Como limpar a parede – Dicas para quem tem criança em casa

Como limpar a parede – Dicas para quem tem criança em casa

Cuidados com a casa
Compartilhar

Quem tem criança em casa sabe que é comum ter parede riscada, seja por acidente, seja para incentivar a criatividade nos pequenos. Por isso, saber como limpar a parede é fundamental para manter o ambiente higienizado e pronto para novas brincadeiras.

Entretanto, saber como tirar risco de lápis de cor da parede vai muito além de passar um pano umedecido em água. Às vezes, para higienizar parede riscada é preciso o uso de soluções de limpeza, como a WAP Remove Manchas ou a WAP Limpa e Extrai.

Mesmo se você estiver usando tons escuros de tinta de parede, é aconselhável realizar algumas limpezas completas para preservar a parede e manter um bom ambiente, principalmente com pequenos que se divertem nessa estrutura, removendo os riscos.

Confira a seguir dicas de como limpar a parede de diferentes ambientes. Confira também nosso artigo sobre como limpar sofá a seco.

Dicas de como limpar parede riscada

como limpar parede riscada de lapis
Usar soluções de limpeza como as da WAP é a melhor opção de como tirar risco de lápis da parede

Para saber como higienizar parede riscada, antes é preciso entender o tipo de tinta que está na superfície. Isso porque o risco pode ser feito com canete hidrográfica, lápis de cor, giz de cera ou canete esferográfica.

Contudo, isso depende muito do que foi usado para rabiscar a parede da casa ou ambientes corporativos, seguindo algumas dicas fica fácil limpar uma parede desenhada. Confira!

Use tinta lavável na parede

Para saber como limpar parede riscada de lapis, primeiro, selecione uma tinta do tipo lavável para pintar a parede. Elas podem ser usadas em ambientes internos ou externos e geralmente possuem acabamento acetinado ou um leve brilho.

O principal ingrediente que ajuda a lavar as paredes é a resina, abundante em tintas laváveis, o que facilita o processo de limpeza posterior sem que a parede seja prejudicada.

Com tintas comuns, use álcool

Tintas não oleosas podem ser limpas com álcool, principalmente com marcas de caneta esferográfica, canetinha e giz de cera.

Nesse caso, esfregue um pano branco úmido na área. Não use esse produto em tintas laváveis, pois pode desbotar a pintura.

Se estiver insegura, faça um teste em uma parte menor da superfície antes de aplicar o produto em um local muito extenso, identificando se há algum prejuízo à estrutura.

Aplique bicarbonato de sódio em paredes brancas

Além do álcool, você pode usar uma esponja contendo água morna e bicarbonato de sódio na parede branca riscada com um lápis ou giz de cera.

Pegue uma esponja umedecida com água, coloque bicarbonato de sódio sobre ela, esfregue a parede e depois passe um pano limpo umedecido com água morna.

Você também pode diluir água, detergente neutro e bicarbonato e aplicar com um borrifador.  Dilua 1 litro de água, detergente neutro e 1 colher de bicarbonato de sódio.

Após diluir a mistura, coloque-a em um borrifador e aplique-a na mancha. Em seguida, passe o pano seco em movimentos circulares.

Superfícies foscas exigem soluções de limpeza

Para saber como limpar parede suja de lapis em superfícies foscas, use soluções de limpeza como a WAP Limpa Pisos em paredes e pisos como porcelanatos, vinílicos, cerâmicos, madeiras ou demais superfícies laváveis.

Se a tinta de parede for à base de água, use a solução e uma esponja macia, pois a tinta pode descolorir.

Aplique um agente de limpeza ou multifuncional com uma esponja úmida, esfregue levemente a mancha e limpe com um pano limpo com água para remover qualquer resíduo.

Aplique diretamente na sujeira, deixe por cerca de 2 minutos, depois limpe com um pano limpo e seco.

Secador de cabelo

Manchas de lápis de cor clara também podem ser removidas com um secador de cabelo. Nessa opção, aponte o secador na mancha por alguns segundos para derreter a cera. Esfregue rapidamente a parede com um pano úmido antes que a cera seque novamente.

Use o secador em baixas temperaturas e mantenha-o a pelo menos 3 centímetros de distância da parede para evitar danos à pintura da estrutura.

Use mop de limpeza ou lavadora de alta pressão

Se você quer saber como limpar parede suja de lapis de forma rápida e prática, o indicado é usar um mop de limpeza ou até mesmo uma lavadora de alta pressão.

O mop de limpeza é um utensílio doméstico que permite fazer limpezas em diferentes superfícies e ambientes com muita praticidade e agilidade. Isso porque com sua base composta de microfibra é possível lavar, secar, passar pano, varrer, e muito mais.

Já a lavadora de alta pressão se destaca pelo potente jato de água que consegue remover diferentes tipos de sujeira, inclusive em parede riscada. Entretanto, ao utilizar esse tipo de aparelho, tenha cuidado para não danificar a pintura da parede.

Dicas para evitar paredes rabiscadas

como tirar risco de lápis de cor da parede
É possível incentivar que as crianças brinquem em paredes sem danificar a superfície

Não existem regras padrão para evitar que as crianças rabisquem na parede. Tudo se resume a ser criativo e usar o bom senso.

Concentrar-se em encontrar soluções, em vez de repreender as crianças por sua espontaneidade, as ajudará a entender melhor a situação e direcionar a criatividade para espaços específicos.

Dessa forma, evita-se tornar um “verdadeiro vilão” que poda a criatividade e só quer limitar os interesses das crianças pequenas.

Efeito de lousa

Os papéis de parede com efeito de lousa podem ser encontrados em vários tamanhos em lojas de material escolar e lojas online. É uma superfície lisa que tem um efeito de quadro-negro totalmente funcional. O giz é ideal para esse tipo de papel.

O papel de parede pode ser aplicado em qualquer superfície plana. Portanto, é ideal para evitar que as crianças rabisquem as dependências dos espaços protegidos por galpões de lona que não forem destinados a esse fim.

Em termos de localização dentro da casa, idealmente deve ser colocado no quarto das crianças. Mas, em vez de ser uma decoração separada para o quarto, deve ser colocado no local que mais desperte o interesse artístico da criança.

Disponibilizar em áreas de lazer, como uma brinquedoteca ou quintal, também é uma opção interessante.

Tintas de limpeza fácil

Existem tintas de parede no mercado com revestimento antiaderente que permite remover vestígios de giz de cera, lápis ou manchas de poeira. Ou seja, não aderem a outros tipos de tinta.

Também existem lápis de cor especiais. Os vestígios podem ser facilmente removidos com um pano seco ou semi-umedecido.

Não é garantia de que as crianças não irão rabiscar as paredes, mas, pelo menos, facilita a limpeza depois.

Quadro-negro

Em geral, os quadros-negros são os melhores para esses casos. No entanto, se seu filho tiver alergias ou asma, evite itens como pó de giz, que pode exacerbar os sintomas.

Quando uma criança tem 3 ou 4 anos, ela pode entender ainda mais que o quadro-negro é um espaço livre para suas pinturas.

Nessa idade, as habilidades de comunicação ajudam você a entender e explicar que o quadro está adaptado ao que seu filho quer desenhar.

Papel ou cartolina grande

Há cartolinas com efeito de quadro-negro que podem ser fixadas na parede por um longo tempo como uma lousa.

Se você quiser experimentar esta opção, pode usar esses papéis ou cartolinas grandes.

Esses cartões são colados na parede com fita adesiva transparente para evitar que crianças tentem danificar outras superfícies, como em peças para máquina de lavar.

Nesse sentido, a cartolina ajuda a evitar que as crianças rabisquem as paredes sem banir a diversão artística delas.

Melhores soluções de limpeza para parede riscada

A WAP conta com diferentes tipos de soluções de limpeza que podem ser usados para limpar parede riscada, ou limpar lápis de cor da parede. Eles podem ser utilizados em lavadoras de alta pressão, mops de limpeza ou aplicados diretamente na superfície com um pano, ou esponja, por exemplo.

Conheça mais sobre as soluções de limpeza WAP para higienizar parede riscada.

WAP Limpa Pisos

como limpar parede suja de lapis
A solução WAP Limpa Pisos é ideal para limpar parede desenhada

A solução WAP Limpa Pisos é ideal para higienizar porcelanatos, vinílicos, madeiras, cerâmicas e qualquer outra superfície lavável, como parede riscada.

Ela conta é composta por tensoativo não iônico, tensoativo aniônico, espessante, neutralizante, fragrância e conservantes. Além disso, conta com pH neutro que protege você, sua família, a superfície e o meio ambiente. Por isso, enquanto você cuida da limpeza, também está cuidando da natureza.

Para utilizar esta solução, basta misturá-la com água conforme o grau de sujidade da superfície a ser limpa:

WAP Limpa e Extrai

como limpar parede branca
O WAP Limpa e Extrai é indicado para limpar parede riscada

A solução de limpeza WAP Limpa e Extrai conta com fórmula concentrada de baixa espumação com fragrância de cereja e avelã, ideal e seguro para ser utilizada nas máquinas extratoras de sujeira.

Ela é composta por tensoativo não iônico, tensoativo aniônico, antiespumante, neutralizante, fragrância e conservantes, sendo indicado para limpezas de sofás, cadeiras, poltronas, estofados automotivos, colchões, tapetes e carpetes.

Além disso, conta com fórmula com pH neutro que protege você, a superfície, a extratora e o meio ambiente. Por isso, enquanto você cuida da limpeza, também está cuidando da natureza.

Para utilizar em extratoras, basta misturar a solução com água conforme o grau de sujidade da superfície a ser limpa:

WAP Remove Manchas

como limpar a parede branca
A solução de limpeza WAP Remove Manchas é ideal para uso em diferentes superfícies

Já a solução de limpeza WAP Remove Manchas é composta por tensoativo não iônico, solvente de origem vegetal e conservantes, com fragrância citrus de ação profunda e aroma agradável frescor de limpeza.

Ela pode ser utilizada em estofados, tapetes, carpetes e tecidos, podendo ser aplicada diretamente na superfície, sem a necessidade de diluir com água. Entretanto, também pode ser misturada com água para usar em extratoras de sujeira.

Ela conta com base vegetal 100% biodegradável que não deixa resíduos e em apenas 18 dias é totalmente absorvido pela natureza causando menos impacto ambiental.

Onde comprar produtos para limpar parede riscada

Na loja online da WAP é possível comprar as melhores soluções de limpeza para higienizar parede riscada.

Além disso, no site você encontra todos os modelos de lavadoras de alta pressão, aspirador de pó, máquinas extratoras de sujeira e soluções e produtos de limpeza que vão te auxiliar no dia a dia.

Você também pode conferir os demais produtos da WAP, como ventiladores, vaporizadores, umidificador de ar e outras ferramentas.

❤️ Acompanhe a WAP nas redes sociais: InstagramFacebookTwitter e TikTok

💡 Fique por dentro de todas as novidades e dicas para sua casa

🛒 Acesse nossa loja online e confira a linha completa de soluções para limpeza e bem-estar

Dúvidas frequentes sobre como limpar parede

Como limpar parede suja de lapis?

A melhor forma de limpar parede suja de lápis é usando soluções de limpeza, álcool, ou bicarbonato de sódio. Entretanto, tudo vai depender do tipo de tinta usada na parede. Leia mais em nosso artigo!

Como limpar parede branca?

Para limpar parede branca é preciso usar uma solução de limpeza que preserve a característica da superfície e não danifique a pintura, como a WAP Limpa Pisos, por exemplo. Leia mais em nosso artigo!

Como tirar risco de lápis de cor da parede?

A principal forma de tirar risco de lápis de cor da parede é utilizando soluções de limpeza como a WAP Limpa Pisos, que também pode ser usada em paredes, ou produtos como álcool e bicarbonato de sódio. Leia mais em nosso artigo!

Onde comprar soluções de limpeza para limpar parede riscada?

Na loja online da WAP é possível comprar diferentes tipos de solução de limpeza para higienizar parede riscada. Leia mais em nosso artigo!

antes e depois

Cuidados com a Casa

Confira as matérias com dicas para você deixar a casa mais aconchegante e organizada. Você vai se surpreender como pequenas mudanças podem transformar os seus ambientes.

Mais lidas

Umidificador de Ar WAP AIR FLOW U2: Conforto e bem-estar
Umidificador de Ar WAP AIR FLOW U2: Conforto e bem-estar
Umidificador de Ar WAP AIR FLOW U2: Conforto e bem-estar
Como manter a casa sempre limpa com um Aspirador Robô
Como manter a casa sempre limpa com um Aspirador Robô
Como manter a casa sempre limpa com um Aspirador Robô
Concurso Receita de Família WAP
Concurso Receita de Família WAP
Concurso Receita de Família WAP

Confira todos os produtos wap