Como criar um plano de marketing eficaz para o seu negócio de limpeza

Como criar um plano de marketing eficaz para o seu negócio de limpeza

Empreendedorismo

As empresas de higiene e limpeza são essenciais, seja no âmbito da terceirização de serviços para as empresas ou para atividades em ambientes residenciais. Para conseguir atrair mais clientes, é importante saber como criar um plano de marketing para o seu negócio de limpeza e de comunicação efetivo, considerando o público visado.

Além de se relacionar com a higienização e limpeza dos espaços, a importância das empresas de higiene diz respeito à garantia da saúde, bem-estar e preservação dos espaços e pessoas que os frequentam.

Por isso, esse é um mercado que está em constante expansão, devendo investir em setores tecnológicos para implementar nas rotinas e acompanhar as tendências. 

Foi necessário, inclusive, adaptar a forma de atuação em diversos locais por conta da pandemia causada pela Covid-19, implementando novos modelos de serviço, cuidados necessários e até materiais utilizados para limpeza e para a proteção dos profissionais.

Ou seja, assim como muitos outros segmentos, esse é um setor que precisa se adequar às novas necessidades de consumo, cuidado e relacionamento que surgem, principalmente em contextos em que a importância do setor é ampliada – como no caso da contenção do SARS-COV-2.

Com isso, o processo de limpeza se mostra fundamental e investir de forma adequada no setor também.

Além disso, passa a ser um serviço requisitado em diversos setores, atendendo desde casas a escritórios, ambiente hospitalar ou na gestão de condomínios

Diante da importância do segmento, neste artigo falaremos sobre como é possível criar um plano de marketing efetivo para a empresa de limpeza, de modo a implementar ações que ajudem a divulgar os serviços realizados.

Aspectos iniciais para sua empresa de limpeza e higienização

Existem alguns aspectos introdutórios que precisam ser levados em conta em qualquer empresa e que servem como um elemento de divulgação e abertura adequada do negócio.

O primeiro passo é buscar um escritório de contabilidade em SP para legalizar o seu negócio, assim como identificar seu plano tributário, fiscal e ter um bom controle financeiro, considerando aspectos referentes à folha de pagamento e fluxo de caixa, por exemplo.

Uma empresa que não tem respaldo contábil ou que não está em dia com a legislação pode repelir os clientes ou mesmo apresentar irregularidades, levando a dívidas e até à falência.

Por isso, não se esqueça de contratar bons profissionais para o controle tributário ou até buscar por serviços de contabilidade fiscal com empresas especializadas, de modo a contribuir para o equilíbrio financeiro da empresa e o crescimento sustentável.

A partir dessas orientações, vamos conferir algumas dicas de marketing que podem ser utilizadas no seu negócio de limpeza. 

6 dicas de marketing digital para seu negócio de limpeza

A partir do entendimento sobre alguns aspectos iniciais importantes para iniciar a atividade de sua empresa, é possível ressaltar algumas dicas de marketing digital que contribuem para a divulgação e fortalecimento da imagem da marca com foco em serviços de limpeza.

Como existem várias empresas que oferecem esse tipo serviço, é necessário pensar em quesitos que tragam um diferencial para a marca. Uma forma de fazer isso é identificando qual a proposta de valor e criando uma identidade única.

Assim, por meio da divulgação bem estruturada nessa identidade e missão, é possível estruturar uma comunicação diferente e que ressalte a empresa no mercado.

Nos próximos tópicos você conhecerá 6 dicas importantes para fazer com que sua empresa cresça a partir de estratégias de marketing.

1. Esteja nas redes sociais 

Estar presente nas redes sociais se tornou uma obrigação para as empresas que desejam estar próximas e otimizar as ações de contato com potenciais clientes. 

Isso porque, cada vez mais, ter um perfil ativo em rede é um elemento indispensável para quem deseja divulgar seu negócio, promover a visibilidade da marca e melhorar o relacionamento com o público-alvo. 

As redes sociais são importantes porque permitem a criação e a publicação de diversos formatos de conteúdos, segmentar campanhas e acompanhar os resultados de ações. 

Mais ainda, possibilitam fidelizar os usuários por meio de um planejamento de relacionamento e conteúdo estratégico, não sendo somente focado em promover a venda – mesmo que esse também seja um dos resultados.

Além disso, por meio das redes é possível promover ampla interação, obtendo relatórios sobre o funcionamento de cada campanha. 

Por ser um ambiente mais dinâmico, os diferenciais que sua empresa possui e a rotina de limpeza também podem ser publicados. 

Nesse sentido, um story sobre o projeto energia solar preço que foi inserido na sede da empresa de limpeza, dentre outras ações, pode ser compartilhado exibindo as melhorias do espaço e o impacto trazido. Além disso, outros processos podem ser objeto de arte para as redes sociais. 

2. Aposte na criação de site e conteúdo de qualidade 

Além de investir nas redes sociais, é muito importante que sua empresa também tenha um site que permita a publicação de conteúdo de qualidade, considerando a jornada de contratação do serviço.

Esse site pode servir tanto como uma ferramenta de publicação de blog posts, mas também como um elemento que pode ajudar no posicionamento em mecanismos de buscas e até para fechar negócios.

Para isso, é muito importante pensar na produção de conteúdo de valor para o blog e em uma estrutura atrativa para levar o usuário até a cotação.

Em relação aos conteúdos, essa é uma estratégia que consegue atrair mais potenciais clientes para o negócio, criando mais relevância e credibilidade para a marca ao mostrar conhecimento e especialidade no setor.

Por fim, a ação facilita as tratativas de conversão, afinal, o potencial cliente já sabe o que deseja e o que esperar dos serviços.

Para que a ação seja efetiva, a produção de conteúdo deve ser feita com base em técnicas de marketing de conteúdo.

Na prática, isso consiste em identificar quem é o público-alvo e seus interesses, abordando assuntos que são relevantes para a audiência, como dicas de limpeza, informações sobre os produtos usados e até parcerias e importância da avaliação patrimonial – principalmente em limpezas para venda e compra de imóveis.

Tudo isso pode ser alinhado com técnicas de SEO, que visam otimizar a busca de palavras-chaves para melhorar o ranqueamento. 

Quando se tem um site, a intenção é fazer com que ele apareça nas primeiras posições da página de resultados.

3. Capte leads e aposte em uma nutrição adequada

A captação de leads é a primeira fase de contato dos potenciais clientes com a marca e precisa ser feita de forma correta para que pessoas realmente interessadas (ou que necessitem dos serviços) sejam alcançadas e contatem a empresa.

Esse processo é favorecido pela criação de conteúdo mencionado anteriormente e, por isso, precisa levar em conta quem são os clientes em potencial do negócio, de modo a identificar a melhor forma de abordagem e direcionamento no funil de venda.

O objetivo nesse estágio é fazer com que a pessoa preencha uma landing page, demonstrando mais interesse em receber informações sobre o negócio. Aqui o usuário está sendo qualificado e está, de certo modo, considerando os serviços.

Nesse sentido, o cliente pode ter interesse em baixar um e-book sobre “como a administradora de condomínios residenciais pode se destacar ao contratar os serviços de limpeza e quais os benefícios dessa parceria” disponibilizado no site, cadastrando o e-mail em troca.

Dessa forma, com um email ou um contato do cliente, a empresa pode apostar na nutrição correta e em contatos mais efetivos.

Basicamente, a nutrição visa enviar conteúdos mais voltados ao interesse específico do usuário e novidades da prestadora de serviço, demonstrando  que a empresa é autoridade no assunto e que sabe como resolver a dor daquele cliente em potencial.

4. Não se esqueça das estratégias de SEO

Falamos muito sobre a produção de conteúdo e, nesse processo, as estratégias de SEO são indispensáveis. 

O SEO representa a otimização para os mecanismos de buscas na internet, sendo uma estratégia orgânica, ou seja, que não é paga. 

Utilizar uma boa estratégia de SEO contribui para que sua empresa tenha um bom ranqueamento durante as pesquisas do Google. 

Para criar estratégias mais efetivas, é importante conhecer as palavras-chaves relacionadas ao setor e que são usadas/despertam o interesse do seu público.

Nesse sentido, o cliente pode pesquisar sobre “mini camara fria para congelamento” de forma mais específica, ou, conforme o segmento abordado neste artigo, pode buscar por “limpeza de condomínio”. Assim, é fundamental que essa palavra também esteja presente no texto.

5. Invista em campanhas pagas

Outro ponto importante é o investimento em campanhas pagas, que podem se dar por meio de links patrocinados, seja nas redes sociais ou sites. 

Esse tipo de investimento pode ser aliado à prática orgânica das vendas. Contudo, os anúncios podem contribuir para dar mais visibilidade ao seu negócio de forma segmentada, além de estimular o consumo.

Antes de investir na criação de uma campanha, é importante que a empresa especifique quem é o público-alvo e defina os objetivos a serem alcançados, o orçamento e tempo de duração da campanha.

De modo a ter um melhor aproveitamento do orçamento e campanha, lembre-se que é fundamental ter um controle claro da contabilidade fiscal e dos valores que podem ser investidos para otimizar os ganhos sem prejudicar o orçamento do negócio.

6. Mensure os resultados do site e das redes sociais 

Por fim, ao investir em campanhas, sites e redes sociais, é muito importante mensurar os resultados para identificar quais estratégias são mais efetivas e como é possível melhorar as ações.

Na prática, a mensuração representa a análise e contabilização dos resultados. Com a medida é possível avaliar:

Ou seja, é possível analisar como está o desempenho da empresa nas redes, considerando o orçamento serviços contábeis investido nas ações de marketing e o retorno obtido com os serviços de limpeza realizados. Com isso, é possível fazer ajustes nas campanhas.

Dessa forma, sua empresa consegue ter uma estratégia assertiva e ajustada a partir da necessidade do público.

Com essas dicas, sua empresa de limpeza poderá montar um plano de marketing e de comunicação mais efetivo, com planejamento estratégico e levando em conta itens que são indispensáveis para o sucesso empresarial. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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