Cuidados com a sua lavadora de alta pressão

Cuidados com a sua lavadora de alta pressão

Manutenção
Compartilhar

Alguns equipamentos podem tornar o dia a dia mais prático, sendo este o caso da lavadora de alta pressão, que se destaca por sua versatilidade. De um modo geral, seu funcionamento consiste na conciliação da vazão com a alta pressão, sendo esses dois aspectos decisivos para uma limpeza satisfatória e mais rápida.

A eficiência está relacionada com o fato de que a liberação de água conta com grande força devido a pressurização. Desta forma, conforme será visto no decorrer do texto, é possível obter maior economia de tempo e de recursos, como de água e produtos químicos.

Existem modelos variados, que atendem tanto o uso profissional, com a limpeza em fábricas e empresas, quanto aplicações menos complexas, por exemplo, em residências em práticas como a higienização de janelas, automóveis e pisos. 

Sendo assim, naturalmente, as opções profissionais apresentam recursos mais avançados, não apenas para atender limpezas mais pesadas como também áreas mais amplas, como a higienização de piso industrial epoxi, que também é submetido a fatores mais abrasivos.

Em ambos os casos, é preciso que exista cautela com o tipo de superfície tratada, pois determinados materiais maleáveis podem não apresentar uma resposta favorável a pressão e exigir uma limpeza diferenciada.

Quais são os principais cuidados?

Sem dúvidas, qualquer tipo de equipamento está propenso ao desgaste natural ou danos devido ao uso inadequado e até mesmo acidentes. Não é diferente ao se tratar da lavadora de alta pressão, mas uma série de medidas podem ser empregadas em prol da preservação e segurança.

Primeiramente, entre os fatores que apresentam maior impacto na durabilidade da lavadora estão:

Em relação aos acessórios, é válido citar que de acordo com a lavadora adquirida, há diversos itens que podem ser acoplados, como SNOW FOAM, para otimizar diversas tarefas e nesse caso, o uso de elementos incompatíveis pode comprometer tanto o equipamento quanto os complementos.

Além desse ponto, em relação a operação, fiação e armazenamento, existem muitos pontos decisivos, principalmente para segurança e que podem ser divididos da seguinte forma:

1) Antes do uso

Antes de utilizar a lavadora, é importante alimentá-la com água, caso contrário, pode ocorrer a elevação de temperatura da bomba. Caso contrário, problemas como desligamento frequente e falhas no funcionamento podem surgir.

De acordo com a utilização de qualquer equipamento, após o emprego cauteloso de acessórios e cabos, há necessidade de averiguar se a variação de tensão, assim como a própria tensão atendem as indicações.

Há alguns casos mais específicos, que consequentemente exigem cuidados diferenciados. Por exemplo, se para a higienização de uma plataforma industrial, a lavadora de alta pressão a ser empregada não é usada há muito tempo, incrustações podem ser notadas na bomba de acordo com a qualidade da água usada.

Nessa situação, torna-se necessário assegurar que o eixo do motor seja girado de maneira manual antes do acionamento da lavadora conforme as indicações do fabricante. Ainda mais, as áreas acessíveis do equipamento devem ser higienizadas com o auxílio de um pano úmido.

2) Durante o uso

Por mais que a princípio o jato possa não ter um aspecto nocivo para animais e pessoas, é crucial que jamais seja direcionado desta forma. Afinal, lesões podem ser causadas devido a força da água e no caso de animais e crianças, o quadro pode ser ainda mais grave.

Naturalmente, em um ambiente corporativo, como em um galpão industrial, os riscos de atingir um animal ou alguém são menores. Todavia, é imprescindível sempre ter cautela e orientar as pessoas ao redor.

Nesses casos, também se torna interessante ter cautela redobrada com a rede elétrica. Basta imaginar a situação de higienizar o espaço e acometer condutores de energia, causando grandes prejuízos.

Além disso, há um claro potencial para acidentes, o que é muito comum principalmente na área industrial, como em empresas de usinagem, que atuam na transformação de peças essencialmente de metal.

Itens de segurança também fazem a diferença no decorrer da utilização, como calçados que tenham sola antiderrapante. É uma medida com maior necessidade essencialmente em locais que apresentam a superfície com acabamento polido.

3) Após o uso

Terminou de utilizar a lavadora? Um dos primeiros passos para evitar problemas severos com o equipamento, é garantir o desligamento correto, sem que os fios ou mangueira sejam puxados.

Ações bruscas podem comprometer peças, o que consequentemente tem o potencial de levar ao comprometimento precoce da lavadora. A partir deste ponto, pode ser necessário realizar um novo investimento, seja para o reparo ou obtenção de uma nova.

Há também a necessidade de lidar com a água em seu circuito, assim como a correta despressurização antes de guardar. Para isso, é preciso ativar o gatilho, liberar as mangueiras responsáveis pela pressão e sucção, além de acionar a lavadora por alguns segundos e conferir a exclusão da água.

O armazenamento pode gerar grandes dúvidas, a principal questão é que seja em uma residência, comércio ou até mesmo em um galpão industrial, é de grande importância garantir que a lavadora seja colocada em um lugar adequado, o que envolve a proteção contra intempéries. 

Por mais que essas dicas sejam gerais, é interessante se ater às recomendações do fabricante, pois as particularidades dos equipamentos devem ser sempre respeitadas para evitar acidentes e prejuízos.

Como exemplificação pode-se citar que dependendo do modelo, não é recomendado que o gatilho permaneça fechado por cerca de dois a quatro minutos enquanto a lavadora está em operação. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Artigos Relacionados

Cuidados com a sua lavadora de alta pressão
Cuidados com a sua lavadora de alta pressão
Antes X Depois – Lavadora de Alta Pressão WAP...
Cuidados com a sua lavadora de alta pressão
Cuidados com a sua lavadora de alta pressão
Como Escolher uma Lavadora de Alta Pressão?
Cuidados com a sua lavadora de alta pressão
Cuidados com a sua lavadora de alta pressão
Como limpar telhados? Confira 5 ótimas dicas
antes e depois

Cuidados com a Casa

Confira as matérias com dicas para você deixar a casa mais aconchegante e organizada. Você vai se surpreender como pequenas mudanças podem transformar os seus ambientes.

Mais lidas

Alimentação Saudável com Air Fryer! Conheça os benefícios
Alimentação Saudável com Air Fryer! Conheça os benefícios
Alimentação Saudável com Air Fryer! Conheça os benefícios
Refeições rápidas e preparo seguro: Panela de Pressão Elétrica
Refeições rápidas e preparo seguro: Panela de Pressão Elétrica
Refeições rápidas e preparo seguro: Panela de Pressão Elétrica
3 opções, uma solução! Conheça a Air Fryer Family da WAP.
3 opções, uma solução! Conheça a Air Fryer Family da WAP.
3 opções, uma solução! Conheça a Air Fryer Family da WAP.

Confira todos os produtos wap