Manter a residência limpa e cheirosa pode dar muito trabalho. Mas com o auxílio de eletrodomésticos como o aspirador de pó, as tarefas podem ser realizadas de forma muito mais rápida e eficiente.
Aliás, esse é um dos aparelhos domésticos mais importantes para uma limpeza adequada. Contudo muitas pessoas não tomam os devidos cuidados quanto ao uso.
Até mesmo para guardar é preciso levar em consideração o modelo do equipamento e se o espaço está livre de umidade.
Por ser um aparelho doméstico muito útil e versátil, vale seguir as dicas para entender que não é apenas limpar o armazenamento onde a sujeira se acumula, ou a troca de filtro de maneira periódica.
Há muitas medidas que devem ser tomadas para garantir a manutenção do aspirador de pó por um longo tempo. Assim, garante mais leveza e agilidade na limpeza residencial.
Antes de conferir as dicas sobre como garantir ao máximo a vida útil de um eletrodoméstico tão predominante em residências e estabelecimentos comerciais como hotéis e pousadas, vale a pena conhecer a história do aspirador de pó.
Foi nos Estados Unidos, América do Norte, que em 1869 o inventor Ives McGaffey patenteou um equipamento que remonta aos primórdios do aspirador de pó. O funcionamento era precário, construído a partir de lona e madeira ao longo do corpo.
O sistema funcionava de maneira manual, como o acionamento de uma manivela, onde o pó era bombeado para o interior do aparelho.
O aparelho ficou conhecido, primeiramente, como Whirlwind, ou em português, redemoinho, por causa do movimento de ar.
No início do século XX, mais precisamente em 1901, Hubert Cecil Booth, um engenheiro inglês que acabou conhecendo a engenhoca, propôs mudanças que resultaram em um aparelho à vácuo que aspirava o pó de maneira direta.
Entretanto, não havia mobilidade fácil, pois era um equipamento que precisava de transporte via carroça e cavalos, sendo pesado. Dessa forma, Booth acabou criando uma empresa de limpezas domésticas.
Apenas em 1912, a partir da expansão da energia elétrica para as residências, Booth, em parceria com Axel Wenner-Gren, criaram um motor elétrico compacto, com 14 quilos.
Mesmo grande, o aspirador de pó denominado Lux 1 possuía um motor com turbina que permitia o fluxo do ar de maneira mais eficiente e com melhor mobilidade.
A partir de então, outros inventores passaram a copiar a tecnologia, desenvolvendo novos equipamentos, mais modernos e potentes. Dessa forma atendem desde a dona de casa até empresas que atuam na área de empresa de paineis solares rj e outros municípios e estados.
Com a tecnologia em diversos eletrodomésticos, o aspirador não poderia ser diferente. Através de conectividade com aplicativos e funcionalidades que trazem praticidade, os robôs aspiradores, por exemplo, são ideais para o dia a dia.
O funcionamento ocorre em pisos residenciais, e o equipamento possui autonomia para percorrer diferentes espaços de uma casa ou apartamento.
É um modelo moderno que contribui, e muito, com os trabalhos domésticos. Por esse motivo, caiu nas graças dos amantes de tecnologia.
Assim, os imóveis residenciais e até pequenos escritórios de empresas de flange 3 polegadas aço carbono que possuem conexão com internet, podem contar com aspiradores robôs que fazem a limpeza de forma automática, podendo programar horários de funcionamento e modos de limpeza.
O robô aspirador WCONNECT, novo lançamento WAP, possui conectividade com a internet que pode controlar o robô de qualquer lugar através de aplicativo ou de assistente virtual como Alexa ou Google Assistent.
Além disso, possui senrores infravermelhos que evitam choques e quedas, para não ocorrer nenhum tipo de acidente.
Desde a invenção até a modernização e conectividade desses equipamentos, independentemente do modelo, há muitos benefícios que podem ser destacados quando se utiliza um aspirador de pó:
Os aparelhos mais comuns possuem um tubo extensor e diversas peças que podem ser alternadas. Com isso, é possível aspirar pisos de madeira, porcelanatos e locais de difícil acesso.
Os móveis residenciais e os bancos de veículos podem ser facilmente limpos com o uso do bico canto, evitando ao máximo que a poeira acumulada seja espalhada e cause alergia nas pessoas.
Os espaços de difícil acesso, como a parte de cima de armários e guarda-roupas podem ser limpos com o uso de extensores que acompanham o equipamento. Caso não esteja presente, é possível adquiri-lo em assistências técnicas.
Como é um aparelho eletrodoméstico que pode falhar por diversas causas, é preciso tomar alguns cuidados para que o motor e toda a estrutura tenha uma vida útil extensa.
Todo equipamento doméstico vem acompanhado de um manual de instruções que deve ser lido para melhor uso no dia a dia.
Com os aspiradores de pó não é diferente. Se não, como descobrir se é possível remover a poeira que fica impregnada nos elevadores residenciais em BH instalado na garagem?
O manual de instruções possui, ainda, a garantia do equipamento, que pode variar entre as marcas, e até mesmo sobre as promoções que lojas e magazines costumam oferecer aos clientes.
A facilidade em se carregar o aspirador de pó permite que seja transportado dentro do porta-malas de um carro. Dependendo do tamanho, até mesmo em uma motocicleta.
Como qualquer outro equipamento, a exemplo do pirômetro digital, para transportar de maneira adequada, primeiro é importante conferir o manual de instruções. limpezaa
Sendo assim, é preciso identificar o que precisa ser feito para transportar o item para outros lugares, ou até mesmo dentro de casa e apartamento, com segurança e qualidade.
De modo geral, as peças devem ser ajustadas em uma mala apropriada, e com o saco de captação sem qualquer tipo de sujeira.
A WAP oferece diferentes bocais para o aspirador, de modo que que possam ter uso específico em cada situação.
Enquanto algumas marcas possuem apenas dois ou três modelos, a WAP oferece opções para diversas funcionalidades para, inclusive empresas de montagem de galpão pré moldado.
Tudo isso para oferecer as funcionalidades de cada bocal, ou então para garantir que os consumidores se mantenham fidelizados conforme as novidades são apresentadas para o mercado.
Assim como a residência ou o veículo em si precisa de limpeza, o aspirador de pó também precisa ser bem cuidado.
A superfície externa do produto deve ser limpa com um pano úmido, assim como o cano. O coletor de captação de poeira deve ser removido logo após o uso, para que o equipamento possa ser utilizado de maneira adequada em momento oportuno.
Há aspiradores profissionais com finalidades distintas, como aqueles que podem ser aplicados em tarefas que exigem calandra valor. Nesse caso específico, o ideal é contratar uma empresa especializada em encanamento.
Lembrando que todos esses cuidados devem ser realizados com o aparelho desligado e livre da tomada. Assim evita qualquer surpresa ou mesmo choque elétrico.
Os equipamentos eletrônicos possuem uma diferenciação quanto a voltagem. Para se ter uma ideia, há municípios em que a tomada é 110V, enquanto outros contam com saída 220V.
Muitos aparelhos são bivolts, entretanto, os aspiradores de pó também possuem potência medida em Watts. Isso pode variar de acordo com o tamanho do equipamento e da necessidade do usuário.
Para seguir as normas apresentadas por empresa de prevenção contra incêndio, é preciso verificar sempre qual a potência do equipamento e qual a voltagem das tomadas, para evitar qualquer problema mais sério.
Por fim, é preciso destacar a importância sobre o local em que o aspirador de pó deve ficar guardado, quando não está em uso.
Além de ficar longe de ambientes úmidos, como o banheiro ou a área de serviço com acúmulo de água, é preciso lembrar que é um equipamento eletrônico.
A luz do sol pode prejudicar a superfície do equipamento. Pois o revestimento é formado por peças de plástico que, caso tenha qualquer deformação, pode danificar peças internas.
Assim, o funcionamento pode ficar comprometido e a aspiração não ser a mais adequada para a limpeza.
Outra dica final é tomar cuidado com pesos sobre o equipamento eletrônico. Mesmo que muitos aspiradores de pó sejam robustos na composição, as estruturas podem se mostrar frágeis em caso de algum objeto pesado sobre determinadas peças.
Caso ocorra algum acidente em um mecanico em suzano, por exemplo, pode ser necessário levar o equipamento para um especialista, e retornar para a empresa como necessidade de melhoria e adaptação.
Os danos causados podem ir desde a quebra do tubo de sucção, até as áreas internas, que não ficam visíveis e podem influenciar na hora do trabalho doméstico de higienização de móveis e áreas que só são alcançadas com uso do aspirador de pó.
A WAP conta com uma linha completa em aspiradores de pó. São aspiradores robôs, aspiradores verticais, que aspiram pó e água, trazendo muita praticidade. Não deixe de conferir os modelos e novidades para sua casa!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.