Quais as diferenças entre limpeza e higienização?

Quais as diferenças entre limpeza e higienização?

Empreendedorismo

Com a pandemia da Covid-19, suas variantes e modificações, surgiram alguns questionamentos sobre como realizar limpeza e higienização adequadamente. Justamente porque a limpeza é uma das principais formas de conter a propagação do vírus.

Diante disso, surgiram diversos hábitos para manter a higiene, e para que através destes hábitos, se tenham costumes melhores para manter a limpeza e evitar a propagação do vírus.

A limpeza por si só não é suficiente para eliminar vírus e bactérias, pois durante o processo é realizada a remoção de sujeira e poeira, sem a utilização de produtos de limpeza pesados.

Já a higienização corresponde aos processos de limpeza que passam por desinfecção. Quando se trata de higienizar um local, é preciso utilizar produtos de limpeza que tenham a ação de desinfectar, como desinfetantes, álcool e água sanitária.

Neste caso, é possível utilizar cloro para limpeza para higienizar superfícies e revestimentos. Ao final da limpeza, é possível reduzir até 60% das bactérias no local.

Diferenças entre limpeza e higienização 

A principal diferença entre limpeza e higienização é que a limpeza é o ato de remover detritos e depósitos de uma superfície, enquanto a desinfecção envolve matar bactérias após a superfície ter sido limpa ou removida.

Embora sejam processos parecidos, muitas vezes podem ser confundidos. Porém existem diferenças distintas entre os dois processos.

Nesse sentido, ao comparar a limpeza com a desinfecção, você deve primeiro limpar, independentemente da superfície, e logo em seguida desinfetar, de acordo com a área que está sendo limpa.

O contato com alimentos e itens utilizados com frequência devem ser higienizados, enquanto áreas como pisos e janelas de corredores não requerem higienização regular, pois são consideradas superfícies de baixo risco.

Já os locais como clínicas e hospitais, precisam utilizar produtos quimicos para limpeza hospitalar, devido ao alto risco de contágio e propagação de bactérias que podem ocorrer. 

Manter essas áreas limpas nesses locais é essencial para garantir uma boa recuperação para os pacientes, e para que eles não espalhem possíveis vírus quando saírem do local.

Atualmente, quando o assunto é sobre limpeza, é preciso estar atento a dicas e realizar os processos adequadamente para evitar a propagação de vírus e bactérias.

Principalmente os locais como hospitais, lojas e supermercados. Ou seja, onde há uma grande circulação de pessoas e exigem uma atenção maior e com mais frequência quando o assunto é limpeza e higienização.

Importância da limpeza e higienização

O gerenciamento do sistema de limpeza e desinfecção inclui procedimentos para garantir a organização e limpeza eficiente, para que não sobrecarregue as pessoas da equipe

Por isso, é preciso haver planejamento e conhecimento sobre as tarefas, além de saber quais produtos de limpeza são os ideais para realizar cada tarefa. 

Para que isso ocorra, é preciso definir etapas, entre elas:

Tudo começa com a preparação de um calendário diário de limpeza. Ele deve ser feito para planejar e programar as tarefas diárias de limpeza e higienização de reservatórios e outros locais.

O planejamento também deve conter quais tarefas serão executadas e as instruções de como realizar cada uma delas. Afinal organizando da melhor possível uma rotina, facilita para que tudo fique limpo e organizado com praticidade.

Os horários e os dias de limpeza devem ser estabelecidos com base no número de pessoas que fazem parte de cada local. A fim de dividir cada tarefa de forma simples e organizada, com toda uma equipe de trabalho ou com as pessoas da sua família.

Dessa forma, facilitará o acesso a todo o processo de limpeza e higienização para que cada tarefa, tempo de conclusão e prazo de entrega possam ser monitorados e entregues de acordo com o planejado

Conclusão

Até mesmo a limpeza de fachada precisa ser realizada periodicamente, para garantir que a parte externa do local fique tão limpa quanto a parte interna. Para realizar esse processo, também é possível contratar uma empresa especializada.

Portanto, defina quais locais precisam de limpeza e quais precisam de higienização e crie o hábito de realizar os procedimentos de forma correta, para evitar a propagação de vírus e bactérias.

Assim, é possível criar uma disciplina de higiene com todos que fazem parte do ambiente, o que proporciona diversos benefícios para uma organização ou um lar.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

❤️ Acompanhe a WAP nas redes sociais: InstagramFacebookTwitter e TikTok.

💡 Fique por dentro de todas as novidades e dicas para sua casa.

🛒 Acesse nossa loja online e confira a linha completa de soluções para limpeza e bem-estar!

Artigos Relacionados

Quais as diferenças entre limpeza e higienização?
Quais as diferenças entre limpeza e higienização?
Como eliminar os ácaros da sua casa
Quais as diferenças entre limpeza e higienização?
Quais as diferenças entre limpeza e higienização?
Cuidados com a casa para pessoas alérgicas
Quais as diferenças entre limpeza e higienização?
Quais as diferenças entre limpeza e higienização?
Como Limpar e Higienizar Estofados com Extratora?
antes e depois

Cuidados com a Casa

Confira as matérias com dicas para você deixar a casa mais aconchegante e organizada. Você vai se surpreender como pequenas mudanças podem transformar os seus ambientes.

Mais lidas

Como Limpar Climatizador: Passo a Passo Completo
Como Limpar Climatizador: Passo a Passo Completo
O que é Climatizador?
O que é Climatizador?
O que é Climatizador?
Black Friday na WAP
Black Friday na WAP
Black Friday na WAP
Novo de Novo: WAP lança o quadro de reformas transformadoras
Novo de Novo: WAP lança o quadro de reformas transformadoras
Novo de Novo: WAP lança o quadro de reformas transformadoras

Confira todos os produtos wap