5 equipamentos que facilitam a limpeza em ambientes industriais

5 equipamentos que facilitam a limpeza em ambientes industriais

Empreendedorismo

Há várias razões para os ambientes industriais serem mantidos sob extrema organização, higiene e manutenção rotineira dos responsáveis por cada setor fabril.

Os motivos principais vão desde a segurança dos trabalhadores, até a produtividade e o bem-estar deles que, naturalmente, produzem mais em ambientes agradáveis e organizados.

Pensando nisso nós listamos os principais dispositivos de limpeza que podem facilitar o dia a dia de qualquer ambiente industrial ou comercial em geral, como um fabricante de tanques industriais, tanto quanto um simples conjunto ou sala comercial.

Lavadoras de alta pressão

Também conhecidas como hidrolavadoras ou hidrolimpiadoras, essas máquinas são muito mais que uma simples mangueira de enxágue.

Elas bombeiam água sob forte pressão, graças a uma tubulação reforçada que gera o impacto necessário contra sujeiras mais densas.

A aplicação em um condomínio logístico, por exemplo, que produz sujidade pesada (embora não necessariamente química), é bastante indicada. E facilita muito a rotina higiênica.

Por operarem com pressões de 750 PSI a 30.000 PSI (unidade de medida por polegada quadrada), é preciso ter muito cuidado com esse equipamento, que é capaz de causar feridas e cortes graves na pele humana.

Varredeiras

As varredeiras manuais nada mais são que máquinas motorizadas que potencializam as vassouras básicas de uso doméstico.

Graças a uma largura de trabalho ampliada, e a um sistema motorizado, o aparelho é indicado tanto para áreas internas quanto para áreas externas.

Também assim, graças à sua robustez, as varredeiras garantem maior limpeza com menor tempo e esforço de trabalho, sobretudo nos seguintes ambientes:

Embora o dispositivo seja manual e não costume ultrapassar os 5 km/h, as escovas cilíndricas que garantem a varrição também podem causar incômodo na pele. Por isso, indica-se o uso de botas para quem operar a máquina.

Aspiradores de pó

Conhecidos da maioria de nós, os aspiradores de pó já podem ajudar e muito na rotina da limpeza doméstica, não é mesmo?

No caso industrial eles são ainda mais potentes e se tornam indispensáveis. Inclusive, esses equipamentos de cunho industrial costumam ter algumas funções como aspiração de água, o que torna o uso ainda mais indicado e facilitador.

A aplicação é aconselhável também para algumas empresas de usinagem em sp (ou de qualquer outra região), que costumam utilizar abundantemente a água como parte dos processos de usinagem e caldeiraria.

Outra maneira de prevenir um chão de fábrica escorregadio é a dos inovadores robôs aspiradores WAP que são programados para circularem sozinhos, graças a sensores e tecnologias de autonomia total de trabalho.

Extratoras

Esses equipamentos chegaram ao mercado nacional com a ideia de serem inovadores. 

Eles têm a potência de uma hidrolavadora, porém aqui a força não é aplicada na tecnologia de jato de água, mas na de sucção ou extração de sujidade.

As extratoras são mais ou menos como um aspirador super potente. Contudo, além da força redobrada há também funções a mais que tornam o dispositivo único.

Por exemplo, o equipamento pode borrifar um produto de limpeza e fazer a sucção da sujeira com total autonomia, transformando-se assim em uma central de higienização.

Graças a esse diferencial, a solução é indicada tanto para pisos e carpetes (sobretudo os comerciais, que costumam sujar mais rápido), quanto para superfícies mais desafiadoras, como sofás, colchões e estofados em geral.

Nos modelos de tipo profissional intensivo o equipamento chega a armazenar mais de 20 litros de líquido, sendo 5 litros de água limpa com os devidos produtos de limpeza.

O restante do dispositivo coleta o próprio líquido aplicado pela máquina, além dos demais resíduos sugados durante a limpeza, aumentando assim a autonomia do dispositivo.

Esfregão de tipo MOP

É comum ouvir dizer que os famosos MOPs deveriam sobrevir todas as vassouras, rodos e panos de chão, mesmo no uso doméstico, já que esse produto unifica as três funções.

No caso do uso profissional ainda há funções que permitem integração/automação com itens de limpeza, mais ou menos como visto no caso das extratoras.

Esses esfregões, no entanto, são indicados para usos mais pontuais. Como é sabido, mesmo uma fábrica de válvula de segurança, ou qualquer outra indústria pesada, precisa de arrumações e limpezas mais leves, que não interrompam o fluxo de trabalho.

Por isso mesmo, os MOPs são indicados para sujeiras superficiais que não chegaram a incrustar, desde poeira do dia a dia e fibras de tecido até vidro quebrado.

Também assim, eles podem ser aplicados em pisos frios, laminados ou mesmo de madeira, o que amplia o alcance dessa famosa solução.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhar
antes e depois

Cuidados com a Casa

Confira as matérias com dicas para você deixar a casa mais aconchegante e organizada. Você vai se surpreender como pequenas mudanças podem transformar os seus ambientes.

Mais lidas

Umidificador de Ar WAP AIR FLOW U2: Conforto e bem-estar
Umidificador de Ar WAP AIR FLOW U2: Conforto e bem-estar
Umidificador de Ar WAP AIR FLOW U2: Conforto e bem-estar
Como manter a casa sempre limpa com um Aspirador Robô
Como manter a casa sempre limpa com um Aspirador Robô
Como manter a casa sempre limpa com um Aspirador Robô
Concurso Receita de Família WAP
Concurso Receita de Família WAP
Concurso Receita de Família WAP

Confira todos os produtos wap