Como Limpar Sofá a Seco – 5 Dicas Práticas e Certeiras

Como Limpar Sofá a Seco – 5 Dicas Práticas e Certeiras

Cuidados com a casa

O sofá é um dos itens mais usados na casa. Por isso, é importante cuidar da limpeza periodicamente. Ao contrário do que muitos pensam, não é interessante usar água no processo. Dessa forma, uma boa alternativa é aprender como limpar sofá a seco. 

Além de mais rápida e prática, a lavagem a seco não produz umidade. Assim, você não precisa esperar muito tempo para usar o sofá novamente. Importante mencionar que mesmo parecendo seco, o tecido demora para secar, o que pode danificar o estofado e estrutura do seu sofá.

Outro ponto é que com a lavagem a seco você evita a proliferação de fungos e bactérias. O que aumenta a durabilidade e ainda protege a sua família de doenças respiratórias, por exemplo. 

Confira abaixo 5 dicas práticas e aprenda como limpar sofá a seco passo a passo em sua casa. Veja também como limpar tapete felpudo e como fazer a limpeza de espelhos.

Dicas de como limpar sofá a seco

como lavar sofá a seco com aspirador de pó
Na WAP, você encontra os melhores modelos de aspirador para lavar sofá a seco.

É possível lavar sofá a seco em casa de forma bem eficiente. No processo, você vai precisar de alguns itens, como um bom aspirador de pó, borrifador, pano seco, bicarbonato de sódio, álcool e vinagre, por exemplo. 

Confira 5 dicas de como limpar sofá a seco:

Comece com um aspirador de pó

Independente do tecido do sofá, toda lavagem a seco deve começar com o uso de um aspirador de pó. O aparelho remove poeira, migalhas, pelos de pets e outras sujeiras que não vemos a olho nu, como ácaros e bactérias. 

Dessa forma, para utilizar o aspirador de pó na limpeza, passe por toda superfície utilizando os acessórios, como ponteiras e escovas. Comece de cima para baixo, passando por cantos e fendas. Não se esqueça das almofadas, que devem ser aspiradas por todos os lados. 

Veja também os melhores aspiradores de pó para alérgicos.

Aplique bicarbonato por toda superfície

Para limpar sofá a seco com bicarbonato, basta preparar uma mistura com água, álcool, amaciante, vinagre e bicarbonato. Adicione e mexa até que o líquido fique com aspecto homogêneo. 

Para espalhar pela superfície, use um borrifador. Aplique a uma distância de cerca de 50 cm do estofado e almofadas. Em seguida, deixe agir por 15 minutos e, na sequência, passe um pano de microfibra seco na região, para garantir a secagem. 

Remova manchas com soluções para cada tecido

Caso precise remover manchas, é importante ter atenção ao tipo de tecido. Sofás em linho, por exemplo, podem ser limpos com solução à base de vinagre. Misture 1 litro de água morna com 250 mL de vinagre branco. Em seguida, molhe um pano, torça bem e passe sobre a mancha. 

Já sofás em camurça são bem delicados e, para a remoção de manchas, já é indicado o uso de detergente neutro e uma escova para esfregar no local. Sofás em couro, courino, suede ou jacquard também devem ser limpos com detergente. 

Nesse caso, você pode diluir um pouco do produto na água e aplicar na superfície a ser limpa. Uma dica legal para remoção de manchas é a solução de limpeza Remove Manchas da WAP. 

Rápida e eficaz, o remove manchas pode ser utilizado em qualquer tipo de tecido. Está disponível nas versões 500 mL e 5 L e remove até as manchas mais difíceis. Pode ser aplicada diretamente no sofá, sem necessidade de preparo. Além disso, a solução é biodegradável e em 18 dias é completamente absorvida pela natureza.

Cuide do mau cheiro com esta receita 

Se seu sofá estiver com um odor desagradável, esta receita pode ajudar. Misture em um borrifador 1 L de água, ¼ de copo de álcool líquido, 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, ½ copo de vinagre, 1 colher de sopa de amaciante de roupas. 

Na sequência, aplique a solução a uma distância de cerca de 50 cm e, caso necessário, passe um pano de microfibra para secar. Esta é uma mistura bem eficiente para controle do mau cheiro e você pode usar em qualquer tipo de tecido. 

Finalize a lavagem a seco com aspirador de pó

Para finalizar o processo, é interessante passar o aspirador de pó novamente, para remover possíveis resíduos e ainda ajudar na secagem. Mesmo que tenha sido utilizado uma quantidade mínima de líquido no processo, ainda há umidade e o aspirador é essencial para secagem. 

Novamente, passe por toda a superfície, com atenção para fendas, cantos e costuras. Se removeu alguma mancha, a região pode esta mais úmida do que outras. Dê prioridade a ela, de forma a garantir que tudo fique bem sequinho. 

Melhores aspiradores de pó para limpar sofá a seco

Agora que você já sabe como limpar sofá a seco em casa, deve ter percebido que um bom aspirador de pó é item indispensável na limpeza. Na WAP você encontra os melhores aspiradores de pó, eficientes, práticos e potentes. 

Confira abaixo detalhes dos melhores modelos e descubra qual é o ideal para a sua necessidade: 

Acqua Mob 2 EM 1

como limpar sofá a seco
O aspirador de pó e água ACQUA MOB é 2 EM 1. Ou seja, pode ser usado como aspirador vertical, ou como aspirador de mão portátil.

O aspirador de pó e água ACQUA MOB é prático e versátil. Leve e sem fios, você o leva para qualquer lugar com bastante facilidade. Ele é 2 em 1 e pode ser usado como aspirador vertical ou de mão portátil. Por estas características, é um modelo muito interessante para limpar sofá a seco. 

Possui filtro HEPA que retém ácaro e bactérias. Além disso, dispensa o uso de saco para pó, já que o recipiente e filtro são laváveis e podem ser reutilizados. Outro diferencial que pode ajudar na limpeza do sofá é a escova elétrica rotativa presente na área de sucção. 

Isso poque ela remove com facilidade pelos de animais e cabelos do estofado. Além disso, o Acqua Mob 2 em 1 vem com bico canto, bico escova e até bico para água, garantido uma limpeza completa. 

A bateria em lithium garante 30 minutos de autonomia. Já a tecnologia 180 graus permite ainda mais mobilidade e facilita o trabalho em locais de difícil acesso. Com o Acqua Mob 2 em 1 você remove sujeiras e água do sofá de forma rápida e eficiente. 

WAP GTW Bagless

como limpar sofá a seco
O aspirador de pó GTW Bagless possui porta acessórios, ideal para uma limpeza ágil e organizada.

O modelo de aspirador de pó GTW Bagless da WAP também aspira pó e água. Ágil e potente, é compacto e fácil de transportar e armazenar. É do tipo barril e contém porta acessórios para garantir eficiência e praticidade na hora da limpeza. 

O GTW Bagless vem com bico canto, escova e múltiplo. Além disso, possui bocal de sopro que ajuda a secar o estofado terminada a limpeza a seco. Para alcançar cantinhos difíceis, o barril pode ser desconectado das rodas. 

É um aspirador com grande capacidade de armazenamento, 4,3 L para sólidos e 2 L para líquidos.  Outro diferencial é que  também dispensa o uso de saco coletor, já que os recipientes são laváveis e reutilizáveis.

WAP High Speed

como limpar sofá a seco
O WAP High Speed não precisa de saco para pó. O filtro e o recipiente são laváveis e podem ser usados novamente.

O aspirador WAP High Speed da WAP é também um aspirador de pó 2 em 1, ou seja, pode ser usado como aspirador vertical ou de mão. Possui um cabo com 4 m para você poder ir mais longe sem preocupações. O filtro também é HEPA e, da mesma forma que os anteriores, dispensa uso de saco coletor. 

Um diferencial, nesse caso, é o sistema de tripla filtragem. O ar passa por três filtros antes de voltar para o ambiente. Além disso, vem com bico canto para fendas e cantinhos e bico múltiplo para passar em toda a superfície do sofá. 

Onde comprar aspiradores de pó para limpar sofá a seco?

Na loja online da WAP você encontra todos os tipos de aspiradores de pó para limpar sofá a seco. Além disso, a WAP trabalha com uma linha completa de aspirador de pó vertical, aspiradores de pó e água, bem como outros modelos, como os convencionais, sem fio e robô.

Ainda, no site você encontra variadas soluções para manter a sua casa limpa. A empresa é Top of Mind em lavadoras de alta pressão e conta também com produtos de limpeza, vaporizadores, umidificadores, ventiladores, ferramentas e produtos para jardim.

❤️ Acompanhe a WAP nas redes sociais: InstagramFacebookTwitter e TikTok

💡 Fique por dentro de todas as novidades e dicas para sua casa

🛒 Acesse nossa loja online e confira a linha completa de soluções para limpeza e bem-estar

Dúvidas Frequentes sobre como limpar sofá a seco 

Como limpar sofá a seco com aspirador de pó?

O aspirador de pó é o principal item para uma lavagem a seco eficiente. É ele quem remove migalhas, poeira, pelos e outros elementos que não vemos, como ácaros e bactérias. Confira o passo a passo de como limpar sofá a seco no nosso post.

Qual o melhor aspirador de pó para limpar sofá a seco?

Na WAP você encontra os melhores aspiradores para limpar sofá a seco, como o High Speed, o GTW Bagless e o Acqua Mob 2 em 1. Confira os modelos em detalhes no nosso post.

Onde comprar aspirador de pó para limpar sofá a seco?

Na loja online da WAP você encontra o melhor aspirador para limpar sofá a seco. Isso porque a WAP possui uma diversificada linha de produtos, com diversos modelos para atender a sua necessidade do dia a dia. Confira os melhores modelos no nosso post.

Qual a melhor marca de aspirador de pó?

A WAP é a melhor marca de aspirador de pó, com uma variada linha de aspiradores com diferentes especificações técnicas para atender a sua necessidade. Confira os melhores modelos no nosso post.

Quanto custa o aspirador de pó para limpar sofá a seco?

Um aspirador de pó para limpar sofá a seco custa entre R$ 249,90 e R$ 419,90 na loja virtual da WAP. Veja todos os preços e modelos de aspiradores de pó para limpar sofá a seco nosso post.

Compartilhar
antes e depois

Cuidados com a Casa

Confira as matérias com dicas para você deixar a casa mais aconchegante e organizada. Você vai se surpreender como pequenas mudanças podem transformar os seus ambientes.

Mais lidas

Alimentação Saudável com Air Fryer! Conheça os benefícios
Alimentação Saudável com Air Fryer! Conheça os benefícios
Alimentação Saudável com Air Fryer! Conheça os benefícios
Refeições rápidas e preparo seguro: Panela de Pressão Elétrica
Refeições rápidas e preparo seguro: Panela de Pressão Elétrica
Refeições rápidas e preparo seguro: Panela de Pressão Elétrica
3 opções, uma solução! Conheça a Air Fryer Family da WAP.
3 opções, uma solução! Conheça a Air Fryer Family da WAP.
3 opções, uma solução! Conheça a Air Fryer Family da WAP.

Confira todos os produtos wap