O conceito de lixo zero, também chamado de “zero waste”, refere-se ao máximo aproveitamento e encaminhamento de resíduos, sejam eles recicláveis ou orgânicos.
A intenção é reduzir, ou até mesmo eliminar, o encaminhamento desses materiais para aterros sanitários ou para a incineração.
De acordo com a ZWIA (Zero Waste International Alliance), o lixo zero é uma meta ética, econômica, eficiente e visionária, com o intuito de guiar as pessoas para que elas mudem seus modos de vida e incentivar os ciclos naturais sustentáveis.
Assim, pretende-se projetar todos os materiais para a recuperação, mesmo depois do consumo.
Diante disso, se você está interessado(a) em saber como aplicar o movimento do zero waste na sua rotina, está no lugar certo.
O artigo de hoje vai trazer algumas dicas sobre essa temática. Quer saber mais? Acompanhe!
Muitas vezes queremos comprar algo novo, ou porque nossos equipamentos antigos estão dando problema, ou apenas para ficar por dentro das tendências. Mas isso pode ir contra a ideia do zero waste.
Primeiro, porque contribuímos para que materiais antigos sejam descartados – e, em muitos casos, incorretamente.
Assim, ao invés da compra de um equipamento novo, opte por equipamentos mais resistentes e de qualidade, como uma boa lavadora de alta pressão ou um aspirador de pó mais resistente.
Ou então, tente fazer a manutenção dos seus itens. É uma maneira de economizar dinheiro, aumentar a vida útil dos produtos e, ademais, contribuir para o lixo zero.
Precisamos ter em mente que o encaminhamento correto de resíduos é uma das maneiras mais eficientes e eficazes de aplicar o conceito zero waste, pois evita que materiais recicláveis se misturem com orgânicos, além de permitir a coleta de resíduos perigosos.
Além disso, esse gerenciamento de resíduos ajuda a:
O encaminhamento de resíduos perigosos, quando feito de modo correto, pode atenuar os efeitos nocivos no meio ambiente e na saúde das pessoas. Portanto, é uma maneira de mitigar os riscos envolvidos.
Isso parece algo que não tem a ver com o lixo zero, no entanto, manter os cuidados básicos de saneamento é uma maneira de evitar a poluição e a contaminação do meio ambiente.
Dessa forma, sempre que possível, veja a necessidade de procurar por uma desentupidora de esgoto sp que pode auxiliar a verificar a presença de tubos entupidos ou falhas no sistema de tratamento.
O mesmo vale para caixas de gordura, redes hidráulicas, entre outros sistemas.
O desperdício de materiais é um dos principais problemas da sociedade atual, pois além de representar um grande impacto ambiental, gera gastos econômicos, que poderiam ser evitados com um pouco de planejamento e organização.
Por isso, pode ser interessante encontrar uma boa marcenaria sob medida sp e região para realizar o projeto de construção.
Com o auxílio de profissionais qualificados, é possível estabelecer a quantidade exata de material e, além do mais, ter um orçamento detalhado.
Além dos materiais, os alimentos desperdiçados também impactam negativamente no meio ambiente, podendo causar alguns problemas na natureza.
Em todo o mundo, o custo da comida jogada fora ultrapassa 750 bilhões de dólares.
Segundo a FAO (Agência das Nações Unidas para erradicação da fome), 54% do desperdício ocorre na fase de produção; o restante, no processamento distribuição e consumo.
Vale lembrar que, os alimentos de origem animal causam ainda mais impactos e prejuízos ambientais, pois a criação de carneiros e bois, por exemplo, requerem uma maior quantidade de insumos do que a produção vegetal.
Por esse motivo, uma dica é planejar as refeições com antecedência. Pode ser interessante utilizar etiquetas para alimentos congelados, para que você possa identificar os alimentos que irá utilizar em cada refeição, bem como separá-las para cada dia.
Além disso, você também pode adotar práticas para reduzir o desperdício, como inovar em receitas que aproveitem mais os alimentos e, se necessário, congelar comidas altamente perecíveis. É uma maneira de consumir os recursos conscientemente.
A organização é a melhor forma de contribuir para a natureza e o meio ambiente. Outra dica, é organizar a geladeira corretamente, para ficar mais fácil encontrar os alimentos e saber como consumi-los.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.