7 dicas de como limpar a parede riscada pelas crianças

7 dicas de como limpar a parede riscada pelas crianças

Cuidados com a casa
Compartilhar

Encontrar dicas de como limpar a parede nunca é demais. Principalmente para quem tem filhos em casa e precisa se preocupar com lápis, giz e rabiscos de canetas.

Mesmo se você estiver usando tons escuros de tinta de parede, é aconselhável realizar algumas limpezas completas para preservar a parede e manter um bom ambiente, principalmente com pequenos que se divertem nessa estrutura, removendo os riscos.

A essa altura, você deve estar se perguntando qual a melhor técnica, ou se algum produto pode ser usado para tirar a sujeira das paredes.

Aprenda a fazer esta tarefa mantendo as paredes limpas e sem estragar a pintura lendo as dicas a seguir!

7 dicas para limpar paredes riscadas

Nesses casos, existem várias maneiras de limpar a parede. 

Contudo, isso depende muito do que foi usado para rabiscar a parede da casa, ou mesmo do escritório de consultoria empresarial – que pode receber os pequenos em determinadas datas, ou em casos de home office.

Isso porque os danos podem ser causados por diferentes itens, como:

Além disso, é importante saber que tipo de tinta você usou na parede em questão antes de iniciar qualquer limpeza.

Confira 7 dicas de como limpar paredes com segurança e rapidez agora.

1. Use tinta lavável

Primeiro, selecione uma tinta do tipo lavável para pintar a parede. Elas podem ser usadas em ambientes internos ou externos e geralmente possuem acabamento acetinado ou um leve brilho.

O principal ingrediente que ajuda a lavar as paredes é a resina, abundante em tintas laváveis, o que facilita o processo de limpeza posterior sem que a parede seja prejudicada.

Além disso, ao dar um leve brilho e suavizar o filme, a tinta evita que haja a aderência de sujeira e melhora o desempenho da empresa terceirizada de limpeza durante o processo de manutenção.

Há também substâncias que repelem líquidos à base de água, como suco, café e refrigerante, facilitando a remoção das manchas que ocorrem quando alguém derrama algo. 

2. Com tintas comuns, use álcool

Tintas não oleosas podem ser limpas com álcool, principalmente com marcas de caneta esferográfica, canetinha e giz de cera.

Nesse caso, esfregue um pano branco úmido na área. Não use esse produto em tintas laváveis, pois pode desbotar a pintura.

Se estiver insegura, faça um teste em uma parte menor da superfície antes de aplicar o produto em um local muito extenso, identificando se há algum prejuízo à estrutura.

3. Aplique bicarbonato de sódio em paredes brancas

Além do álcool, você pode usar uma esponja contendo água morna e bicarbonato de sódio na parede branca riscada com um lápis ou giz de cera.

Pegue uma esponja umedecida com água, coloque bicarbonato de sódio sobre ela, esfregue a parede e depois passe um pano limpo umedecido com água morna.

Você também pode diluir água, detergente neutro e bicarbonato e aplicar com um borrifador.  Dilua 1 litro de água, detergente neutro e 1 colher de bicarbonato de sódio.

Depois de diluir a mistura, coloque-a em um borrifador e aplique-a na mancha. Em seguida, passe o pano seco em movimentos circulares.

4. Superfícies foscas exigem detergente

Use um detergente suave ou cremoso em paredes e piso de concreto polido, especialmente em caso de rabiscos com marcadores, giz de cera, lápis e canetas.

Se a tinta de parede for à base de água, não use limpador multiuso. Use um detergente suave e uma esponja macia, pois a tinta pode descolorir.

Aplique um agente de limpeza ou multifuncional com uma esponja úmida, esfregue levemente a mancha e limpe com um pano limpo com água para remover qualquer resíduo. 

Aplique diretamente na sujeira, deixe por cerca de 2 minutos, depois limpe com um pano limpo e seco.

5. Secador de cabelo 

Manchas de lápis de cor clara também podem ser removidas com um secador de cabelo. 

Nessa opção, aponte o secador na mancha por alguns segundos para derreter a cera. Esfregue rapidamente a parede com um pano úmido antes que a cera seque novamente. 

Use o secador em baixas temperaturas e mantenha-o a pelo menos 3 centímetros de distância da parede para evitar danos à pintura da estrutura.

6. Pasta de dentes

A pasta de dente é outra ferramenta eficaz para remover marcas de giz de cera das paredes e até de porta de enrolar automática.

No entanto, é preciso atenção, pasta de dente tipo gel mancha ainda mais as paredes, então você deve usar pasta de dente sem gel.

Você também precisa do tipo mais barato de pincéis tradicionais disponíveis. 

Assim, para a limpeza, esfregue a mancha com água morna e pasta de dente por 10 minutos ou até notar a diferença.

7. Produtos cosméticos

Experimente álcool isopropílico, desinfetante para as mãos, spray de cabelo ou acetona.

Ao manusear esses produtos, proteja as mãos e use luvas para evitar que a tinta grude. Se as paredes estiverem muito sujas, abra as janelas da sala do espaço, seja de áreas comuns como a administração de condomínios ou mesmo dos quartos dos pequenos.

Também teste o limpador de parede. Para fazer isso, coloque uma pequena quantidade de produto em um local pequeno e discreto na parede.

Muitos desses produtos podem manchar as paredes e remover a tinta, então esfregue-os levemente para ver se eles reagem e evitar danos.

Se a parede for pintada com tinta látex, tenha muito cuidado ao usar um limpador químico.

Esse tipo de tinta começa a grudar e descascar nas paredes quando esfregada com produtos como álcool isopropílico e acetona. Além disso, as tintas de esmalte ou acrílicas existentes serão removidas.

Para a limpeza, despeje o detergente em um pano macio ou algodão. Na hora de escolher um tecido, escolha um que será descartado após o uso.

Pressione o pano ou algodão com um agente de limpeza na marca na parede. Se isso não funcionar, esfregue-o em movimentos circulares. Pode ser necessário limpá-lo várias vezes para remover toda a caneta à base de óleo.

Limpe a área com água e sabão para remover os resíduos dos produtos químicos usados para a limpeza das marcas de caneta das paredes da sede do escritório.

Dicas para evitar paredes rabiscadas

Não existem regras padrão para evitar que as crianças rabisquem na parede. Tudo se resume a ser criativo e usar o bom senso.

Concentrar-se em encontrar soluções, em vez de repreender as crianças por sua espontaneidade, as ajudará a entender melhor a situação e direcionar a criatividade para espaços específicos.

Dessa forma, evita-se tornar um “verdadeiro vilão” que poda a criatividade e só quer limitar os interesses das crianças pequenas.

Efeito de lousa

Os papéis de parede com efeito de lousa podem ser encontrados em vários tamanhos em lojas de material escolar e lojas online.

É uma superfície lisa que tem um efeito de quadro-negro totalmente funcional. O giz é ideal para esse tipo de papel.

O papel de parede pode ser aplicado em qualquer superfície plana. Portanto, é ideal para evitar que as crianças rabisquem as dependências dos espaços protegidos por galpões de lona que não forem destinados a esse fim.

Em termos de localização dentro da casa, idealmente deve ser colocado no quarto das crianças.

Mas, em vez de ser uma decoração separada para o quarto, deve ser colocado no local que mais desperte o interesse artístico da criança. 

Disponibilizar em áreas de lazer, como uma brinquedoteca ou quintal, também é uma opção interessante.

Tintas de limpeza fácil

Existem tintas de parede no mercado com revestimento antiaderente que permite remover vestígios de giz de cera, lápis ou manchas de poeira. Ou seja, não aderem a outros tipos de tinta.

Também existem lápis de cor especiais. Os vestígios podem ser facilmente removidos com um pano seco ou semi-umedecido.

Não é garantia de que as crianças não irão rabiscar as paredes, mas, pelo menos, facilita a limpeza depois.

Quadro-negro

Em geral, os quadros-negros são os melhores para esses casos. No entanto, se seu filho tiver alergias ou asma, evite itens como pó de giz, que pode exacerbar os sintomas.

Quando uma criança tem 3 ou 4 anos, ela pode entender ainda mais que o quadro-negro é um espaço livre para suas pinturas.

Nessa idade, as habilidades de comunicação ajudam você a entender e explicar que o quadro está adaptado ao que seu filho quer desenhar.

Não dê punições

Mesmo as crianças que já têm áreas fixas para rabiscar, como quadros-negros e papéis de parede, têm a incrível capacidade de transformar uma superfície lisa em sua própria tela. 

Uma boa maneira de evitar que as crianças rabisquem na parede quando quiserem sair da área permitida ou para evitar que acessem os espaços que estiverem em manutenção, como o banheiro para desentupimento 24 horas, é envolvê-las na limpeza.

Nesse sentido, é muito importante normalizar a responsabilidade e incluí-la em suas ações de forma natural, sem punição ou cobrança.

A ideia de ajudar as crianças a limpar rabiscos é uma atividade educativa e didática e não um castigo, porque as torna conscientes de suas ações.

Também permite que as crianças aprendam mais sobre a importância da responsabilidade.

Papel ou cartolina grande

Há cartolinas com efeito de quadro-negro que podem ser fixadas na parede por um longo tempo como uma lousa.

Se você quiser experimentar esta opção, pode usar esses papéis ou cartolinas grandes. 

Esses cartões são colados na parede com fita adesiva transparente para evitar que crianças tentem danificar outras superfícies, como em peças para máquina de lavar.

Nesse sentido, a cartolina ajuda a evitar que as crianças rabisquem as paredes sem banir a diversão artística delas.

É mais fácil do que parece, não é? Depois dessas dicas, limpar as paredes riscadas não vai mais ser uma dor de cabeça.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

❤️ Acompanhe a WAP nas redes sociais: InstagramFacebookTwitter e TikTok

💡 Fique por dentro de todas as novidades e dicas para sua casa

🛒 Acesse nossa loja online e confira a linha completa de soluções para limpeza e bem-estar

antes e depois

Cuidados com a Casa

Confira as matérias com dicas para você deixar a casa mais aconchegante e organizada. Você vai se surpreender como pequenas mudanças podem transformar os seus ambientes.

Mais lidas

5 lugares que passam despercebidos durante a limpeza da casa
5 lugares que passam despercebidos durante a limpeza da casa
5 lugares que passam despercebidos durante a limpeza da casa
Mangueira de alta pressão – O que é, Como escolher, Onde comprar
Mangueira de alta pressão – O que é, Como escolher, Onde comprar
Mangueira de alta pressão – O que é, Como escolher, Onde comprar
<strong>“A empresa Iluminada: Como a WAP se transformou em uma empresa de tecnologia”</strong> 
<strong>“A empresa Iluminada: Como a WAP se transformou em uma empresa de tecnologia”</strong> 
“A empresa Iluminada: Como a WAP se transformou em uma empresa de tecnologia” 

Confira todos os produtos wap