7 Dicas para facilitar a limpeza de sua empresa

7 Dicas para facilitar a limpeza de sua empresa

Ideal pra você
Compartilhar

Organização e boa higiene nos ambientes da empresa interferem muito na imagem que o público tem da companhia e no desempenho dos funcionários. Priorizar os investimentos para limpeza de sua empresa é uma forma de manter as questões de saúde, além de ter uma vantagem competitiva importante no mercado.

Deixar a empresa sempre limpa e organizada é um grande desafio, mas com um planejamento, investimentos em produtos e equipamentos adequados, bem como com a contratação de colaboradores preparados para o serviço, isso é possível.

O cuidado com a higiene envolve diversas áreas, indo desde o cuidado com a linha de produção até a limpeza de equipamentos e ambientes industriais em geral (bem como de escritórios, banheiros, refeitórios, entre outros ambientes).

Assim, definir e seguir algumas regras relacionadas aos serviços de limpeza empresarial é algo necessário para a manutenção do espaço laboral. Por isso, os gestores precisam atentar para a elaboração do planejamento da limpeza da empresa.

As decisões a respeito da higiene são muito importantes para uma boa administração de condomínios, garantindo uma melhor gestão do espaço e que os profissionais e clientes se sintam mais seguros, confortáveis e tenham sua saúde favorecida.

Nesse sentido, é importante que as empresas atendam algumas regras legislativas para que a rotina de higienização ocorra com eficiência, mantendo o ambiente mais agradável, gerando bem-estar e satisfação para as equipes de colaboradores e clientes.

Como funcionam as normas de serviços de limpeza empresarial?

Na prática, as normas consistem em determinações a respeito da higienização para as empresas.

Elas devem ser diferenciadas conforme o segmento de atuação no mercado e envolvem desde a manutenção do ar condicionado para um melhor fluxo de ar na empresa até as regras sobre o uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual) em atividades de risco.

Para criar uma rotina de higiene e organização, sistematizando os processos, a orientação geral é que as empresas criem um POP (Procedimento Operacional Padrão) de limpeza, um guia em que são detalhadas todas as responsabilidades, práticas e procedimentos no momento de definir os métodos que serão utilizados para manter as áreas limpas.

As normas de limpeza empresarial tem um papel muito importante, já que ajuda a manter o ambiente mais agradável para o público e a atender as regulamentações de segurança do trabalho.

Mais ainda, adotar boas práticas e rotinas de higiene e segurança evita colocar a saúde dos colaboradores em risco com possíveis acidentes, além de ajudar na otimização da realização das atividades.

O que a Anvisa determina sobre os serviços de limpeza empresarial?

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) não tem compêndio geral das normas sobre os serviços de limpeza empresarial. 

Isso ocorre porque cada área tem suas regras específicas, que devem ser seguidas pelos empresários e equipes visando a preservação da saúde dos colaboradores e clientes. Essa adequação também evita notificações e multas.

A agência tem a responsabilidade de fiscalizar, monitorar e regulamentar as condutas de higiene realizadas nas entidades e empresas em todo território nacional, tendo como objetivo proteger a saúde da população.

No site da ANVISA há muitas informações, manuais e cartilhas de boas práticas para diversos segmentos, orientando sobre algumas condutas mais adequadas conforme a legislação vigente.

Sendo assim, cada empresa é responsável pelas questões e regras de higiene que serão colocadas em prática diariamente. Isso vale desde escritórios de contabilidade, passando por agências de tecnologia, até construtoras especializadas em serviços de topografia.

Regras comuns de serviços de limpeza 

Algumas orientações podem (e devem) ser seguidas, independentemente da área, para executar diariamente os serviços de limpeza nas empresas com qualidade. São elas:

Além desses aspectos, fatores que demandam atenção são relacionados à vestimenta, cuidados e asseio dos próprios colaboradores.

Por exemplo, é preciso reservar um espaço adequado para que os funcionários possam se vestir (quando há necessidade de uniformes e EPIs), bem como um ambiente para que façam as refeições com tranquilidade;

Inclusive, no caso dos EPIs, é importante ressaltar que, para o setor de limpeza, o uniforme adequado envolve luvas de borracha, aventais e sapatos fechados. Em alguns casos, o uso de máscaras também é necessário. 

Outras dicas para a limpeza e conscientização de cuidados com o espaço são:

  1. Faça a separação de latas de resíduos conforme o tipo e retire lixos orgânicos com frequência;
  2. Incentive a higienização das mãos, principalmente em períodos de doenças contagiosas e epidemias;
  3. Eduque as equipes sobre a relevância do cuidado com a limpeza do espaço de trabalho;
  4. Conscientize os colaboradores para redobrar a atenção com a higiene dos espaços coletivos.

Essas regras podem ser colocadas em prática na sua empresa e compor um manual de boas práticas, ajudando a manter tudo sempre organizado.

Dicas para realizar uma limpeza eficiente

Após entender algumas regras, os gestores podem começar a organizar os recursos que a empresa possui para os protocolos de limpeza, assim como ocorre com o planejamento de marketing ou mesmo com uma assessoria contabilidade.

Um dos pontos mais destacados nas pesquisas de clima organizacional quando o tema é limpeza é o ambiente físico. Afinal, a forma como as pessoas lidam com o espaço pode influenciar na motivação e produtividade.

Deste modo, ao investir nos processos de limpeza a empresa se beneficia de profissionais mais seguros, sadios e engajados. Isso porque os ambientes ficam mais conservados, trazendo tranquilidade e melhorando o desempenho das atividades. 

No entanto, é fundamental priorizar a qualidade e excelência na execução da higiene. Algumas dicas simples e que podem ajudar com as questões de limpeza são:

  1. Defina um cronograma para a limpeza empresarial (e o siga)

O cronograma funciona como um roteiro com as atividades de limpeza que precisam ser executadas nos escritórios de arquitetura e em outros ambientes, conforme a necessidade e grau de higienização. 

A definição das atividades pode ser feita diariamente, semanalmente, quinzenalmente, etc, conforme as necessidades e tamanho da companhia.

Um detalhe importante é que não são todas as atividades que precisam ser feitas diariamente, por isso o cronograma detalhado é importante para facilitar a organização das equipes e espaços.

No cronograma é possível inserir horários, datas, o que será feito e limpo no horário estabelecido, quais os processos de manutenção, além dos procedimentos padrões, ou seja, como será feita a limpeza.

  1. Escolha bons materiais e produtos de limpeza

O uso de bons produtos e materiais fazem a diferença durante a higienização dos ambientes. Um bom trabalho não gera reclamações, por isso investir em itens que ajudam a ter uma boa performance na limpeza é importante para ter excelentes resultados.

Durante a escolha dos produtos e materiais, verificar a procedência é essencial para não escolher produtos que danifiquem pisos, móveis e superfícies.

A seleção de bons produtos e saber utilizá-los na forma correta é a maneira de ter não só uma limpeza de qualidade, mas também redução de custos com a limpeza corporativa.

Produtos de boa qualidade não necessariamente implicam em produtos mais caros disponíveis no mercado e sim nos mais adequados conforme as necessidades. Evite todo e qualquer tipo de desperdício, assim os produtos rendem mais.

Uma dica importante na limpeza é ter cuidado com os odores. Em um ambiente hospitalar, por exemplo, o ideal é utilizar desinfetantes hospitalares que tenham um odor mais neutro ou suave, evitando reações.

Produtos com odores mais fortes podem causar desconforto e podem ter um potencial irritativo e até provocar alergias.

Empresas especializadas em limpeza empresarial, por exemplo, podem manusear os produtos adequados para o trabalho e saberão como armazená-los corretamente.

  1. Frequência na limpeza

A limpeza é um procedimento que deve ser feito regularmente, algo essencial para manter o ambiente de uma sala sob medida ou mesmo o chão de fábrica em boas condições de operação.

Alguns espaços acumulam mais sujeira do que outros, detalhe que exige mais esforço dos trabalhadores para limpar o local e uma rotina mais frequente de limpeza.

Considerando este fato, é importante definir um cronograma mais específico e periódico, intercalando o processo entre limpeza leve e pesada.

  1. Atente-se a segurança na hora da limpeza

Antes de iniciar o procedimento de limpeza é importante verificar se há acúmulo de fios e cabos, objetivos cortantes ou pontiagudos, que podem causar acidentes. 

Deste modo, é fundamental estabelecer o uso de EPIs e EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva) específicos para cada área de trabalho de modo a garantir a segurança da equipe durante as atividades.

  1. Use equipamentos profissionais

Uma limpeza de qualidade exige o uso de equipamentos profissionais e adequados para o serviço. 

Sendo assim, escolher máquinas e acessórios corretos para a equipe realizar a higiene é fundamental.

Pesquisar informações sobre as melhores empresas de equipamentos para limpeza empresarial é o modo de ter acesso a bons itens e verificar orçamentos mais adequados às condições do negócio.

O processo de pesquisa de especialistas e maquinários deve ser feito com precisão e cautela, tendo o mesmo nível de importância que a escolha de um escritório de contabilidade em São Paulo para gerenciar as finanças da empresa e manter o desenvolvimento saudável.

  1. Evite processos de retrabalho

Para uma limpeza de sucesso e rápida, uma dica é realizar a higiene dos ambientes de uma vez só e com atenção e qualidade.

Antes de iniciar o processo, é necessário olhar o que o local precisa, ou seja, o tipo de limpeza que deve ser feita e ajustes do espaço. 

Isso evitará retrabalhos ou mesmo a necessidade de solicitar constantemente novos produtos ou materiais.

  1. Trabalho em equipe 

Dividir os colaboradores em equipes para fazer a limpeza pode tornar o processo mais dinâmico e acelerar a limpeza.

Para ter bons resultados, todos os envolvidos devem estar informados sobre as tarefas que precisam ser feitas. Por isso os cronogramas são importantes, pois ajudam a informar as pessoas sobre o trabalho, etapas e grupos que serão necessários em cada estágio.

Treinamentos simples e rápidos são outra decisão que pode ajudar a mostrar aos funcionários as funções que ele terá de executar na empresa e os protocolos de cuidado diário que todos os colaboradores deverão manter.

Portanto, os investimentos nos serviços de limpeza empresarial são muito importantes para manter os ambientes limpos, organizados e agradáveis. 

Isto, aliado de uma boa decoração apartamento poderá ser um diferencial que agregará ótimos ganhos no relacionamento com o colaborador e potenciais clientes que acessam os espaços da empresa, criando uma imagem de cuidado e zelo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

❤️ Acompanhe a WAP nas redes sociais: InstagramFacebookTwitter e TikTok

💡 Fique por dentro de todas as novidades e dicas para sua casa

🛒 Acesse nossa loja online e confira a linha completa de soluções para limpeza e bem-estar

Artigos Relacionados

7 Dicas para facilitar a limpeza de sua empresa
7 Dicas para facilitar a limpeza de sua empresa
Benefícios do uso de copo reutilizável na empresa
7 Dicas para facilitar a limpeza de sua empresa
7 Dicas para facilitar a limpeza de sua empresa
Como abrir um negócio? Saiba como se estabelecer no...
7 Dicas para facilitar a limpeza de sua empresa
7 Dicas para facilitar a limpeza de sua empresa
Como manter a limpeza e organização de seu escritório
antes e depois

Cuidados com a Casa

Confira as matérias com dicas para você deixar a casa mais aconchegante e organizada. Você vai se surpreender como pequenas mudanças podem transformar os seus ambientes.

Mais lidas

Almoço para o Dia das Mães na Air Fryer: 3 receitas deliciosas!
Almoço para o Dia das Mães na Air Fryer: 3 receitas deliciosas!
Almoço para o Dia das Mães na Air Fryer: 3 receitas deliciosas!
Como economizar energia: 5 dicas!
Como economizar energia: 5 dicas!
Como economizar energia: 5 dicas!
Guia completo do Aspirador de Pó WAP ECO RÁPIDO
Guia completo do Aspirador de Pó WAP ECO RÁPIDO
Guia completo do Aspirador de Pó WAP ECO RÁPIDO

Confira todos os produtos wap