possível construir as paredes virtuais, o que permite a programação completa para evitar determinadas áreas, como banheiros e lavabos, e ambientes em que pode haver algo além das substâncias que são programadas para a limpeza por meio do aparelho.

Além desses aspectos, é importante ressaltar que algumas peças podem ser direcionadas para reciclagem de cobre, caso a vida útil do equipamento chegue ao fim. Isso deve ser feito em locais adequados e aprovados pelo poder público, ou é possível avaliar se existe um sistema de logística reversa junto a empresa com a qual comprou o aparelho.

Há muitos modelos disponíveis no mercado quando se trata de aspiradores de pó robô, podendo ser encontrados em lojas de eletrodomésticos e magazines.

Já com relação ao uso, devido a versatilidade e programações adicionais, podem ser aplicados desde um escritório responsável pela gestão condominial até para limpeza de cômodos específicos em uma residência.

Dicas de como usar um robô aspirador de pó

Cada aparelho eletrônico precisa de energia elétrica adequada, mesmo que apenas para recarga. Assim, é possível mantê-lo funcionando de forma ideal. Um aspirador de pó robô não é diferente.

Além desse cuidado para manter a bateria alimentada, abaixo seguem algumas dicas para garantir que o aspirador de pó robô atenda a necessidade de manutenção regular e mantenha o ambiente livre de poeira e sujeiras.

1. Certifique-se de que o piso esteja livre

Como mencionado anteriormente, é preciso manter o piso livre de qualquer obstáculo em potencial. 

Brinquedos infantis, sapatos, roupas, cordas, dejetos de animais ou mesmo pastas de trabalho podem interferir no trajeto de limpeza do aspirador de pó robô ou mesmo prejudicar sua estrutura.

2. Verifique os sensores

Todo aspirador de pó robô possui sensores embutidos, geralmente na frente e atrás, para que possam se afastar de qualquer móvel ou parede de forma adequada.

Se o aspirador ficar preso embaixo de algum móvel, não precisa se apressar em pegá-lo e direcioná-lo, pois isso pode danificar os sensores. 

Em vez disso, é possível aguardar seu ajuste de rota ou mesmo levantar o objeto para que o aspirador de pó possa sair. 

Se achar que os sensores não estão funcionando corretamente, uma limpeza com um pano úmido pode ser necessária, mas sem o uso de detergentes ou sabonetes.

3. Esvazie a lixeira e limpe os filtros

Tal como o seu aspirador normal, os aspiradores de pó robô têm um dispenser do pó e filtros. É preciso limpá-los regularmente para garantir o máximo poder de limpeza. 

Os filtros podem precisar ser substituídos após serem usados ​​por alguns meses, então é necessário ficar de olho na aparência deles.

4. Limpe regularmente as rodas e escovas

Cabelo e poeira podem ficar presos nas rodas e escovas do aspirador de pó robô, então vale reservar um tempo para se certificar de que essas peças estão limpas e livres de qualquer empecilho que possa barrar o bom funcionamento.

Barbantes e fios de cabelo compridos podem se enrolar nas rodas e danificar o motor, por isso é importante remover as rodas regularmente e limpá-las com uma escova para retirar possíveis resíduos desse tipo. 

Também é preciso evitar usar água diretamente no aspirador de pó, pois há muitos componentes eletrônicos sensíveis embutidos em todo o corpo.

Existe um aspirador de pó robô ideal?

Encontrar o aspirador de pó robô certo para a casa ou o escritório é questão de necessidade e aplicabilidade.

Uma boa regra é não usá-lo como um aspirador de pó normal. Se for preciso usá-lo para remover líquidos ou objetos mais substanciais, o usuário poderá ficar frustrado.

No entanto, para uma pessoa que mora em um apartamento com menos objetos, por exemplo, independentemente de ser um uso frequente ou esporádico, o aspirador de pó robô pode ser exatamente o que está procurando.

Isso não quer dizer que também não funcione em uma casa com salas e móveis amplos, carpete ou escadas, ou mesmo um empresa de engenharia civil com sala de reunião, recepção e estações de trabalho.

Isso porque, cada vez mais, os aparelhos são configurados e projetados para atender necessidades mais diversas, se enquadrando muito bem nesses outros cenários mencionados. Contudo, a escolha pelo aparelho correto poderá demandar mais atenção.

Além disso, por causa da tecnologia empregada, muitos dos equipamentos disponíveis no mercado possuem recursos para evitar que os aspiradores caiam no andar de baixo, por exemplo, otimizando ainda mais a limpeza com essa ferramenta.

Conclusão

Com essas dicas de como usar robô aspirador de pó, optar por um equipamento como esse é uma opção para quem deseja uma casa limpa e organizada, ou mesmo para otimizar a rotina de limpeza em um escritório contábil, mantendo o ambiente mais saudável para os colaboradores.

Assim, com um único clique, é possível limpar todo o piso e isso, por si só, torna o aspirador de pó robô um investimento interessante para ser aplicado em uma casa ou empreendimento corporativo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

❤️ Acompanhe a WAP nas redes sociais: InstagramFacebookTwitter e TikTok

💡 Fique por dentro de todas as novidades e dicas para sua casa

🛒 Acesse nossa loja online e confira a linha completa de soluções para limpeza e bem-estar

Produtos Relacionados

ROBÔ ASPIRADOR DE PÓ WAP ROBOT W100

ROBÔ ASPIRADOR DE PÓ WAP ROBOT W100

COMPRAR AGORA
ROBÔ ASPIRADOR DE PÓ WAP ROBOT W300

ROBÔ ASPIRADOR DE PÓ WAP ROBOT W300

COMPRAR AGORA
ROBÔ ASPIRADOR DE PÓ WAP ROBOT WSMART

ROBÔ ASPIRADOR DE PÓ WAP ROBOT WSMART

COMPRAR AGORA
ROBÔ ASPIRADOR DE PÓ WAP ROBOT WCONNECT

ROBÔ ASPIRADOR DE PÓ WAP ROBOT WCONNECT

COMPRAR AGORA

Artigos Relacionados

Limpeza x tecnologia: Dicas de como usar robô aspirador
Limpeza x tecnologia: Dicas de como usar robô aspirador
Como limpar o robô aspirador?
Limpeza x tecnologia: Dicas de como usar robô aspirador
Limpeza x tecnologia: Dicas de como usar robô aspirador
Dicas de como otimizar o uso do robô aspirador...
Limpeza x tecnologia: Dicas de como usar robô aspirador
Limpeza x tecnologia: Dicas de como usar robô aspirador
Robô aspirador que passa pano WAP Robot W100C
Limpeza x tecnologia: Dicas de como usar robô aspirador
Limpeza x tecnologia: Dicas de como usar robô aspirador
WAP Robot W100: saiba mais detalhes desse robô aspirador...
Limpeza x tecnologia: Dicas de como usar robô aspirador
Limpeza x tecnologia: Dicas de como usar robô aspirador
Robô aspirador: tudo que você precisa saber sobre como...
Limpeza x tecnologia: Dicas de como usar robô aspirador
Limpeza x tecnologia: Dicas de como usar robô aspirador
WCONNECT: robô aspirador com conectividade para sua casa inteligente
Limpeza x tecnologia: Dicas de como usar robô aspirador
Limpeza x tecnologia: Dicas de como usar robô aspirador
Lançamento Robô Aspirador WAP ROBOT WSMART
Limpeza x tecnologia: Dicas de como usar robô aspirador
Limpeza x tecnologia: Dicas de como usar robô aspirador
O que a Rafa Oliveira achou do Robô Aspirador...
antes e depois

Cuidados com a Casa

Confira as matérias com dicas para você deixar a casa mais aconchegante e organizada. Você vai se surpreender como pequenas mudanças podem transformar os seus ambientes.

Mais lidas

Almoço para o Dia das Mães na Air Fryer: 3 receitas deliciosas!
Almoço para o Dia das Mães na Air Fryer: 3 receitas deliciosas!
Almoço para o Dia das Mães na Air Fryer: 3 receitas deliciosas!
Como economizar energia: 5 dicas!
Como economizar energia: 5 dicas!
Como economizar energia: 5 dicas!
Guia completo do Aspirador de Pó WAP ECO RÁPIDO
Guia completo do Aspirador de Pó WAP ECO RÁPIDO
Guia completo do Aspirador de Pó WAP ECO RÁPIDO

Confira todos os produtos wap