Aprenda a limpar ventilador e diga adeus às sujeiras do ar na sua casa
Você já parou para pensar em como manter os ventiladores limpos faz toda a diferença no desempenho do aparelho e na qualidade do ar? Com o tempo, a poeira e sujeira se acumulam nas pás e motor, comprometendo a eficiência e espalhando partículas de poeira pela casa.
Aprenda a limpar diversos tipos de ventilador com nossas dicas valiosas e viva com mais bem-estar!
Índice
Os motivos para limpar seu ventilador são bem simples: esse é o melhor jeito de mantê-lo funcionando por mais tempo, de um jeito mais eficiente, e ainda pode evitar problemas respiratórios ou de alergia que podem ser causados por causa da poeira ou partículas que ficam acumuladas nas pás.
Agora que você já sabe o quanto ter um ventilador limpo é uma boa escolha, deve estar se perguntando com que frequência realizar essa limpeza. É recomendado limpá-lo entre duas e quatro semanas de uso, podendo ser ainda mais frequente caso o ambiente tenha muita poeira ou pelos de animais de estimação.
Fique atento às pás e grade do ventilador: se notar uma camada de poeira visível, é hora de limpar!
Para começar a limpeza, verifique se tem todos os materiais necessários. Você pode utilizar um pano macio, detergente neutro ou spray de limpeza, um aspirador de pó com acessório de escova ou um pincel macio.
Lembre-se de tirar o ventilador da tomada para evitar acidentes!
Apesar de exigir um pouco de paciência, limpar um ventilador de mesa ou de parede é uma tarefa mais simples do que parece. Para te ajudar, preparamos um passo a passo:
1 – Desligue o ventilador, tire da tomada e desmonte.
2 – Separe os materiais necessários, listados acima.
3 – Limpe as pás do ventilador, com um aspirador de pó com escova ou pincel macio. Comece pela ponta das pás e vá em direção ao centro do aparelho.
4 – Limpe a grade do ventilador, tirando apenas o pó ou, se preferir, também com um pano úmido.
5 – Limpe o corpo e a base, passando um pano úmido para poeiras e manchas superficiais. Seque com outro pano limpo em seguida!
6 – Monte o ventilador novamente depois que todas as peças estiverem secas.
Mais uma vez, lembre-se de que você precisa desligar o ventilador para começar o processo de limpeza. Para desmontar, verifique se o seu modelo permite remover as pás com a ajuda de parafusos ou clipes na parte frontal ou traseira delas.
Se ele tiver uma grade protetora removível, pode desencaixar ou retirar os parafusos que a prendem para facilitar o processo de limpeza. Uma chave de fenda é a sua melhor amiga para essa tarefa!
Siga a ordem do passo a passo no tópico acima para facilitar a limpeza: primeiro as pás, depois a grade e enfim o corpo e a base do seu ventilador.
Para limpar um ventilador de teto, você pode seguir a mesma lógica, sem a parte de desmontá-lo. Use uma escada ou superfície segura para evitar acidentes e leve seu aspirador de pó das pontas das pás até o centro do ventilador.
Se desejar usar um pano umedecido com detergente ou outro produto da sua preferência, você pode optar por fazer isso com a ajuda de um espanador de cabo longo ou rodo.
Se você possui um ventilador de torre, siga a mesma etapa de utilizar um aspirador de pó, pincel e pano umedecido em toda a parte externa. Uma boa dica é usar um spray de ar comprimido nas ventoinhas e, depois de abrir o ventilador com um parafuso, repetir esse processo na parte interna.
Lembre-se de sempre fazer tudo com muito cuidado para não danificar nenhuma peça!
Você já ouviu falar no método de limpeza envolvendo uma sacola plástica e bicarbonato de sódio? Continue a leitura para aprender o passo a passo completo e testá-lo no seu ventilador hoje mesmo!
A mistura é bem simples! A solução de limpeza deve ser feita com bicarbonato de sódio e água morna, em uma proporção de 1:1 até formar uma pasta leve.
Se preferir, você também pode acrescentar mais água para ficar líquido e usar essa mistura em um borrifador.
1 – Desligue o ventilador da tomada.
2 – Retire as pás do ventilador.
3 – Coloque as pás dentro de uma sacola ou saco plástico, garantindo que estejam completamente cobertas.
4 – Aplique a pasta da solução em cada pá, distribuindo de maneira uniforme para cobrir toda a superfície. Deixe a sacola com as pás cobertas por cerca de 10 a 15 minutos, para o bicarbonato fazer efeito.
5 – Use um pano úmido para remover a pasta ou qualquer resíduo que possa ter ficado nas pás.
6 – Seque tudo com um pano seco, coloque-as de volta e ligue o ventilador novamente!
Embora o método seja prático para muitos tipos de sujeira em ventiladores, algumas experiências podem mostrar não ser totalmente eficaz: cada caso é um caso. Se as pás do seu ventilador estão com muita gordura ou substâncias pegajosas, você pode usar um pano com detergente neutro ou vinagre.
Experimente agora e mantenha a rotina de limpeza para evitar que os acúmulos de sujeira ou gordura sejam um problema no seu ventilador!
Limpar o ventilador regularmente não é uma tarefa muito complexa e pode trazer grandes benefícios na sua rotina. Com um pouco de dedicação e os passos certos, é possível manter o ventilador sempre funcionando como novo, proporcionando ar fresco e limpo para sua casa.
Não deixe que a poeira comprometa a eficiência do seu ventilador e a qualidade do ar que você respira. Com essas dicas práticas, você pode garantir um ambiente mais saudável e um ventilador sempre em ótimo estado de funcionamento!