Muitas pessoas têm o pensamento de que misturar produtos de limpeza pode aumentar a eficiência e tornar o local ainda mais limpo. Mas na realidade as coisas não funcionam bem assim!
Quando vamos ao mercado, nos deparamos com uma prateleira cheia de produtos em vários formatos, cores e funcionalidades. É provável, que você veja uma infinidade e não saiba o que cada um serve.
Seguindo a lógica que a maioria das pessoas tem, quanto mais produtos usarmos, mais a casa ficará limpa e cheirosa. É nesse tipo de pensamento que o perigo mora. Desse modo, leia esse texto e entenda os principais indicações para cada tipo de produto.
Quando misturamos vários produtos de limpeza, podemos gerar um novo composto químico muito perigoso, portanto procure evitar fazer misturas com produtos químicos para lavagem automotiva.
Contudo, visto que, ao serem misturados, o nível de periculosidade pode aumentar, oferecendo problemas para a saúde do responsável por essa mistura toda. De fato, é bom sempre estudar para não cometer erros assim.
Em casos mais extremos, algumas misturas podem fazer com que a pessoa tenha algumas queimaduras pelo corpo, e intoxicação respiratória. Dessa maneira, o ideal é que você leia o que os fornecedores de produtos químicos para limpeza colocam na descrição das respectivas mercadorias.
Essa mistura, que pode apresentar riscos, é chamada de “incompatibilidade entre produtos químicos”. Ou seja, é a condição em que determinados produtos, quando misturados a outros ou expostos a algum local, podem gerar algum tipo de risco.
Isso que nem mencionamos misturadas em quantidades ou de forma direta. O perigo é tanto que, só de usar um em seguida do outro, já é suficiente para desencadear algum problema.
O cenário pode ficar ainda mais preocupante quando o local é fechado e, ainda por cima, não é arejado. Por esse motivo, negócios que disponibilizam mão de obra terceirizada limpeza fazem um diagnóstico do local para saber as condições de segurança.
Além das substâncias perigosas, as misturas de produtos de limpeza podem causar anulação do seu efeito, por causa das substâncias químicas.
Para você entender melhor, basta pegar um produto ácido com um produto tradicional. Ao misturar, o produto ácido irá anular os efeitos do produto tradicional.
Mas afinal, quais são as misturas que devem ser evitadas? Listamos 4 misturas de produtos de limpeza que você deve, ao máximo, evitar de serem feitas.
Até então, você já percebeu que nenhuma mistura de produtos de limpeza consegue intensificar o brilho ou retirar a sujeira do local. Desse modo, procure evitar as seguintes misturas:
Entenda mais como esses produtos, que na maioria das vezes são utilizados para limpeza comercial, podem fazer mal a você na hora em que eles são misturados.
A mistura de hipoclorito de sódio e amoníacos formam as cloraminas que, quando inaladas, podem causar infecções. Portanto, se caso entrar em contato com o corpo humano, pode causar graves queimaduras.
Por sua vez, o vinagre possui uma grande quantidade de ácido acético. Quando é misturado com o hipoclorito de sódio, é produzido cloro gasoso, capaz de atacar o sistema respiratório de uma pessoa.
O álcool, com muitas pessoas já sabem, é muito inflamável, e ainda possui caráter ácido. Resumidamente, essa mistura também causa gás cloro, afetando a respiração e os batimentos cardíacos.
Os desentupidores por si só já são extremamente prejudiciais à saúde pelo simples fato de possuírem altos teores ácidos para liberar o caminho do ralo da pia. Entretanto a junção desses dois causam a liberação de gases tóxicos com cheiros fortes, podendo causar náuseas.
Uma mistura que você pode considerar fazer para melhorar o seu dia de faxina dentro de casa é o bicarbonato de sódio com o vinagre.
Enfim, quando os dois são misturados, mesmo que eles tenham várias funções, ambos ficam inativos. Embora, o vinagre é um composto ácido, já o bicarbonato é um composto básico, e dessa forma quando são misturados, ocorre uma anulação das suas ações.
Vale lembrar que o nosso consumo está em nossas mãos, ou seja, não deixe de ler o rótulo que está impresso nos produtos. O ideal é que você siga as instruções que estão impressas no rótulo para que todas as chances de ocorrer algum problema sejam anuladas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos
Acompanhe a WAP nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e TikTok
Fique por dentro de todas as novidades e dicas para sua casa
Acesse nossa loja online e confira a linha completa de soluções para limpeza e bem-estar