Armário com mofo? Veja como se livrar desse problema

Armário com mofo? Veja como se livrar desse problema

Cuidados com a casa
Compartilhar

Armário com mofo é um tipo de problema que costuma acontecer com mais frequência em lugares úmidos e que ficam fechados por muito tempo, impedindo uma boa circulação do ar pelo local.

O mofo, na verdade, são fungos que se proliferam em lugares quentes, fechados e muito úmidos. O cheiro, por sua vez, é bem característico. As pessoas reconhecem esse problema quando sentem o “cheiro de lugar fechado”.

Portanto, ao ir em uma loja de móveis para jardim para escolher a melhor opção para a sua casa, considere a ideia de conhecer as práticas para prevenir a sua aquisição dos problemas causados pelo fungo.

Felizmente existem maneiras de como eliminar o cheiro de mofo, e além disso os recursos são fáceis, baratos e podem ser feitos com produtos que já temos em casa mesmo.

Como tirar o cheiro de mofo do guarda-roupa?

O guarda-roupa é um dos móveis que mais tende a sofrer com esse fungo devido ao fato de ser fechado e manter várias roupas. A impressão que temos é que o cheiro de mofo irá permanecer dentro do armário, impregnando todos os itens que estão lá.

Vale ressaltar também que a importância de eliminar o cheiro em guarda-roupas infantis é ainda maior, visto que as crianças sofrem mais que os adultos ao perceber o cheiro que o fungo transmite.

A primeira opção a ser considerada é utilizar o vinagre branco, mas antes de tudo você deve tirar todos os itens que estão dentro do móvel.

Trata-se de um trabalho semelhante ao processo adotado por uma empresa de terceirização de mão de obra limpeza, visto que o processo em si também passa por etapas.

Após fazer a retirada dos itens, deixe uma vasilha com vinagre branco descansando dentro do guarda-roupa por 24 horas. Já no dia seguinte e com um pano limpo, limpe todo o interior do móvel com o mesmo vinagre que foi utilizado.

Em seguida deixe as portas do guarda-roupa abertas até o cheiro do vinagre sair e o móvel estiver bem seco. Por fim, basta guardar todos os itens que estavam dentro do armário. 

Como tirar o cheiro do mofo na parede?

Antes mesmo de começar o processo de remoção do cheiro, é necessário ver como está a parede. Caso o problema causado pelo fungo seja muito grave, o ideal é que você procure um especialista.

Caso você mesmo decida resolver esse problema, é importante tomar algumas precauções, como abrir as janelas e portas do ambiente, promovendo uma ventilação maior.

Se o problema for maior do que você achava, considere a ideia de entrar em contato com uma empresa terceirizada de limpeza de escritório para que os profissionais te auxiliem nesse processo.

Se você estiver com um papel de parede, o primeiro passo a ser feito é retirá-lo, cuidar da parede e depois colocar um modelo novo por cima.

O processo em si deve ser iniciado com um copo de água sanitária que, misturado com dois copos de água, deve ser pulverizado no local abundantemente. Deixe agir a mistura por 20 minutos e aplique novamente a solução, deixando agir por mais 20 minutos.

Por fim, basta passar um pano limpo na parede. Esse mesmo processo pode ser adotado por negócios como um comercio de recicláveis ou estabelecimentos que possuem móveis propícios a serem afetados pelo fungo.

Como tirar o cheiro de mofo no quarto?

O quarto é, geralmente, o único lugar que podemos descansar e recarregar nossas energias. Contudo, chegar até esse espaço da casa e se deparar com cheiro de mofo acaba sendo bem desanimador.

No geral, a dica a ser utilizada nesse caso pode também ser usada em outros cômodos da casa, como:

Para começar você vai precisar de seis pedaços de 15 cm de tule, cravos-da-índia e bolinhas de madeira de cedro e, por fim, fita de cetim. Em seguida você precisa fazer três sachês de cravo-da-índia e três sachês com as bolinhas de cedro.

Use a fita de cetim para amarrar os sachês e, para finalizar, espalhe os sachês pelo quarto ou nas partes da casa citadas acima.

Como evitar mofo em casa?

Sabemos da importância de recuperar a parede, guarda-roupa e o quarto dos problemas causados pelo fungo. Contudo, mais importante ainda é se prevenir do mofo. Para isso você deve, sempre que possível, manter o local arejado.

Use giz e bolinhas de cedro nos cantos dos ambientes para que eles absorvam a umidade. Pelo menos uma vez ao mês, limpe os seus armários com vinagre branco. Por fim, não guarde roupas molhadas ou úmidas no guarda-roupa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 ❤️ Acompanhe a WAP nas redes sociais: InstagramFacebookTwitter e TikTok

💡 Fique por dentro de todas as novidades e dicas para sua casa

🛒 Acesse nossa loja online e confira a linha completa de soluções para limpeza e bem-estar

antes e depois

Cuidados com a Casa

Confira as matérias com dicas para você deixar a casa mais aconchegante e organizada. Você vai se surpreender como pequenas mudanças podem transformar os seus ambientes.

Mais lidas

Alimentação Saudável com Air Fryer! Conheça os benefícios
Alimentação Saudável com Air Fryer! Conheça os benefícios
Alimentação Saudável com Air Fryer! Conheça os benefícios
Refeições rápidas e preparo seguro: Panela de Pressão Elétrica
Refeições rápidas e preparo seguro: Panela de Pressão Elétrica
Refeições rápidas e preparo seguro: Panela de Pressão Elétrica
3 opções, uma solução! Conheça a Air Fryer Family da WAP.
3 opções, uma solução! Conheça a Air Fryer Family da WAP.
3 opções, uma solução! Conheça a Air Fryer Family da WAP.

Confira todos os produtos wap