Para realizar uma limpeza profissional perfeita, completa e otimizada, é necessário que o serviço seja feito de maneira organizada, racionalizando custos e tempo, mas mantendo a eficácia. Além disso, é preciso pensar em alternativas ecologicamente corretas e sustentáveis, que contribuam para a preservação do meio ambiente, reduzindo a emissão de poluentes (atmosféricos e nas águas), e que não incomode as pessoas.
Os fatores que influenciam em uma limpeza profissional são inúmeros. Para exemplificar, imagine uma empresa de manutenção predial SP ou outra localidade, que realiza procedimentos de reforma, conserto e restauração de edifícios.
Mas, muito além disso, o empreendimento também precisaria executar a limpeza de ambientes, já que é necessário pensar em todas as especificações da área, para uma higienização completa e profissional. Resumindo, quando falamos de limpeza, abordamos um assunto que não se limita a necessidades domésticas mas que é necessária em todos os âmbitos.
Ao planejar um método de limpeza otimizado e profissional, deve-se ter conhecimento sobre os produtos, acessórios, equipamentos e técnicas que envolvem o serviço. Por esse motivo, o primeiro passo para uma higienização eficiente é conhecer o local a ser limpo e separar todos os itens indispensáveis para a remoção de resíduos.
No entanto, independentemente do local, é possível seguir alguns métodos, como o Círculo de Sinner, que ajuda na hora de realizar uma limpeza eficiente, com menor geração de resíduos, bem como de tempo e custos. O Círculo de Sinner define que uma completa higienização depende:
Assim, com o equilíbrio desses quatro fatores, é possível ter uma limpeza completa, em qualquer tipo de ambiente. No caso do Círculo de Sinner, a ação mecânica pode ser feita por máquinas ou manualmente, sendo a parte que retira as sujeiras maiores.
Existem muitos equipamentos especialmente desenvolvidos para aumentar a eficiência dos processos de limpeza, como é o caso da lavadora de alta pressão WAP. A máquina é recomendada para a remoção de sujeiras mais difíceis, como os resíduos de construção civil, em canteiro de obras, ambientes/áreas externas e até mesmo indústrias. O grande diferencial do equipamento é a praticidade de higienização, ao mesmo tempo em que economiza água.
Em geral, as lavadoras de alta pressão são compostas por motores de indução ou universais; a diferença está somente na velocidade de rotação. O motor universal é indicado para limpeza em domicílios e residências, pois tem menor peso. Já as lavadoras de indução são recomendadas para áreas amplas e limpezas extremamente pesadas.
Além das lavadoras, os aspiradores são equipamentos indispensáveis para os trabalhos de limpeza. Ele funciona por ação pneumática, sugando os principais resíduos sólidos e demais partículas de sujeira, para uma limpeza mais simples, ágil e rápida. Atualmente, existem diversos modelos de aspiradores de pó, tanto para uso doméstico quanto profissional.
Para as higienizações profundas, recomenda-se o uso da máquina extratora, que são utilizadas para a limpeza de estofados. Com ela, é possível tirar os resíduos que ficam nos tecidos da mobília estofada, sem comprometer o objeto. As extratoras são usadas na limpeza de carpetes, sofás e tapetes.
Finalmente, um equipamento que tem facilitado a vida de quem busca uma limpeza profissional é o mop. Esse recurso é semelhante a uma vassoura, com um cabo extenso e cerdas; no entanto, ao invés de varrer, o mop é usado para substituir o rodo e o pano, em um único item.
O procedimento de higienização vale também para criar ambientes mais sofisticados, já que a limpeza é uma das principais responsáveis pela manutenção de uma boa aparência.
Imagine um imóvel todo construído de maneira planejada, com uma mobília totalmente pensada e construída por uma fabrica de moveis planejados sp e demais lugares. O local é muito atrativo e requintado, contudo, toda a beleza pode ser comprometida, se o imóvel não for bem cuidado e limpo.
O acúmulo de sujeira e resíduos faz com que a estética não seja agradável, além de comprometer a qualidade do ar e a saúde das pessoas que frequentam o ambiente. Daí a importância de manter uma boa higienização, otimizada, profissional e completa.
Mas, todas as questões que envolvem a limpeza não devem ser pensadas somente em imóveis. A retirada de sujeiras, resíduos, manchas e a renovação de superfícies também vale para equipamentos, móveis, veículos e estruturas.
É o caso, por exemplo, de uma empresa de limpeza de aeronaves, responsável pela higienização dessas máquinas, especialmente, para linhas prestadoras de viagens e executivas. Com isso, tem-se maior comodidade nas aeronaves, além de um ambiente limpo, contribuindo para a saúde e qualidade de vida dos passageiros.
Por isso, é importante levar em consideração todas as singularidade de cada local a ser limpo, pois as especificações do ambiente interferem no método de limpeza e nos produtos utilizados. Voltando ao exemplo das aeronaves, a higienização dos veículos requer o uso de massa e ceras especiais de polimento, bem como componentes cremosos e xampus, que impedem o processo de oxidação e corrosão das estruturas.
Já no caso de uma caldeiraria industrial, é preciso utilizar máquinas de alto desempenho para a retirada de resíduos, ainda mais nos galpões de produção. As caldeirarias trabalham com a fabricação de peças, geralmente, em metal, por isso, é comum o acúmulo de materiais metálicos derretidos no chão, de difícil remoção. Assim como as aeronaves, as indústrias também demandam o uso de produtos especiais.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.