Como limpar cortinas e persianas corretamente?

Como limpar cortinas e persianas corretamente?

Cuidados com a casa

As cortinas e persianas complementam com estilo e elegância a decoração das casas, salas de escritórios e espaços comerciais. Da mesma forma são responsáveis por controlar a luminosidade de qualquer ambiente, com isso é importante manter a limpeza dos itens.

Pensando nisso, esse artigo trará algumas dicas de como fazer a limpeza das cortinas e persianas, bem como alguns modelos disponíveis no mercado e, por fim, formas de manter a higienização dos itens por mais tempo. 

Entenda como fazer a limpeza de cortinas e persianas

Uma limpeza básica e frequente minimiza os impactos da sujeira para a saúde dos moradores. Assim, ao menos uma vez na semana é indicado utilizar o aspirador de pó, de preferência com o bocal de escova, nas cortinas.

Para as persianas, cada uma possui um manuseio específico para a sua limpeza, são práticas de instalar e muito indicadas às pessoas que sofrem com alergias respiratórias. Afinal, é possível limpá-las com a ajuda de uma empresa de higienização ou sozinho.

Inclusive, as persianas mais comuns nos mercados são: horizontal, vertical, madeira, alumínio e painel. Nesse sentido o que varia é o material de acordo com o modelo e estilo, podendo ser tecido, madeira ou pvc, que em geral acumulam menos pó que os tecidos.

Quando o material é um tecido misto ou totalmente sintético, é permitido ser lavado normalmente em máquina de lavar roupas (nos modos delicado e suave). Essa acaba sendo uma vantagem se comparado com os tecidos naturais. 

No entanto, se o tecido é natural, algodão puro ou seda, recomenda-se que a limpeza de escritório e dos itens em questão seja mais especializada e frequente. Para que não ocorra nenhum fator encolhimento ou desbotamento pela sua fragilidade. 

Nas cortinas de tecido leve não é recomendado o uso de panos úmidos, pois as chances de manchar o material são grandes. Igualmente com a utilização dos produtos químicos mais pesados que podem danificar e não compensar.

Conheça os principais tipos de persianas

Citamos alguns exemplos acima, entre a maioria das persianas sua limpeza pode ser mais densa e é preciso seguir as recomendações e orientações dos fabricantes. Sua manutenção pode ser frequente e cuidadosamente feita para não deformar.

Para as persianas horizontais (alumínio ou madeira), é importante tirar o pó com espanador ou aspirador. Em seguida utilizar uma esponja ou pano levemente umedecido com água, uma a uma e finalizar secando com um pano macio. 

Caso dê preferência as persianas de madeira por serem mais elegantes e feitas com um material mais nobre, podem garantir um pouco mais de sofisticação, com um ar mais rústico se comparado com as de alumínio ou PVC.

Com as persianas verticais instaladas, é necessário uma limpeza bem feita. Por certo essa limpeza irá exigir um pouco mais de trabalho, pois sua estrutura em maioria é robusta. Dessa forma a higienização é indicada a cada três meses em média, dependendo da sujidade.

Nesse caso é preciso retirar todas as lâminas dos trilhos e limpá-las individualmente. Também é recomendado deixar de molho com água e sabão neutro para a remoção de todos os resquícios de pó acumulados há bastante tempo. 

Ademais, um pouco de água com detergente passado delicadamente é o suficiente a cada seis meses, dependendo de cada situação. Caso haja mais necessidade, a contratação de uma agencia de limpeza é bem útil.

Veja os cuidados para manter a limpeza 

Com atenção para valorizar e manter mais conservados os tecidos das cortinas e material das persianas, é preciso evitar o uso exagerado de panos úmidos com cloro ou produtos químicos que mancham, por isso cuidado com: 

Mesmo em cortinas mais grossas, é possível acontecer de manchar e ter sua durabilidade comprometida. Para evitar que defeitos surjam, o mais recomendado é o uso de água e sabão e também atenção para o uso dos produtos para limpeza. 

Com as persianas romanas de tecido não é bom utilizar materiais que amassam, desbotam e encolhem e não podem ser higienizados com água, apenas aspirador de pó ou espanadores, dependendo da preferência. 

Pode parecer inofensivo, mas qualquer sabão colorido para esses casos de limpeza é um grande adversário. Assim como misturar os produtos que também são muito prejudiciais tanto para a saúde quanto para os objetos.

Até uma empresa de higienização de sofá evita a utilização de dois ou mais produtos químicos. No entanto sabemos que o acúmulo de sujeira com o passar do tempo nas persianas e cortinas acaba exigindo uma limpeza mais pesada.

Conclusão

Com essas dicas será muito difícil que as cortinas e persianas não fiquem bonitas e bem cuidadas, mantendo assim o ambiente mais aconchegante e receptivo. São cuidados básicos que podem ser feitos com muita fluidez e simplicidade. 

A WAP conta com os melhores produtos para oferecer uma limpeza fácil e prática. Confira nossa loja online e escolha o produto que irá trazer mais eficiência para seu dia a dia!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

❤️ Acompanhe a WAP nas redes sociais: InstagramFacebookTwitter e TikTok

💡 Fique por dentro de todas as novidades e dicas para sua casa

🛒 Acesse nossa loja online e confira a linha completa de soluções para limpeza e bem-estar

Compartilhar

Produtos Relacionados

Aspiradores

Aspiradores

COMPRAR AGORA
Soluções de limpeza

Soluções de limpeza

COMPRAR AGORA

Artigos Relacionados

Como limpar cortinas e persianas corretamente?
Como limpar cortinas e persianas corretamente?
Como eliminar os ácaros da sua casa
Como limpar cortinas e persianas corretamente?
Como limpar cortinas e persianas corretamente?
Dicas de como escolher tapete para a sala
Como limpar cortinas e persianas corretamente?
Como limpar cortinas e persianas corretamente?
Como manter meu piso limpo e bonito?
antes e depois

Cuidados com a Casa

Confira as matérias com dicas para você deixar a casa mais aconchegante e organizada. Você vai se surpreender como pequenas mudanças podem transformar os seus ambientes.

Mais lidas

Umidificador de Ar WAP AIR FLOW U2: Conforto e bem-estar
Umidificador de Ar WAP AIR FLOW U2: Conforto e bem-estar
Umidificador de Ar WAP AIR FLOW U2: Conforto e bem-estar
Como manter a casa sempre limpa com um Aspirador Robô
Como manter a casa sempre limpa com um Aspirador Robô
Como manter a casa sempre limpa com um Aspirador Robô
Concurso Receita de Família WAP
Concurso Receita de Família WAP
Concurso Receita de Família WAP

Confira todos os produtos wap