O que fazer no Feriado de Independência do Brasil 

O que fazer no Feriado de Independência do Brasil 

Ideal pra você

Para muitas pessoas, feriado é sinônimo de dar aquela escapadinha da cidade para curtir os dias de folga na praia ou no campo. Porém, o 7 de setembro é uma data histórica para o país, pois marca o fim da colonização, quando Dom Pedro I deu o famoso grito “Independência ou morte!”. 

Mas hoje, vamos dar algumas dicas do que fazer nesse feriado da independência do Brasil, acompanha! 

No feriado da Independência do Brasil, visite a praia

A praia pode ser um dos melhores lugares para visitar no feriado da independência do Brasil, em algumas regiões do Brasil está friozinho, mas outras calor bom para praia, aproveite para escapar do frio. 

A praia pode ser uma das melhores opções para se aproveitar um feriado longo como o da independência.

Bora acampar neste feriado da Independência do Brasil? 

Que tal apreciar a natureza, acordar com pássaros cantando, tomar banho de rio? Pois bem, você pode fazer isso acampando. Contudo, existem lugares maravilhosos para fazer essa aventura é só dar uma pesquisada e viajar nesse passeio de feriado de independência do Brasil, garanto que não irá se arrepender. 

O acampamento pode ser uma ótima opção para relaxar e espairecer.

Você gosta mais de passeios históricos? Então que tal conhecer um museu que conta mais sobre a história do Brasil para aproveitar o feriado de independência do Brasil? 

Palácio de São Cristóvão, no Rio 

Seu passado histórico coincide com vários fatos marcantes dos rumos do Brasil. Hoje sede do Museu Nacional, no parque da Quinta da Boa Vista, o Palácio de São Cristóvão foi utilizado como residência da família real portuguesa a partir de 1808. Em 1822, era ali que Dom Pedro I residia quando, em 13 de agosto, saiu rumo a São Paulo, caminho que resultaria na proclamação da independência do Brasil. 

A partir da independência, o local passou a ser morada da então família imperial brasileira. Foi palco da primeira Assembleia Constituinte Republicana, que se iniciou em 1889, e destinado ao uso do museu em 1892. Embora uma instituição ligada à história natural e antropologia, o local de estilo neoclássico retoma os tempos da realeza e do império. Porém, o Museu Nacional sofreu um incêndio de grandes proporções em 2018, atingindo quase que integralmente seu acervo. Atualmente, passa por restauros e a entrada de visitantes está suspensa, com aberturas parciais esperadas para 2022. Dica: o Google Arts & Culture disponibiliza um passeio virtual e guiado pelo acervo do museu antes do incêndio de 2018. 

Pátio do Colégio, em São Paulo 

Além de ter sido o local onde a cidade de São Paulo nasceu, com uma missa em 25 de janeiro de 1554 que oficializou o advento do colégio jesuíta, o Pátio do Colégio, obra apostólica pertencente a Companhia de Jesus, também foi palco de um fato marcante na história do Brasil. 

Hoje no centro da metrópole e aberta à visitação, foi ali que, em setembro de 1822, Dom Pedro I ficou hospedado em sua passagem por São Paulo para declarar a independência do Brasil. No mesmo 7 de setembro, de acordo com documentos do próprio Pátio do Colégio, D. Pedro compôs o hino da Independência, embalado pelas ocorrências do dia, que seria cantado ao anoitecer por pessoas à sua volta. 

Museu do Ipiranga, em São Paulo 

Não tem como falarmos da Independência sem falar dele, o Museu Paulista da Universidade de São Paulo, popularmente conhecido como Museu do Ipiranga, é um dos mais importantes do país, sendo uma instituição cultural, científica e educacional que abriga mais de 450 mil itens – entre objetos, iconografia e documentos textuais. O museu foi aberto em 7 de setembro de 1895 como um monumento comemorativo da Independência, com um enorme acervo que existe desde o século XVII. 

O local possui um relevante papel na memória deste período, uma vez que acomoda objetos com altíssimo valor histórico que possuem alguma relação com o processo. Um deles é o quadro Independência ou Morte, de Pedro Américo, representação mais famosa da independência brasileira que coloca em evidência a figura de Dom Pedro I. 

O museu está fechado desde 2013 devido a obras de restauração e tem previsão de reabertura em setembro 2022, contudo, a tempo das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil. Em sua volta, o Parque da Independência conta com jardins e áreas abertas que abrigam ainda o Monumento à Independência. 

Monumento à Independência, em São Paulo 

O conjunto em escultura de granito e bronze foi inaugurado no bairro do Ipiranga na comemoração do centenário da Independência, em 7 de setembro de 1922. Foi feito pelas mãos do italiano Ettore Ximenes em frente a um dos trechos do riacho do Ipiranga, que, apesar de poluído atualmente, ainda possui relevante valor histórico-cultural. Ao redor do monumento da independência há a representação de episódios e personalidades vinculados ao processo de independência, a exemplo da Inconfidência Mineira e as figuras de José Bonifácio de Andrada e Silva e Hipólito da Costa. 

Contudo, é interessante ressaltar que dentro no interior do monumento há uma cripta imperial onde foram depositados os restos mortais de Dom Pedro I e de suas duas esposas, Maria Leopoldina e Amélia Beauharnais.  

Museu do Expedicionário, em Curitiba 

O Museu do Expedicionário tem um acervo que registra a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945), destacando a atuação de pracinhas paranaenses na vitoriosa campanha em solo europeu. São documentos, fotografias, filmes, mapas, ilustrações da época e materiais bélicos utilizados por ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Marinha de Guerra do Brasil.

Contudo, a praça onde está o museu também abriga monumentos importantes. Lá, estão expostos um carro de combate M3 Stuart e um avião de caça P-47D Thunderbolt. Um local lindo e cheio de história, portanto, consideramos que vale a visita. 

E para os caseiros, também temos boas dicas, pois ficar em casa também é uma ótima pedida para o feriadão: 

Você pode testar uma nova receita que salvou a tempos e não fez ainda, leia bons livros, assista aquela série que está na sua lista de espera. Contudo, além de aproveitar o feriadão, você pode usufruir das melhores promoções da WAP. A Semana + Brasil está cheia de promoções exclusivas com preços imperdíveis, você não pode perder! 

❤️ Acompanhe a WAP nas redes sociais: InstagramFacebookTwitter e TikTok

💡 Fique por dentro de todas as novidades e dicas para sua casa

🛒 Acesse nossa loja online e confira a linha completa de soluções para limpeza e bem-estar

Artigos Relacionados

O que fazer no Feriado de Independência do Brasil 
O que fazer no Feriado de Independência do Brasil 
Semana + Brasil 2022 – Quando é? Onde Aproveitar...
O que fazer no Feriado de Independência do Brasil 
O que fazer no Feriado de Independência do Brasil 
Dia do consumidor 2022 WAP! Frete grátis e descontos...
O que fazer no Feriado de Independência do Brasil 
O que fazer no Feriado de Independência do Brasil 
Como limpar a casa de praia?
antes e depois

Cuidados com a Casa

Confira as matérias com dicas para você deixar a casa mais aconchegante e organizada. Você vai se surpreender como pequenas mudanças podem transformar os seus ambientes.

Mais lidas

Como Limpar Climatizador: Passo a Passo Completo
Como Limpar Climatizador: Passo a Passo Completo
O que é Climatizador?
O que é Climatizador?
O que é Climatizador?
Black Friday na WAP
Black Friday na WAP
Black Friday na WAP
Novo de Novo: WAP lança o quadro de reformas transformadoras
Novo de Novo: WAP lança o quadro de reformas transformadoras
Novo de Novo: WAP lança o quadro de reformas transformadoras

Confira todos os produtos wap