Após o mês do Setembro Amarelo, o Outubro Rosa é dedicado a campanha de prevenção ao câncer de mama. São diversas ações com o propósito de conscientizar sobre os cuidados com a saúde da mulher.
Conforme o Instituto Nacional de Câncer (INCA) , cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo. Ou seja, essa campanha é fundamental para relembrar dos cuidados e a importância da saúde e bem-estar.
Essa data foi criada no início da década de 1990.
O símbolo do outubro rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. Distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA). Desde então, promovida anualmente.
A intenção é divulgar informações sobre o câncer de mama. Além de fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.
Segundo o INCA, cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados. Ou seja, com a adoção de hábitos saudáveis como:
Essas são algumas medidas que podem contribuir para a prevenção do câncer de mama.
Desse modo, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.
O autoexame de mama ajuda no conhecimento do próprio corpo. Contudo, esse exame não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde treinado. Consulte um médico periodicamente!
O autocuidado vai muito além da estética. Faça dos hábitos de uma vida saudável parte da sua rotina diária.
Por isso, tenha mais qualidade de vida e cuide da sua saúde! Confira mais conteúdos sobre saúde e bem-estar em nosso blog 😊