
As lavadoras de alta pressão são soluções práticas e eficientes para a limpeza. As vantagens de investir em uma lavadora são muitas: o esforço físico para realizar a limpeza é muito menor, há menos gasto de água, economia de tempo, etc.
Como são muitos os modelos disponíveis no mercado, antes de optar por um, é importante levar em consideração o tipo de sujeira, o tamanho da área a ser lavada e a frequência de uso. Paralelamente, existem dois atributos técnicos principais que precisam ser avaliados: pressão e vazão.
As lavadoras de alta pressão WAP são classificadas de acordo com seu uso, sendo divididas em ocasional, semi-intensivo e intensivo. Embora pareçam semelhantes, cada WAP possui especificações técnicas próprias, como máquinas com maior ou menor potência, maior ou menor vazão, maior ou menor pressão, entre outros dados.
Para se chegar ao real valor de cada um desses itens, todos os produtos da WAP passam por uma rigorosa avaliação – feita por uma equipe especializada – que valida os dados técnicos das lavadoras.
No caso da pressão, a WAP divulga tanto a pressão máxima (de pico), que ocorre quando o gatilho é solto, como a pressão de trabalho, ou seja, a pressão com que a água sai da mangueira da lavadora e alcança o local que vai ser limpo.
A unidade utilizada para medir a pressão é PSI (Pounds Per Square Inch), que em português significa libras por polegada quadrada. PSI é o termo usado internacionalmente e libras é um termo nacional. Ambos têm o mesmo significado.
Por isso, ao comparar as lavadoras de alta pressão disponíveis no mercado, certifique-se da pressão de pico e de trabalho da máquina. Na hora de acabar com a sujeira, são esses números que determinam a eficiência de realização da limpeza.